Quantos ml tem dreno de Portovac?

Perguntado por: udias6 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Descrição: . Central de Aspiração com Reservatório de 600ml; .

Definição: O Dreno de Sucção é uma bolsa sanfonada feita para retirar a secreção produzida após a cirurgia. Cuidados: Mantenha o reservatório sanfonado sempre abaixo do local onde o dreno está inserido. O dreno pode ser mantido preso à roupa, evite contato com o chão.

Líquido amarelo claro, que pode ter um leve tom de vermelho. Não é viscoso, ou seja, com uma consistência gelatinosa. Não é purulento, em que há pus, exceto quando a região está inflamada.

5 dias

A avaliação do tempo de utilização do dreno fica a critério do cirurgião, conforme o desfecho do pós-operatório. Geralmente, o Portovac permanece em média de 3 a 5 dias, mas ressaltamos aqui a individualidade de cada paciente, da funcionalidade do dreno e da evolução do pós-operatório.

O dreno é um pequeno tubo fino que pode ser inserido na pele após algumas cirurgias, para ajudar a retirar o excesso de líquidos, como sangue e pus, que podem acabar se acumulando no local operado.

Para calcular a vazão, pode ser utilizada a seguinte equação: V = (H x S)/3600, onde: V = vazão total (litros/segundo); H = índice pluviométrico; S = área da superfície a ser drenada (m2).

Não se deve introduzir água ou qualquer tipo de líquido dentro do reservatório do dreno de sucção para impedir contaminação. A tendência é que o aspecto do conteúdo drenado mude no decorrer dos dias. Em geral, no início, é drenado sangue vivo e com o passar dos dias o líquido ficará mais claro gradativamente.

O calibre do dreno em adultos geralmente é 36 F (3/8') em hemotórax ou derrames espessos ou 28 F (1/4') em pneumotórax ou derrames fluidos.

4.8 mm (3/16´)

Espessura mínima: 0,15mm; Comprimento mínimo: 300 mm; Diâmetro médio: 12 mm.

Como devemos proceder para desobstrução de drenos de aspiração (portovac), em pacientes submetidas a mastectomia? O procedimento para desobstrução de um dreno de aspiração consiste na realização imediata de uma massagem na extensão do dreno.

A remoção do dreno de portovac é uma ação que exige conhecimentos específicos e vivência na prática da clínica cirúrgica, avaliação clínica, e laboratorial e prevenção de complicações que podem colocar em risco a vida, conclui-se que este procedimento poderá ser executado pelo Enfermeiro, após capacitação, conforme ...

Considerando parecer COREN-SC nº021/AT/2005, o Conselho Regional de Santa Catarina afirma que o enfermeiro pode realizar a retirada e o tracionamento dos drenos de portovac e penrose desde que siga os protocolos e rotina da instituição.

Podem ser classificados em:

  • Dreno aberto, ex.: penrose;
  • Dreno de sucção fechada;
  • Dreno de reservatório;
  • Cateteres para drenagem de abscesso.

Se o dreno sair acidentalmente não há motivo para desespero. Coloque uma gase com micropore no local de saída da mangueira. Entre em contato com o médico assistente que irá orientá-la como proceder e marcar um retorno no consultório para aspiração de possíveis secreções que tenha se acumulado.

É normal de acontecer isso por alguns dias, desde que seja em pequena quantidade.