Quantos milagres tem que ter para ser santo?

Perguntado por: ofreitas6 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 6 votos

De acordo com a tradição eclesiástica, ganha o título de beato aquele que realiza um milagre e de santo aquele que realiza dois milagres. No caso de João Paulo II, papa entre 1978 e 2005, houve a comprovação, pela Igreja Católica, de dois milagres.

Santo Antônio

Santo Antônio é conhecido por ser um grande taumaturgo, ou seja, um Santo que faz milagres. Em outro artigo contamos a sua história e sua fama de santo casamenteiro.

A vocação do cristão é uma vocação à santidade." O prefeito da Congregação para as Causas dos Santos revela que o custo de um processo de canonização é de cerca de 14 mil euros (quase R$ 38 mil), incluindo honorários de médicos, teólogos e bispos que estudam e julgam as causas.

Um candidato a santo tem de ter alguma vinculação com a condição de ser venerado por alguma característica ou comportamento, religioso ou social, que o torne diferente entre fiéis e atraia devoção.

Nos tornamos santos através de nossas decisões firmes, de cada dia, de amá-Lo, não podemos regredir nem voltar atrás. Na prática dos conselhos evangélicos (castidade, pobreza e obediência) vão sendo forjados em nós os mesmos sentimentos de Cristo.

Por que se escreve São Paulo e não Santo Paulo? São é abreviatura de santo, que se utiliza quando o nome que se segue começa por consoante. Se começar por vogal, não se faz a abreviatura: evita-se a articulação do ditongo e vogal em hiato.

São quatro as exigências para comprovar a veracidade do milagre: ser preternatural (a ciência não consegue explicar), instantâneo (acontecer logo após a oração), duradouro e perfeito. Além da Irmã Dulce, mais outros 36 brasileiros receberam a honraria de santo pelo Vaticano.

Alguns especialistas apontam que há entre mil e 8 mil santos reconhecidos oficialmente pela Igreja, salientando que o grande número de pessoas canonizadas nas últimas décadas pode não estar incluído nessa estimativa. Outros estudiosos apontam que, entre santos e beatos, a Igreja Católica possui mais de 20 mil nomes.

Santa Rita

Ó poderosa Santa Rita, chamada a Santa dos impossíveis, advogada dos casos desesperados, auxiliar na hora extrema, refúgio na dor e salvação para os que se acham nos abismos do pecado e do desespero, com toda a confiança no vosso celeste patrocínio, a vós recorro no difícil e imprevisto caso que dolorosamente me aflige ...

Na Ordem Agostiniana, contamos com vários santos “milagreiros”, como é o caso de Santa Rita de Cássia, a santa das “causas impossíveis”. No entanto, não se tem muitas notícias de milagres realizados por intercessão de Santo Agostinho.

Santo Onofre

Santo Onofre ficou conhecido por abrigar eremitas durante a perseguição do Império Romano aos cristãos. Ele é reconhecido como o protetor do alcoólatras, da fartura e dos que precisam de resultados financeiros.

Antônio de Sant'Anna Galvão

Em 11 de maio de 2007, durante missa presidida pelo papa Bento 16 no Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, o Brasil oficialmente ganhou seu primeiro santo: o frade franciscano Antônio de Sant'Anna Galvão (1739-1822), mais conhecido como Frei Galvão.

Aprovar, certificar ou proclamar santo, de acordo com as normas ou rituais determinados pela igreja, geralmente, refere-se a uma pessoa já falecida.

A santidade é uma condição, uma segurança em que você pode orar com a certeza de que vai ser ouvido. É para isto que serve andar separado do mundo, em santificação perante o Senhor. Um tesouro único, ajuntado dia a dia, cujo valor só vai ser descoberto no dia da adversidade.

Era filha de um dentista e professor da Universidade Federal da Bahia, Augusto, e uma dona de casa, Dulce. Perdeu a mãe aos 7 anos e, por isso, decidiu homenageá-la, adotando seu nome na vida religiosa, aos 19 anos – quando ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus.

Tal processo deve chegar, mais uma vez, ao papa, que tem o poder de proclamar o candidato ao status de santo. A pessoa alçada a esse reconhecimento pode, por exemplo, ter devoção mais ampla — a criação de imagens, festas, paróquias e até igrejas alusivas ao santo é permitida.

Com tantos níveis, o processo pode levar até séculos!

Apesar de parecer impossível, podemos sim viver a santidade em nossa realidade, ainda que não tenhamos um contexto de vida como a de muitos santos que conhecemos, que eram religiosos e viviam em mosteiros. Para atingir a santidade, precisamos primeiro entender o que significa ser santo.

Levítico 19–20: “Sereis Santos Porque Eu Sou Santo”

Os Santos agem como intercessores no caminho ao encontro de Jesus. “Recorrer a Nossa Senhora e aos Santos não é idolatria, uma vez que os veneramos e respeitamos como amigos de Deus. São nossos intercessores na comunhão”, escreveu o Padre no livro “20 passos para a paz interior”.