Quantos mortos na Vila Cruzeiro?

Perguntado por: raparicio7 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 10 votos

Mais de 180 mortes e 40 chacinas.

O Rio de Janeiro se confirma mais uma vez como o estado brasileiro com maior letalidade nas ações envolvendo as polícias.

A ação tem como objetivo principal capturar criminosos foragidos da Justiça de outros estados.

O número de homicídios durante ações do Bope até agosto é maior até se comparado com as mortes registradas no ano passado inteiro, quando 57 pessoas morreram em operações do batalhão. O crescimento no número de vítimas não é proporcional ao aumento nas ocasiões em que a tropa de elite foi acionada.

Quem é Doca, o chefe do tráfico na Vila Cruzeiro, onde mais de 20 foram mortos em operação.

O tiroteio ocorre entre traficantes da Serrinha, em Madureira, dominado pela facção Terceiro Comando Puro (TCP), e do Juramento, controlado pelo Comando Vermelho (CV).

Jean lidera o tráfico no Morro do Dezoito, na zona norte da capital fluminense. De acordo com as investigações da Polícia Civil, ele faz parte da facção que comanda desde 2006.

Informações iniciais dão conta que o Terceiro Comando Puro (TCP) tenta invadir áreas do Morro do Juramento, que atualmente são dominadas pelo Comando Vermelho (CV).

Na célebre obra "Rota 66 - A História da Polícia que Mata", o repórter e escritor Caco Barcellos diz que o sargento é o maior matador da Rota, a tropa mais letal da Polícia Militar. O livro atribui a Martinez a autoria de 45 mortes.

Estudo em sete estados indica a polícia do RJ como a que mais mata e mais morre | Rio de Janeiro | G1.

BOPE

O BOPE é a força especial considerada a mais forte do Brasil, sendo reconhecida e temida por muitos. Esta polícia atua principalmente no Rio de Janeiro e tem como objetivo principal lutar contra o terrorismo, contra o tráfico e contra o crime organizado nas favelas cariocas.

Operação na Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, deixa mortos e feridos. A Polícia Militar afirmou que apreendeu 13 fuzis, 12 granadas, 4 pistolas, 10 carros e 20 motos que fariam parte do comboio. A operação e os confrontos se estenderam ao longo do dia na terça-feira.

"PT", suspeito de ser integrante da maior facção do Rio de Janeiro, tinha completado 22 anos no último dia 4 e nasceu em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Na manhã desta quinta-feira (25), a Polícia Militar realizou uma operação no Morro da Fé, no Complexo da Penha, Zona Norte do Rio. Cinco pessoas morreram, segundo o Hospital Getúlio Vargas. Desde quarta (24), somam nove pessoas mortas na região, de acordo com informações do portal G1.

A substituição da farda que celebrizou o Bope vinha sendo estudada desde 2007, por motivos de segurança e de saúde dos policiais. A roupa escura, embora faça parte da mística dos “homens de preto”, paradoxalmente põe em risco a vida dos “caveiras” – como são conhecidos os “cursados” em operações especiais.

Estudos da Polícia Militar em 2009 pelo então major Fábio Souza demonstraram que, na prática, a cor acaba expondo seus integrantes na maioria dos terrenos e dificulta a camuflagem. Além disso, o preto acumula mais calor e provoca desidratação dos soldados em operações mais longas, sob o sol carioca.

Brasil e Estados Unidos têm em comum números trágicos. A força policial brasileira é a que mais mata no mundo. A americana é considerada uma das três polícias mais violentas.

Diferentemente de outras facções, o CV tem a característica de ser menos hierárquico, composto por "donos do morro" — a expressão é usada para designar os chefes do tráfico de drogas na região. Ou seja, não tem um líder, mas um conjunto de lideranças que comandam territórios e que se aliam entre si.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atribui à atuação da facção em roubo de cargas o principal motivo pelo qual a corporação se uniu à PM na operação policial que resultou em no mínimo 23 mortes na Vila Cruzeiro, na Zona Norte do Rio. A PRF atuou com 26 agentes e 8 carros blindados no local.

A Vila Cruzeiro é uma favela localizada no bairro da Penha, Zona da Leopoldina, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Vila Cruzeiro vista do alto do teleférico do Alemão.