Quantos ml pode se aplicar no ombro?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 16 votos

Não se tem uma definição precisa do volume máximo que pode ser administrado com segurança por essa via parenteral. Para adultos, a única recomendação mais consistente encontrada na literatura limita a no máximo 5 mililitros (ml) o volume a ser aplicado.

O volume máximo a ser administrado no deltoide é de 1,0mL para adolescentes e adultos.

Recomenda-se para adultos, de 1 a 3 ml no deltoide e no máximo 5 ml no dorso ou ventro-glúteo, sempre avaliando e analisando a massa muscular. O músculo escolhido para administração do medicamento deve ser bem desenvolvido, de fácil acesso e não possuir vasos de grosso calibre ou nervos superficiais.

Não se tem uma definição precisa do volume máximo que pode ser administrado com segurança por essa via parenteral. Para adultos, a única recomendação mais consistente encontrada na literatura limita a no máximo 5 mililitros (ml) o volume a ser aplicado.

Região Ventro Glútea: até 4 ml. Deltóide: até 2 ml.

A via subcutânea é utilizada para a administração de soluções que necessitam ser absorvidas mais lentamente, assegurando uma ação contínua. Essas soluções não devem ser irritantes, devendo ser de fácil absorção. O volume máximo a ser introduzido por esta via é de 1,5ml¹.

Localize a borda inferior do processo acromial e o ponto na parte lateral do braço em linha com a axila. Introduza a agulha por 2,5 a 5 cm ou dois a três dedos abaixo do processo acromial, em um ângulo de 90 graus com o músculo, ou um pouco angulado no sentido do processo.

Sangramento no local de aplicação
É normal que uma pequena quantidade de sangue apareça durante a aplicação. Esse sangramento, que geralmente é causado quando a agulha atinge um vaso sanguíneo pequeno, pode ser interrompido, pressionando o local com algodão. Além disso, o paciente deve: Evitar esfregar o local.

A agulha deve ser inserida no tecido adiposo sobre o tríceps. O comprimento da agulha é determinado por sexo e peso (ver abaixo). Uma agulha de 5/8" pode ser usada para injeção intramuscular no músculo deltoide somente se não houver tecido subcutâneo suficiente e a injeção for feita em um ângulo de 90°.

Durante a introdução da agulha o bisel deve estar lateralizado ou no sentido da fibra muscular e perpendicular à pele ou formando um ângulo 90º. Pois quando o bisel estiver vertical ou contrário a fibra muscular aumenta as chances de lesão das fibras musculares.

O músculo deltoide é um grande e poderoso músculo da articulação do ombro. Ele é em grande parte responsável por definir a anatomia superficial do ombro. O deltóide possui três porções, cada uma com sua origem própria: porção clavicular (ou anterior): origem no terço lateral da clavícula.

O ângulo para a aplicação da IM contribui para a dor relacionada ao procedimento. As aplicações devem ser realizadas em ângulo de 90º a fim de garantir que a agulha atinja o músculo, reduzindo dessa maneira a dor. Após a injeção no músculo, deve-se proceder a aspiração antes da administração do fármaco.

Entretanto, as desvantagens evidenciadas em inúmeros estudos demostram que essa região é contraindicada para a maioria das drogas, uma vez que tem capacidade mínima para absorção, visto que a musculatura é superficial e pequena em comparação com as outras regiões.

Frasco ou ampola de medicação; Luvas de procedimento; Seringas de acordo com a droga prescrita; Agulhas 25×7, 25×8, 30×7 ou 30×8.

Este talvez seja o local mais conhecido. Deve-se aplicar a injeção em um músculo chamado deltoide, localizado na parte superior do braço, logo abaixo do ombro. Para saber exatamente onde, coloque a palma da mão no ombro e afaste o polegar dos outros dedos, para formar um V invertido.

Via intradérmica: a administração ocorre em pequena quantidade entre a pele e o tecido subcutâneo. É uma via de absorção muito lenta, utilizada principalmente na administração da vacina BCG. O local comumente utilizado é a face anterior do antebraço e o volume máximo é de 0,5 mL.