Quantos ml pode aplicar no músculo?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

Músculos indicados para a administração e volume permitido em adultos são: Vasto lateral da coxa: até 4 ml. Região Dorso Glútea – Quadrante Superior Externo: até 5 ml. Região Ventro Glútea: até 4 ml.

Em um movimento rápido, insira a agulha em um ângulo de 90° no músculo do paciente. Isso é chamado de "técnica z-track", que impede que a medicação vaze para o tecido subcutâneo. Pressione lentamente o êmbolo da seringa para baixo com o polegar ou o dedo indicador para injetar a medicação no paciente.

2.1 — Volume: Esta via pode receber um volume máximo de 10ml, assim mesmo, excepcionalmente. O volume normal varia de 2 a 5 mil.

O ângulo para a aplicação da IM contribui para a dor relacionada ao procedimento. As aplicações devem ser realizadas em ângulo de 90º a fim de garantir que a agulha atinja o músculo, reduzindo dessa maneira a dor.

Se o gás presente na seringa for administrado no tecido subcutâneo ou muscular, não há risco para o paciente.

Para adultos, a única recomendação mais consistente encontrada na literatura limita a no máximo 5 mililitros (ml) o volume a ser aplicado.

A administração por injeção (administração parenteral) inclui as seguintes vias: Subcutânea (sob a pele) Intramuscular (no músculo) Intravenosa (na veia)

Via endovenosa: a administração ocorre diretamente na corrente sanguínea, promovendo rápida absorção.

O canhão AZUL, é utilizada para aplicação de soluções subcutâneas e endovenosas. A agulha com o canhão CINZA ESCURO, é bastante utilizada para a aplicação de soluções intramusculares e endovenosas em adultos.

O benzetacil é um antibiótico que deve ser administrado por via intramuscular, devendo ser aplicado, de preferência, em um grande grupamento muscular, como os glúteos ou face lateral da coxa. Nunca se deve administrar o benzetacil por via intravenosa, pois há risco de parada cardíaca.

Qual a diferença entre via intravenosa e endovenosa? Na verdade, os termos são sinônimos, pois ambos descrevem a aplicação de um composto diretamente na veia do paciente. Ou seja, não há diferença real entre via intravenosa e endovenosa.

Envolve a administração de uma droga que foi diluída em um volume pequeno de solução EV, normalmente 50 a 100ml, durante 30 a 60 minutos.

É um efeito passageiro, mas deve ser comuni- cado ao seu médico. Os principais sinais são: dor, queimação ou in- chação no braço.

Você vai visualizar uma gota de sangue escorrer do local da injeção. Não se trata de um erro e é totalmente imprevisível!

TÉCNICA EM Z: O método em Z (Z-track) cria um ziguezague através dos tecidos, o que veda o trajeto da agulha, para evitar o retorno da medicação. Para realização da técnica em Z todo o preparo para administração de medicamentos IM é idêntico.