Quantos ml de leite materno o bebê mama por vez?

Perguntado por: imelo . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Um bebê recém-nascido mama, em média, de 30ml a 60ml de leite a cada mamada. A quantidade de leite e mamadas variam conforme a idade, peso, tamanho e estado de saúde da criança. A quantia de leite em cada mamada aumenta a cada semana de vida do bebê.

Muitos bebés demoram uma, duas ou três sessões na mama antes de estarem satisfeitos. "Normalmente, quando o seu bebé tem uma boa sessão de amamentação, logo a seguir parece "bêbedo de leite". Fica descontraído e a sua linguagem corporal mostra que está saciado," diz Cathy.

O bebê que fica de hora em hora querendo mamar, isso não pode ser considerado normal, nem o esperado da amamentação. Se for a cada 2 horas, mas o bebe dorme bem à noite, e está ganhando peso, isso até pode ser considerado normal. Então a primeira avaliação é o ganho de peso do neném. Quem não come bem, não dorme bem.

O que é normal em relação a ordenha do leite e as mudanças na quantidade de leite? É comum para uma mãe que está amamentando sob livre demanda ser capaz de ordenhar cerca de 15 a 60ml no total para ambas as mamas, por ordenha.

Nos primeiros dias do aleitamento, as glândulas mamárias produzem o colostro, um primeiro leite muito rico em nutrientes. A partir do quarto dia, ele se transforma num leite de transição, e, somente no décimo dia, as glândulas mamárias produzem o leite maduro.

Nas primeiras vezes, quando ainda estiver pegando a prática, tirar 10 ou 20 ml já pode ser considerado um sucesso. Até o bebê ter 1 mês, 90 ml já devem ser suficientes para uma mamada. A partir dos 2 meses, a quantidade por mamada aumenta para entre 120 ml e 180 ml.

Como saber se o meu leite está a ser suficiente para alimentar o meu bebé?

  1. O bebé mama várias vezes durante o dia e a noite;
  2. Urina no mínimo 6 vezes por dia;
  3. A urina não tem cheiro forte e não é carregada;
  4. O bebé aumenta de peso (ver o vulgo "cartão amarelo de vacinas")

Não existe leite materno fraco. Isso é o que garante profissionais de saúde que atendem bebês e crianças.

Por que nas duas primeiras semanas o bebê precisa ser acordado de 3 em 3 horas para amamentar? Porque nos primeiros dias de vida o pâncreas está regulando seu funcionamento. É bastante natural que o bebê acorde sozinho para mamar, já que o volume do seu estômago fará com que precise mamar mais.

O estômago dos pequenos ainda é muito pequeno, então ele se enche rápido. Dessa forma o bebê irá golfar; Por último, quando o bebê não está com a pega correta na hora de mamar ele acaba engolindo muito ar. Esse excesso de ar empurra o leite para cima, causando o golfo.

O bebê começa a mamar e depois de alguns minutos pode notar que o ritmo de sucção do bebê diminui. Algumas mães conseguem ouvir o bebê engolir o leite, enquanto outras não ouvem. O bebê vai dando sinais de saciedade, por isso esteja atenta aos sinais.

A alimentação materna durante o período de lactação pode influenciar na qualidade do leite materno, principalmente em relação ao teor de vitaminas e de minerais. Enquanto a concentração dos macronutrientes, como proteínas, gorduras e carboidratos não sofrem influência.

É importante retirar leite dos seus seios nas alturas em que o seu bebé mamaria, pois isto significa que os seios recebem a mensagem para produzir leite. No início, tente extrair oito a dez vezes a cada 24 horas3 e mantenha esta frequência quando o seu leite descer.

Em média, uma pessoa consegue ordenhar 15 vacas/hora. Se considerarmos a média produtiva da vaca de 10 litros, em uma ordenha de 3 horas, um ordenhador retira 450 litros de 45 vacas. Esse sistema é utilizado em produções de menor escala.