Quantos mm de chuva é considerado muito por ano?

Perguntado por: vribeiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Chuva fraca: abaixo de 5,0 mm/h. Chuva moderada: entre 5,0 e 25 mm/h. Chuva forte: entre 25,1 e 50 mm/h. Chuva muito forte: acima de 50,0 mm/h.

O que significa dizer que a previsão de chuva de um determinado mês em uma determinada cidade deve ser de cerca de 200 mm (milímetros)? A quantidade de chuva é medida com relação ao metro quadrado. Assim, possivelmente teremos 200 mm de altura de água em um quadrado de um metro quadrado.

O Índice Pluviométrico é uma medição da quantidade de chuvas numa região num determinado período de tempo. Esse índice é determinado pelo Sistema Internacional de Unidade. Neste sistema, 1 milímetro equivale a um litro de água de chuva por metro quadrado. Esse índice é calculado em milímetros (mm).

Dizer que em uma região choveu 100 mm significa dizer que, em uma área de 1 m2, a lâmina de água formada pela chuva que caiu apresenta uma altura de 100 milímetros. Esse volume pode ser obtido pelo cálculo do volume do paralelepípedo de 1 m2 de área da base e altura de 100 mm = 0,1 metro.

Conforme a Organização Meteorológica Mundial, o maior volume de precipitação em 24 horas é de 1.285 milímetros, registrado entre os dias 7 e 8 de janeiro de 1966, na Ilha Reunião, no Oceano Índico, a leste de Madagascar.

Segundo alguns internautas, o número indicaria o percentual do território que deverá receber a chuva, o que é incorreto. A Climatempo esclarece que o número revela as chances de chover no local em questão.

Portanto uma regra básica que toda pessoa que consulta a previsão do tempo, é que 70% de chance de precipitação significa que algo vá “cair do céu”.

O volume de chuva é calculado em mm por metro quadrado (m²). Ou seja, em uma área de 1m por 1m, 1 litro (L) de água irá subir 1mm. Pra você entender melhor pense que 1 mm de chuva é o mesmo que 1L de água em 1m². Por exemplo, se no jornal falar que choveu 50mm de chuva, você sabe que isso representa 50L de água por M².

Durante o período do carnaval 2023, o litoral Norte de São Paulo registrou o maior acumulado de chuva que já identificado no País, com 682 mm e um rastro incalculável de destruição.

Assim, no caso em que o volume de chuva registrado é de 600 mm, significa que choveu 600 litros de água para cada metro quadrado.

Ao longo de quase todo seu território a média anual da precipitação varia de 1250 a 2000 mm ( Figura 1 ). Somente algumas áreas encontram-se fora desse limite pluviométrico. Acima de 2000 mm incluem-se o litoral do Paraná, o oeste de Santa Catarina e a área em torno de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul.

Ou seja, 1 milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado. Em um caso onde o volume de chuva registrado é de 50 mm, seriam 50 litros de água em cada metro quadrado.

É o excesso de poluentes no ar que “escurece” a chuva, diz o pesquisador: “A 'chuva negra' não é prejudicial, ela limpa a cidade: tira da atmosfera e lança na água”.

A umidade alta indica que vai chover; fique de olho em outros sinais causados por ela, como se o seu cabelo começar a ficar com frizz, se as folhas ficarem onduladas e se a madeira dos objetos e móveis se expandir. Tudo isso indica que uma tempestade está a caminho.