Quantos movimentos O rei tem que fazer para dar empate?

Perguntado por: odorneles . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Segundo regulamentação da Federação Internacional de Xadrez — FIDE, um jogador pode reclamar o empate quando, por cinquenta rodadas consecutivas, nenhuma peça do jogo for capturada ou nenhum peão for movimentado.

Sob a regra dos 50 lances no xadrez, um jogador pode pedir um empate se nenhuma peça foi capturada e se nenhum peão foi movimentado nos últimos 50 movimentos consecutivos (50 movimentos de cada lado).

O Rei pode se mover em todas as direções somente uma casa de cada vez, desde que o movimento não seja para uma casa ameaçada por uma peça adversária. O rei também pode capturar qualquer peça adversária, desde que a mesma não tenha outra peça defendendo-a. Um Rei nunca poderá dar xeque a outro Rei.

Nas regras do xadrez moderno, um enxadrista não perde automaticamente quando fica com o Rei solitário e pode continuar jogando. Entretanto, um Rei solitário não pode dar xeque e muito menos xeque-mate, limitando-se portanto a buscar uma situação de empate.

Quando restam apenas dois reis no jogo, o jogo acaba em um empate, uma vez que será impossível chegar a uma conclusão nesse jogo sem que um adversário se renda.

Se tiver empate, é prorrogação. Diz o artigo 1º: “Nas fases eliminatórias, se uma partida estiver empatada no final do tempo normal de jogo, tempo extra deve ser jogado.

A vitória no xadrez é determinada quando um jogador realiza um movimento de ataque ao rei adversário, deixando-o sem opção de movimento para a defesa ou de fuga para o rei. Quando isso ocorre o jogador que realizou o ataque ao rei decreta o "xeque-mate" e sela a sua vitória.

Quando ambos os jogadores não têm peças suficientes para executar um xeque-mate, o jogo é automaticamente declarado como empate.

O jogo termina em vitória de um dos jogadores se: um dos jogadores conseguir colocar o rei adversário em xeque-mate. Caso um jogador desista, então o outro jogador é considerado vitorioso.

Rei afogado: nessa situação o Rei encontra-se encurralado em uma posição da qual não consegue sair, pois nenhum lance é legal. É semelhante ao xeque-mate, exceto pelo Rei não estar em xeque.

Empate, no conceito desportivo, é quando alguma equipe permanece igual com outra equipe nos quesitos que determinam a vitória.

Empates acontecem em menos de 25% das partidas
E a base disso está nas estatísticas. Um pouco menos de 25% das partidas em todo o mundo terminam com resultado de igualdade. Se pegarmos os números dos campeonatos mais importantes, a média de jogos que chegam ao seu final sem vencedor fica em torno de 22 e 23%.

No enxadrismo, o empate, também indicado pelo termo tablas (de origem espanhola), é a situação na qual a partida de xadrez termina sem que nenhum dos enxadristas alcance a vitória, podendo ocorrer de seis formas diferentes, a saber: Insuficiência de material. Xeque perpétuo. Empate por afogamento.

O jogo de xadrez é um jogo a dois, exige um “outro”. “Eu” sou o meu rei e as peças auxiliares. O “outro” é o rei adversário com suas peças auxiliares. As peças auxiliares, tanto as minhas como as adversárias, não têm valor intrínseco, servem somente para defender o rei próprio e matar o rei adversário.

A mais poderosa é a Rainha devido ao seu grande poder de ataque. Apesar de o Peão parecer fraco com um valor de apenas 1, ter uma vantagem de 1 ponto em uma partida pode ser o caminho para a vitória.

Existem casos em que o peão pode valer mais que um bispo ou até uma dama, mas na maior parte dos casos esses valores prevalecem. São as peças mais fracas do tabuleiro, mas de grande importância, pois geralmente funcionam como um escudo para as outras peças.

A Dama ou Rainha é uma peça maior do jogo de xadrez, representada nos países lusófonos pela letra D nas notações algébricas. É a peça de maior valor relativo do jogo, usualmente valorada entre nove e dez pontos. Assim como a Torre, é capaz de, com o auxílio do seu Rei, vencer uma partida contra um Rei solitário.

O rei não pode ser capturado, só posto em xeque. Se um jogador é incapaz de livrar o rei do xeque, o resultado é o xeque-mate, com a perda do jogo. Jogos de xadrez não tem que terminar em xeque-mate — cada jogador pode abandonar se a situação parecer sem saída. Jogos também podem terminar em empate.

No roque menor, ou roque pequeno, o rei é movimentado duas casas em direção à torre de sua ala. Com as peças brancas, o rei é movido para a casa g1, e a torre vai para f1.

Rei: move-se para todas as direções pela vertical, horizontal ou diagonal, mas apenas uma casa por lance. Dama ou Rainha: é a peça mais poderosa do jogo, uma vez que seu movimento combina o da torre e o do bispo, ou seja, pode mover-se pelas colunas, fileiras e diagonal de outra cor.