Quantos músculos se deve treinar por dia?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 7 votos

Os adeptos de treinos fullbody (corpo inteiro) dirão que treinar cada músculo três vezes por semana é o ideal, já os adeptos de técnicas mais conservadoras, dirão que três vezes é demais e que duas vezes é o ideal.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de 150 a 300 minutos de atividade física de moderada intensidade por semana para todos os adultos e uma média de 60 minutos de atividade aeróbica moderada por dia para crianças e adolescentes.

Procure respeitar em torno de 48 horas de descanso antes de treinar o mesmo grupo muscular novamente; Consuma quantidades adequada de calorias, carboidratos e proteínas - e no pós-treino, priorize os carboidratos.

De um modo geral, a proporção de 5×2 é a mais recomendada – 5 dias de treino e 2 de descanso por semana – mas isso varia caso a caso e só um profissional de educação pode definir o ideal para você.

O que treinar na academia de segunda a sexta?

  1. segunda-feira e quinta-feira: membros inferiores (para trabalhar: pernas e bumbum);
  2. terça-feira: exercícios de puxar (para trabalhar: dorsal, bíceps e abdômen);
  3. quarta-feira e sexta-feira: membros superiores (para trabalhar: ombro, peitoral e tríceps).

O treino dividido deve utilizar dois exercícios por grupo muscular (três apenas para alguns grupos musculares), duas a três séries pesadas por exercício, e a freqüência semanal de treino para cada grupo muscular deve ser de uma a duas sessões.

Por parte do corpo: Dividir os treinos para se concentrar em partes específicas do corpo durante cada sessão de treinamento. Estes podem ser combinados, como costas + bíceps, peito + tríceps, etc. As divisões de partes do corpo são tipicamente de cinco dias por semana, treinando um grupo por dia.

Geralmente, as melhores divisões de treino para iniciantes são a AB 2 vezes por semana e ABC sequencial (onde a pessoa vai seguindo a sequência e não com dias fixos). Elas permitem um trabalho generalizado e otimizam o desempenho. Para isso, é importante quantificar as cargas e o descanso de forma individualizada.

Treinar duas vezes por dia pode ser uma forma de driblar o tédio e de potencializar a sua dedicação aos exercícios. Afinal, em vez de dar o seu melhor durante uma hora inteira, você só precisa se preocupar com os próximos trinta minutos, que devem ser bem aproveitados.

OS 6 PASSOS DE COMO MONTAR UM TREINO DE MUSCULAÇÃO DE RESULTADOS

  1. 1 – Avaliação Física e Anamnese. ...
  2. 2 – Identifique o perfil e defina o tipo de treino. ...
  3. 3 – Análise do Nível de Treinamento. ...
  4. 4 – Frequência de treinos. ...
  5. 5 – Montagem do treino. ...
  6. 6 – Ajude na Execução.

Um estudo recente sugere que realizar 5 séries por semana, para cada grupo muscular, é o suficiente para hipertrofia e força, com ganhos ótimos.

Usar os mesmos músculos todos os dias prolonga o processo de recuperação. Por isso, embora você trabalhe mais o bíceps e costas em comparação com os membros inferiores, os grupos musculares que suportam o peso do corpo levarão mais tempo para se recuperar.

O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.

A resposta é que treinar pernas e glúteos todos os dias não é o ideal. Geralmente, após um treino de força, a recomendação é dar ao menos um dia de descanso total para o grupo muscular antes de voltar a trabalhá-lo.

Dor muscular faz parte do processo de hipertrofia
Durante o repouso, o músculo começa a se regenerar, formando fibras cada vez mais fortes, como forma de preparação para novos desgastes. É a partir daí que os músculos começam a crescer.

Sim! Mas, para quem vai dedicar três dias da semana para treinar, é recomendado intercalar os dias, aproveitando a pausa do dia seguinte para que haja uma boa recuperação.

Pesquisadores da University of Texas Southwestern descobriram que o treino na sexta-feira garante benefícios durante os dois próximos dias. Segundo o Daily Mail Online, depois de fazer testes em camundongos, os estudiosos concluíram que o metabolismo foi impulsionado por 48 horas após os exercícios praticados.

Quais são os grupos musculares mais usados para treino? Basicamente, os três grupos musculares mais usados para os treinos são divididos em A: tórax, ombro e tríceps; B: costas, abdômen e bíceps; e, por último, C: parte inferior, pernas e glúteo.

Treino A - pernas e quadril (segunda e quinta-feira); Treino B - costas e bíceps; exercícios de puxar (terça e sexta-feira); Treino C - peito, tríceps e deltoide medial (porção média do ombro); exercícios de empurrar (quarta-feira e sábado).

O Ideal é entre 24 e 48 horas, para que haja um crescimento muscular adequado.

De acordo com Gustavo, é mais indicado fazer a seguinte combinação de grupos musculares: em um mesmo dia treinar peito e tríceps; no outro, costas e bíceps.