Quantos mg de cafeína tem a Coca-cola?

Perguntado por: eportela . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

35mg

Uma lata de Coca-Cola de 350ml tem aproximadamente 35mg de cafeína. As pessoas muitas vezes se surpreendem quando descobrem que uma lata de Coca-Cola contém muito menos cafeína do que a mesma quantidade de café.

Coca-Cola Zero: Um copo de 350 mililitros contém 35 mg de cafeína. Guaraná Antártica: Um copo de 350 mililitros contém 2 mg de cafeína. Guaraná Antártica Zero: Um copo de 350 mililitros contém 4 mg de cafeína. Pepsi: Um copo de 350 mililitros contém cerca de 32 a 39 mg de cafeína.

As quantidades podem variar bastante. Uma xícara de 230 ml de café coado pode conter de 95 a 165 miligramas de cafeína, e o café instantâneo, 63.

Quantidade certa de cafeína
Apesar de ser uma questão individual, a maioria das pesquisas, como a de um hospital nos Estados Unidos, aponta que o consumo diário de cafeína deve ser de, no máximo, 400 miligramas. Isso para um adulto, já que a substância não é indicada para crianças.

80mg

Uma lata de Red Bull possui, 100mg de taurina, 600mg de glucuronolactona, 80mg de cafeína – que equivale a uma xícara de café – e vitaminas do complexo B. O Red Bull na é alcoólico e contém aspartame.

Quantidade segura
3-Gestantes e lactantes: 200 miligramas de cafeína (cerca de 2 xícaras coado);

Antes de citar qualquer efeito benéfico para saúde, precisamos frisar que este produto não possui cafeína.

Um copo com 240 ml de leite com achocolatado tem de 5 a 10 mg de cafeína, mas essa quantidade pode chegar a 15 ou 20 gramas de acordo com o tipo de chocolate utilizado no preparo da bebida. Basicamente, quanto mais amargo, mais cafeína.

VOCÊ SABIA? Uma lata de 250 ml de Red Bull Energy Drink contém 80 mg de cafeína, aproximadamente a mesma quantidade que uma xícara de café.

O conteúdo de cafeína nas sementes de guaraná (de 2% a 7,5%) é significativamente superior ao presente no café – aproximadamente quatro vezes mais. Quando comparado a outras bebidas estimulantes, como cacau e chá verde, possui teor de cafeína 30 vezes maior.

Estudo de julho de 2021 com 17 mil pessoas aponta que consumo de seis xícaras foi associado ao aumento de risco de demência e derrame. Segundo especialistas, o ideal é consumir até 4 xícaras de café coado no dia.

Mas o recomendado é ingerir uma dose de 2 mg a 6 mg de cafeína por quilo, ou seja, cerca de 280 mg para uma pessoa com 70 kg. O mais comum para quem quer inserir esse pré-treino em sua rotina é iniciar em doses pequenas e aumentando conforme o seu organismo for criando tolerância.

Foi relatado que a ingestão diária extremamente alta (de 1.000 mg ou mais por dia) causa ansiedade, nervosismo e sintomas semelhantes na maioria das pessoas. Inclusive, até um consumo moderado pode causar efeitos colaterais semelhantes em pessoas que são mais sensíveis à cafeína.

Pessoas que ficam intoxicadas por essa substância podem ter os seguintes sintomas: vômito, diarreia, letargia – diminuição da atividade das funções intelectuais, acompanhada de uma sensação de desorientação.

Porém, o consumo em demasia pode causar problemas para a saúde como irritabilidade, dor de estômago e insônia. Segundo pesquisas, o consumo seguro diário para adultos sem nenhuma sensibilidade à cafeína é no máximo de 400 mg da substância por dia, o que equivale a cerca de 6 mg de cafeína por quilo de peso corporal.

O energético Monster tem 120mg de cafeína e o Red Bull tem 116mg. A mais alta concentração é a do Spiker Shooter, que contém 428mg de cafeína em cada 340 gramas, e o Wired X344, com 258mg. Steve ressalta que as bebidas energéticas mais conhecidas geralmente têm menos cafeína do que uma xícara de café.

Por que não devemos consumir energético antes de dormir? Além dos problemas de sono, beber energéticos, principalmente antes de dormir, eleva o risco de outros tipos de complicações e problemas de saúde. Lembre-se de que essas são bebidas ricas em compostos estimulantes, que induzem a um estado de agitação.