Quantos mil km aguenta o motor do Sandero?

Perguntado por: esantana7 . Última atualização: 26 de maio de 2023
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A vida útil média de um motor bem cuidado é de 300.000km, mas isso é uma média bem geralzona mesmo, acredito que se cuidar bem possa ir até 400.000km antes de ter que fazer uma retífica. Se não está queimando óleo ou descendo nível de água, então está tudo certo.

A troca das velas de ignição, fluido de freio e pastilhas de freio, por exemplo, acontece a cada 20.000 km rodados na tabela de revisão do Sandero. A correia dentada, por sua vez, será trocada a cada 60.000 km, conforme estabelece a marca.

Independentemente disso – e salvo casos mais raros –, o mais comum é que um motor a gasolina ou flex funcione corretamente por algo entre 200 mil e 300 mil km. Depois disso, provavelmente perderá eficiência e pode começar a apresentar defeitos, necessitando de uma retífica.

5 anos

A média do prazo de validade dos motores elétricos é de 5 anos. Depois disso, as suas funções e condições de funcionamento podem ficar comprometidas. Mas para garantir e até mesmo aumentar o tempo de vida útil, é necessário ter alguns cuidados com o equipamento.

Rachaduras no corpo da correia dentada
Um dos motivos que podem fazer a correia apresentar rachaduras é o veículo ficar exposto a temperaturas muito elevadas, por exemplo.

A melhor maneira de saber quando trocar é verificar visualmente seu estado. Como referência, faça a primeira revisão junto com a troca da correia dentada, a aproximadamente 60.000km. Se estiver em boas condições, ir checando a cada 10.000km.

50 mil km

Uma correia dentada pode durar até 5 anos, em condições normais de uso, ou conforme a quilometragem indicada no manual do proprietário — que, em geral, é de até 50 mil km rodados. No entanto, diversos fatores podem comprometer sua conservação.

Revisão do motor aos 100 mil Km
Essa é uma parte fundamental da revisão dos 100 mil Km. Na oficina autorizada, serão verificados, entre outros itens, a existência de vazamento no propulsor e na transmissão; o estado de conservação das correias, das válvulas e dos coxins de apoio.

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A revisão dos 70 mil km é uma manutenção preventiva mais tranquila, é basicamente feita todas as análises e trocas feitas na manutenção de 10 mil km. Sendo assim, é feita a troca do óleo do motor, filtro de combustível e filtro de óleo do motor. Além disso, ainda é importante fazedr o balanceamento e rodízio de pneus.

A revisão de 10.000 km ou 1 ano custa R$ 371,10, a de 20.000 km ou dois anos custa R$ 350,40, a de 30.000 km ou três anos custa R$ 371,10, a de 40.000 km ou quatro anos custa R$ 507, a de 50.000 km ou cinco anos custa R$ 391,80 e a de 60.000 km ou seis anos também custa R$ 391,80.

De maneira geral, devem ser trocados nos prazos corretos os seguinte itens: Correia dentada: a cada 60 mil km rodados. Correia do ar-condicionado: quando trocado a correia dentada. Filtro de ar: deve ser trocado quando o proprietário realizar a troca do óleo.

De forma geral, o mercado considera como baixa quilometragem carros que rodam entre 10.000km e 15.000km por ano. A média considerada pela maioria das concessionárias para definir um carro como seminovo é abaixo dos 20.000km rodados. Já a quilometragem alta se enquadra acima dos 100.000km.

Por isso, a recomendação geral é dar preferência para veículos entre 10.000km e 60.000km rodados. Em média, são veículos com até cinco anos de uso, o suficiente para você não sofrer com manutenção frequente e ainda não perder muito dinheiro na revenda.

Essa distância curta não permite o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento, impedindo que o óleo alcance a viscosidade adequada e fazendo com que o conjunto precise de “mais força” para mover as peças. Os principais componentes que sofrem com esse desgaste são a caixa de câmbio e o próprio motor.