Quantos municípios fazem parte da região metropolitana?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 19 votos

A Região Metropolitana do Contestado é a que tem mais municípios (45), seguida de São Paulo, Vale do Paraíba/Litoral Norte, ambas no estado de São Paulo e com 39 municípios cada.
...
Por número de municípios.

Posição2
municípios39
Região metropolitanaRM São Paulo
EstadoSão Paulo
Cidade-sedeSão Paulo

As cinco maiores metrópoles brasileiras, levando em consideração a hierarquia urbana das cidades brasileiras estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE), são:

  • São Paulo;
  • Rio de Janeiro;
  • Brasília;
  • Recife;
  • Belo Horizonte.

Foram criadas por essa lei 9 Regiões Metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, Fortaleza, Curitiba e Belém. Atualmente, o IBGE reconhece 12 Regiões Metropolitanas no país.

Assim, uma região metropolitana costuma ter um município-sede e as demais localidades sendo suas cidades-satélites ou área metropolitana. Por exemplo, quando nos referimos ao município de São Paulo, estamos falando de uma metrópole que centraliza em torno de si uma região metropolitana.

Para que determinada área seja declarada região metropolitana é preciso o cumprimento de algumas especificações, como o número de habitantes da cidade central (megalópole), que deve ser igual ou superior aos 800 mil.

O Brasil possui em seu território 35 regiões metropolitanas. Quando o intenso processo de urbanização promove a unificação da malha urbana de duas ou mais cidades, tem-se a conurbação.

As regiões metropolitanas de Porto Velho, Central de Roraima e Norte-Nordeste Catarinense são as que contém menos municípios (dois).

Municípios de abrangência: Duque de Caxias*, Magé, Queimados e São João de Meriti. Endereço: Rua Professor Jose de Souza Herdy, 389/ Salas: 319/ 320 – 25 de agosto – Duque de Caxias. Municípios de abrangência: Belford Roxo, Itaguaí, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu* e Seropédica.

Atualmente, o Estado do Rio de Janeiro é subdividido em 92 municípios e oito regiões de Governo, sendo estas últimas a Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ), a Região Noroeste, a Região Norte, a Região das Baixadas Litorâneas, a Região Serrana, a Região Centro-Sul, a Região do Médio Paraíba e a Região da Costa ...

extensão de território de características urbanas e elevada densidade populacional desenvolvido em torno de uma metrópole, constituído por essa grande cidade e pelos núcleos populacionais que lhe estão fronteiriços e próximos, formando uma unidade funcional em diversos aspetos (redes de abastecimento, transportes, etc. ...

A região que recebe influência direta de sua metrópole é denominada região metropolitana, e é formada pelas cidades que estão no entorno da metrópole.

É composta pelos municípios de Cajamar, Caieiras, Itapevi, Jandira, Carapicuíba, Osasco, Barueri, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Francisco Morato e Franco da Rocha, ocupando uma superfície de 968 km².

Tóquio

Tóquio está em primeiro lugar na lista como a cidade mais populosa e também a maior do mundo. São mais de 37 milhões de habitantes. Delhi, na Índia, e Xangai, na China, estão na segunda e terceira posições.

Tóquio

Tóquio manteve o status de maior cidade do mundo, com 37 milhões de habitantes, enquanto Delhi e Xangai seguiram em segunda e terceira posições.

Existem atualmente 12 centros urbanos classificados entre as metrópoles brasileiras. As metrópoles são centros urbanos de grande porte e caracterizam-se pelo poder de atração e influência que exercem sobre um grande número de cidades em seu entorno.

Na ótica por região metropolitana, a de São Paulo também continua sendo a mais populosa do País, com 21,9 milhões de habitantes, seguida pelas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro (13,1 milhões) e Belo Horizonte (6 milhões), além da Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) do Distrito Federal e Entorno (4,7 ...

A Região Metropolitana de São Paulo é formada por 39 municípios, divididos em 5 sub-regiões: Norte: Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã. Leste: Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.

Região metropolitana é uma região com grande concentração de pessoas, uma grande área central, marcada pela conurbação e grande fluxo tanto de capital quanto de indivíduos. Exemplos de regiões metropolitanas:São Paulo e Belo Horizonte.

Região metropolitana é um recorte político-espacial complexo que envolve uma cidade central (metrópole) e polariza e dinamiza as demais cidades ao redor, influenciando-as econômica, social e politicamente.

No segundo semestre do ano passado, foram criadas três novas regiões metropolitanas no país: a de Ribeirão Preto (SP), a de Sobral (CE) e a rondoniense, em torno da capital, Porto Velho.

A conurbação é o fenômeno que resulta na junção de duas ou mais cidades, a ponto de ultrapassar os limites territoriais uma das outras. Devido ao crescimento acelerado das áreas urbanizadas, algumas fronteiras municipais praticamente desaparecem, formando as chamadas regiões metropolitanas (RMs).