Quantos minutos de HIIT por dia para emagrecer?

Perguntado por: obarros6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Uma sessão de 15 a 20 minutos intercalando alta e baixa intensidade, mas sempre na maior frequência que você aguentar, queima tantas calorias quanto uma hora de corrida”, explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Depende do tamanho do músculo e da intensidade, mas o treino queima bastante, em média 400 calorias em meia hora”, diz o dermatologista.

500 calorias

HIIT pode queimar até 500 calorias em 30 minutos
"Trabalhar em algum treinamento HIIT, o famoso treino intervalado de alta intensidade, pode ser importante para ativar seu metabolismo para queimar mais gordura.

O HIIT aumenta o efeito EPOC - o consumo excessivo de oxigênio pós-exercício -, fazendo com que nosso organismo continue queimando calorias por mais horas depois do treino.

  1. 6 exercícios de HIIT para fazer em casa e emagrecer em menos de 20 minutos. Essa é para quem não tem tempo, mas quer ficar em forma. ...
  2. Polichinelos. ...
  3. Agachamento. ...
  4. Prancha estática. ...
  5. Flexão de braços. ...
  6. Subir escadas. ...
  7. Flexão Plantar.

O valor é quase o dobro em comparação ao grupo controle. As que fizeram apenas a dieta perderam 2,1 quilos, em média, enquanto as praticantes do grupo focado no HIIT, sem mudanças na dieta, perderam 1,7 quilos.

Porém, o horário melhor para treinar é na parte da manhã, por diversos motivos. Vamos entender isso melhor levando em consideração a prática da fisiologia do exercício.

Sim, você pode fazer musculação e HIIT no mesmo dia.
A maioria dos indivíduos que faz isso realiza duas sessões de treinamento separadas no mesmo dia para permitir a recuperação entre as sessões. Se você optar por realizar ambos na mesma sessão, o que for treinado pode não ser treinado com o mesmo nível de intensidade.

Embora ambos os treinamentos sejam capazes de aumentar o gasto energético e com isso provocar a redução do percentual de gordura do praticante, alguns autores afirmam que o treinamento HIIT emagrece mais que o aeróbio contínuo.

Um estudo comparou as calorias queimadas durante 30 minutos de HIIT, musculação, corrida e ciclismo. Os pesquisadores descobriram que o HIIT queimou 25 a 30% a mais de calorias do que as outras formas de exercício. No entanto, isso não significa que outros tipos de exercício não sejam bons para o emagrecimento.

Os movimentos explosivos em um treino HIIT podem causar lesões se executados de forma inadequada, e não é para iniciantes. Por outro lado, o cardio em estado estacionário requer muito mais tempo, pode resultar em platôs de desempenho e pode expor você ao risco de lesões por estresse.

Treino HIIT queima até 7 calorias por minuto.

Os benefícios do jejum intermitente associado ao HIIT vão além da perda de peso. O estudo norueguês também apontou que as mulheres praticantes de jejum somado aos exercícios de alta intensidade conseguiram ter um melhor controle de açúcar no sangue a longo prazo, se comparando com o grupo controle.

Um outro estudo já havia demonstrado que a movimentação muscular adicional deste tipo de exercício leva a 20% de aumento na queima de calorias, em comparação com as atividades de caminhada tradicionais.

HIIT desenvolve a capacidade cardiorrespiratória
A frequência cardíaca elevada durante o HIIT fortalece o coração e melhora a circulação sanguínea. São os mesmos benefícios de exercícios cardio, como a esteira, a bicicleta e o elíptico, mas praticados com mais intensidade e em menos tempo.