Quantos ml de soro fisiológico para lavar o nariz?

Perguntado por: icalixto . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Para bebês e crianças, utilize 5 ml de soro em cada narina; já os adultos necessitam de 20 ml. Pode se fazer a lavagem até três vezes ao dia; Durante a lavagem, mantenha a boca aberta, não deixe a criança inspirar o líquido e nem permita que ele desça até a garganta.

Até ao primeiro ano de idade deve ser administrada uma quantidade de 5 mL de soro fisiológico. E após o ano e meio, poderão ser administrados até 10 mL de soro.

Como fazer lavagem nasal? A lavagem nasal deve ser feita com uma solução salina, como o soro fisiológico. Basta aplicá-lo em uma das narinas com a ajuda de uma seringa sem agulha, até que a solução saia pela outra narina. Repita o procedimento algumas vezes.

Quando realizada a lavagem nasal, nem sempre a secreção sairá pelo outro lado, pois depende de como a técnica foi realizada e também pode acontecer de a pessoa engolir, por exemplo - e não há problema nisso.

A lavagem nasal com soro fisiológico é uma técnica que pode ser útil no tratamento da sinusite, pois ajuda a eliminar as secreções e impurezas que se acumulam nos seios da face.

Não. A lavagem nasal tem que ser realizada com o soro na temperatura ambiente. Quando a gente vai fazer a lavagem com alto volume é bem importante que a água esteja morna, para não incomodar… água gelada ou o soro gelado não pode de maneira nenhuma.

Qualquer pessoa que sofre de congestão nasal pode utilizar a técnica para alívio dos sintomas da gripe, resfriados, rinite e sinusite. Segundo o especialista, a lavagem em adultos e crianças deve ser feita ao menos duas vezes ao dia, na parte da manhã e à noite.

Inicialmente deve-se aquecer o soro fisiológico ou similar até a temperatura corporal; para tanto, pode-se friccionar o frasco entre as mãos ou colocá-lo na axila durante certo tempo. Quando aquecer em banho-maria ou em forno de micro-ondas, avaliar antes a temperatura do soro no dorso da mão.

Um modo seguro de lavar as narinas do seu bebê recém-nascido é usar soro fisiológico 0,9% em forma de conta-gotas ou spray nasal jato contínuo. A quantidade de soro fisiológico varia 0,5ml a 1 ml por vez e depende de cada caso de obstrução. No caso do jato contínuo, 1 a 2 jatos em cada narina também por vez.

O médico adverte que a lavagem nasal de alto fluxo (120 ml), muito incentivada e divulgada, não deve ser realizada nos pequenos, chamando a atenção para o aumento de casos de infecções e inflamações no ouvido, por conta da lavagem incorreta do nariz, neste público.

A lavagem nasal ou irrigação nasal é uma técnica simples e eficaz para aliviar sintomas de congestão nasal, rinite e sinusite. Deve-se usar soro fisiológico e uma garrafa própria para lavagem nasal, com um recipiente limpo e estéril.

Seringa descartável
Com a cabeça inclinada para frente e para o lado contrário da narina a ser lavada, insere a seringa de rosca (aquela que não tem biquinho) na narina, prenda a respiração e injete o soro. O soro deve estar a temperatura ambiente. Parte do soro sairá pela outra narina, assim como a secreção nasal.

Já para os casos de sinusite e rinite persistente, a lavagem nasal de alto volume é mais indicada. Deve-se utilizar uma solução salina (água salgada) que pode ser o soro fisiológico 0.9% comprado nas farmácias, soro caseiro ou sachês que vem pronto para misturar na água.

Os riscos da lavagem nasal incluem sintomas locais como: Dor/ardência na narina; Sangramento nasal; Dor de ouvido.

Não, a Lavagem Nasal é segura! Não há risco do soro ir para o pulmão, se o paciente não possui nenhum problema neurológico de incoordenação da respiração e deglutição. Temos o reflexo da tosse justamente para isso!

Para finalizar a lavagem nasal, deve- se assoar o nariz após o procedimento, para retirar o máximo de secreção possível.

A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.

A lavagem nasal não age somente no tratamento dessas doenças mas também na prevenção de doenças do trato respiratório. Durante o procedimento, o soro fisiológico consegue percorrer o caminho de interligação entre as narinas, assim limpando essa região de ácaros, bactérias, fungos, vírus e secreções.