Quantos minutos deixar o óleo esquentar?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 16 votos

Em uma panela média e funda, leve o óleo para aquecer em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos. Adicione um pedaço de pão para saber se a temperatura está ideal (190°C). Se o pão dourar em 40 segundos o óleo está na temperatura certa. Se dourar antes de 40 segundos é porque está alta.

O truque da colher de pau para saber se o óleo está quente
Para você fazer o teste, coloque o cabo de madeira dentro do óleo. Quando o óleo começar a borbulhar em volta da colher, é a prova de que ele já está quente para a fritura.

Verifique o nível de óleo do veículo
Ao checar o nível de óleo do carro, o ideal é que ele esteja entre o mínimo e o máximo indicados no medidor. Se o marcador apontar que o óleo está abaixo do mínimo, isso representa falta de lubrificação do motor, sendo necessário completar o lubrificante até alcançar o nível ideal.

Temperatura do óleo
A temperatura ideal para fritura é 180° C . Se o óleo estiver frio, o alimento não fica crocante. Se estiver muito quente, acaba queimando o exterior antes de ficar pronto por dentro. Na falta de um termômetro, uma dica infalível é jogar um palito de fósforo no óleo quente.

A faixa ideal de temperatura de fritura é de 160°C – 180°C, a simples exposição do óleo de fritura ao ar gera oxidação, porém esta taxa de oxidação é aumentada drasticamente com o aumento da temperatura.

No momento da combustão do óleo numa panela, nunca devemos jogar água, pois o óleo de origem vegetal, animal ou mineral tem um alto potencial combustível e pode causar incêndios quando atinge a temperatura de 280°C.

Vamos lá: a cabeça do palito possui um combustível (trissulfeto de antimônio), uma substância para ajudar esse combustível a pegar fogo (clorato de potássio), e outro composto para evitar que a combustão gere muita fumaça (fosfato de amônio).

A temperatura ideal para fritura é entre 180°C a 190°C. Se estiver quente demais, o alimento vai fritar muito rápido, mas pode ficar cru por dentro. O óleo vai queimar aos 205°C, portanto fique de olho na chama, que deve estar constante e azulada (indícios de que o gás não está acabando!).

A principal técnica utilizada para atingir o efeito da pururuca na pele da carne de porco é o óleo quente. Essa técnica consiste em colocar uma boa quantidade de óleo no fogo até que comece a formar as primeiras bolhas. Esse processo pode levar de 10 a 15 minutos, levando em consideração o tipo de fogão.

Rodrigo Oliveira frita os torresmos em dois tempos: primeiro a 150°C por 8 minutos, até ficarem dourados, e depois a 190°C por mais 3 minutos. "Eles ficam macios por dentro e sequinhos por fora", garante. Já Hermínio aconselha fritar em fogo baixo, de uma só vez, até dourar e ficarem crocantes.

O salgado grande leva em torno de 4 a 5 minutos para ficar pronto, dependendo do tamanho. Dica Importante: Não ultrapasse esse tempo. O salgado poderá estourar por excesso de tempo de imersão. Mesmo que o salgado esteja com a coloração clara, retire-o do óleo dentro deste tempo para evitar acidentes.

Dica extra: para conferir a temperatura ideal do óleo, a sugestão é colocar um palito de fósforo dentro da panela; quando ele acender, seu óleo está no ponto certo para fritar. Mas fique de olho, pois esse processo é rápido: o fósforo acende e apaga em poucos segundos.

Temperatura ideal entre 180ºC e 200ºC
Se o óleo estiver frio, poderá encharcar o salgadinho e, se estiver muito quente, poderá causar sua explosão. A temperatura ideal para a fritura dos salgados é entre 180oC e 200oC.

Se o óleo leva 2,8 segundos para alcançar o último ponto de lubrificação do motor em baixas temperaturas no caso dos óleos 0W-XX, no caso dos óleos 15W-XX esse tempo sobe para 48 segundos.

A fundição do motor ocorre quando as peças internas se quebram, são danificadas ou derretem. Os componentes de metal, que têm ponto de fusão à temperatura de 1500 °C, mais ou menos, acabam derretendo.

Nestas condições, o óleo não cumprirá as suas funções de arrefecimento, lubrificante e limpeza, e irá decompor-se prematuramente, criando cada vez mais depósitos e aumentando a sujidade do motor. À medida que a decomposição do óleo acelera, a temperatura do motor aumenta e o desgaste tornar-se-á cada vez mais rápido.

Para uma fritura sempre perfeita, recomenda-se fazer a filtragem do óleo todos os dias quando utilizado, isso prolongará a vida útil do óleo. Fritadeiras Profissionais Tramontina trabalham com temperatura máxima de 190°C no máximo, o que ajuda na conservação do óleo.

Apesar da pesquisa estabelecer o número 20 como o ideal para o óleo, não é consenso a utilização do ingrediente tantas vezes. A maioria dos cozinheiros torceu o nariz para o levantamento. Para eles, o óleo e o azeite devem ser utilizados, no máximo, 5 vezes.