Quantos minerais existem?

Perguntado por: enogueira . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 18 votos

Existem cerca de quatro mil diferentes tipos de minerais, mas somente cem deles são mais comuns e cerca de trinta formam as rochas, denominados de minerais formadores de rochas. Diferentes rochas contêm proporções variadas de um ou mais minerais.

Atualmente, existem catalogados mais de quatro mil minerais e, à medida que os estudos geológicos avançam, mais e mais minerais vão sendo descobertos, alguns deles de origem extraterrestre.

Acredita-se que cerca de 296 minerais conhecidos sejam anteriores à própria Terra, dos quais 97 são conhecidos apenas a partir de meteoritos (com a idade de alguns grãos minerais individuais estimada em 7 bilhões de anos, logo, bilhões de anos antes da origem do nosso Sistema Solar).

Actualmente conhecem-se centenas de elementos minerais, mas 21 são considerados essenciais: cálcio, fósforo, potássio, enxofre, sódio, cloro, magnésio, ferro, zinco, selénio, manganésio, cobre, iodo, molibdénio, cobalto, crómio, flúor, vanádio, níquel, estanho e silício.

bridgmanita

Mineral mais abundante da TerraComo o manto tem quase 3.000 km de espessura e representa 38% do volume da Terra, a bridgmanita tornou-se o mineral mais comum em nosso planeta – ainda que a única amostra dele que temos tenha vindo do espaço.

Na tabela abaixo estão listados os seguintes sais minerais: fósforo, ferro, magnésio, sódio, iodo, cálcio, flúor, potássio, zinco, selênio, manganês, cobre, enxofre, cromo, além de suas funções principais e as fontes alimentares onde são encontrados.

Top 5 bens minerais mais usados no mundo

  • Figura 1- Ferro. Fonte: Reprodução.
  • Figura 2- Alumínio. Fonte: Reprodução.
  • Figura 3- Manganês. Fonte: Reprodução.
  • Figura 4- Cromo. Fonte: Reprodução.
  • Figura 5- Nióbio. Fonte: Reprodução.

kyawthuíta

O mineral mais raro da Terra é a kyawthuíta. Apenas um cristal, encontrado na região de Mogok em Mianmar, é conhecido. O banco de dados mineral da Caltech descreve-o como uma pequena pedra preciosa de cor laranja e 1,61 quilates que a Associação Mineralógica Internacional reconheceu oficialmente em 2015.

Substância mineral, ou simplesmente mineral, é todo corpo inorgânico de composição química e de propriedades físicas definidas, encontrado na crosta terrestre. Minério é toda rocha constituída de um mineral ou agregado de minerais contendo um ou mais minerais valiosos, que podem ser aproveitados economicamente.

nióbio

Principais recursos minerais do Brasil
Em relação às reservas mundiais o Brasil é detém as maiores reservas de nióbio (que responde por mais de 90% das reservas mundiais), o país também tem mais da metade das reservas mundiais de barita e grafita natural.

Como visto no post Mineração no Brasil, os minérios explorados que mais se destacam no país são o alumínio, cobre, estanho, ferro, manganês, nióbio, níquel e ouro, que correspondem a 98,6% do valor de toda a produção mineral brasileira comercializada.

A composição química e as propriedades cristalográficas bem definidas fazem com que o mineral seja único dentro do reino mineral, recebendo assim, um nome característico. As espécies minerais são agrupadas em classes minerais, com base no ânion ou radical aniônico, dominante em sua fórmula química.

Os argilominerais 1:1 (grupo da caulinita) são formados pela superposição contínua de uma lâmina tetraédrica seguida de uma lâmina octaédrica [1]. Dentre os minerais 2:1 temos o grupo das esmectitas (montmorilonitas) e das micas.

Mineral é um sólido natural, inorgânico, homogêneo, de composição química definida, com estrutura cristalina. Rocha é um agregado natural de minerais (geralmente dois ou mais), em proporções definidas e que ocorre em uma extensão considerável.

Arnon e Stout (1939) propuseram o termo elemento mineral essencial, e se aplica a todos aqueles que são necessários para o desenvolvimento e reprodução das plantas. Assim, uma planta só pode completar seu ciclo vital, se lhe fornece em quantidade suficiente, todos os elementos minerais que lhe são essenciais.

O talco é o mineral de menor dureza da escala, por isso, pode ser riscado por qualquer um dos demais.

tungstênio

Com uma resistência à tração de 1.510 megapascais, agora conhecemos o tungstênio como o metal mais forte que ocorre naturalmente na Terra.

Trata-se do nióbio, elemento químico usado como liga na produção de aços especiais e um dos metais mais resistentes à corrosão e a temperaturas extremas.

Os sais minerais, como ferro, cálcio e magnésio, são nutrientes muito importantes para o organismo, porque participam de funções como a produção de hormônios, a formação dos dentes e ossos e a regulação da pressão arterial.