Quantos minutos pode ficar no gelo?

Perguntado por: emedeiros7 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 12 votos

Quanto tempo deve durar seu banho de gelo? Essa será sua principal dúvida assim que você entrar na àgua. O número mágico são 15 minutos. Pesquisas mostraram que esse é o tempo mais eficaz para aproveitar o melhor do tratamento a frio.

Benefícios do banho de gelo
Prática centenária, o banho de gelo promete reduzir inflamações, potencializar o sistema imunológico, melhorar a qualidade do sono, liberar endorfina, além de outros benefícios.

Se você sofre de inflamação por esforço, lesão ou quer prevenir lesões, a banheira de gelo é uma parte muito eficaz do plano de recuperação. Você terá uma diminuição da dor muscular, o que não apenas te deixará menos dolorido mais rápido, mas também preparará seus músculos para o próximo treino.

"O gelo é um potente anti-inflamatório, é vasoconstritor e analgésico. Quando em contato com a pele, seja através de água gelada ou recipiente com gelo mesmo, há uma redução dos poros imediata por contração. Em pacientes que têm a pele muito reativa e sensível há uma vasoconstrição, diminuindo a vermelhidão."

"Para uma lesão melhorar, tem que chegar célular inflamatória naquele local. Pois ela não serve só para gerar dor e problema, mas também para reparar o tecido lesionado. Se você botar gelo dias depois da lesão iniciada, inibe demais a chegada dessas células, que são benéficas".

Duração do tratamento: O tratamento com gelo deve ser feito durante a fase de inflamação aguda, o que geralmente dura de 48 a 72 horas.

Compressas de gelo por 30 minutos a cada hora no primeiro dia - e a cada três horas nos dias subseqüentes - também são recomendadas e, para evitar queimadura, você deve enrolar o gelo em um pano úmido.

A compressa pode ser feita com um saco plástico transparente, contendo gelo triturado ou quebrado, por no máximo 20 minutos, de modo que seja suportável e não cause queimaduras. Na aplicação, é necessário fazer uma leve compressão.

A crioterapia, que é o uso do gelo no tratamento terapêutico, geralmente é feito com o uso da bolsa de gelo de 20 a 25 minutos e sempre lembrando de proteger a região abaixo para evitar alguma queimadura. Quando o paciente chega com uma dor aguda, a gente opta pelo gelo.

O número mágico são 15 minutos. Pesquisas mostraram que esse é o tempo mais eficaz para aproveitar o melhor do tratamento a frio. Após 15 minutos, os efeitos são diluídos, assim como o gelo.

Entrar na banheira de gelo três vezes por semana é benéfico, contanto que você não fique com muito frio. Assim que começar a tremer, é porque já passou do ponto. E é um processo – apenas veja se você pode se acalmar com uma boa, uniforme e profunda respiração rítmica.

Aplique por no máximo 10 minutos, sem contato direto com a pele, para não causar queimaduras. Envolva sempre os cubos em um pano ou toalha limpos. Caso tenha urticária ao frio, rosácea ou qualquer doença de pele, o gelo na rotina de beleza deve ser evitado.

Espalhe a água sobre o gelo. Depois espalhe o sal grosso. Coloque então essa “receita” no congelador/freezer por 5 minutos. Passado os 5 minutos, retire a garrafa com cuidado de dentro do recipiente e então de uma leve batida, com a parte de baixo da garrafa, sobre uma superfície plana e resistente.

“A imersão em gelo para os atletas faz parte do processo que chamamos de recovery, que é a recuperação após o exercício. Ela contrai os vasos sanguíneos e diminui a circulação, atuando como agente analgésico e anti-inflamatório. Desta forma, o atleta pode prevenir possíveis dores e lesões”, fala Natália.

O gelo porque tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local atingido, já a compressa quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea e é mais indicada para ser usada em uma distensão muscular ou uma dor mais crônica.

Frutas, legumes e verduras auxiliam no processo para desinflamar o corpo. Por isso, é importante que vegetais estejam sempre presentes nas refeições. No caso das frutas, dê atenção especial ao consumo das vermelhas, como morango e amora.

"O gelo aplicado diretamente na pele, pode causar lesões e até queimaduras. Ele pode trazer benefícios imediatos quando bem indicado, sob orientação médica, mas não traz benefícios a longo prazo para a pele".

O gelo também age como analgésico, por isso é bastante utilizado em esportes de impacto. A compressa fria deve ser utilizada, preferencialmente, três vezes ao dia durante aproximadamente 20 minutos, fala.

A compressa fria tem efeito analgésico e anti-inflamatório, e pode ser usada em dores articulares, pancadas e dores crônicas. Já a compressa quente atua como relaxante muscular e trabalha na ativação da circulação local”, explica o fisioterapeuta Paulo Eduardo Gusmão.

8. Não deve fazer a compressa antes de dormir, pois pode adormecer com o gelo – a queimadura é grave.