Quantos metros posso puxar um fio de energia?

Perguntado por: asalgueiro . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 9 votos

- cabos: 5 metros; - 1000 kv – 5,5 metros; - 15.000 kv – 6 metros; - 36.200 kv – 6 metros.

7,5 metros

De acordo com as normas mais recentes da COELBA, a altura deste poste particular, deve ser de no mínimo 7,5 metros. Além disso, os condutores do ramal de ligação, citados acima, tem que manter uma altura mínima em seu ponto mais baixo, chamada de altura de travessia.

Quanto maior for a corrente elétrica de um circuito, maior deve ser a bitola do cabo; Por outro lado, quanto maior o comprimento do cabo, maior a resistência elétrica e queda de tensão.

Quanto ao calibre ou bitola do cabo condutor (fio), utilize a maior bitola possível, para prevenir possível queda de tensão e aumento da corrente ao aciona-la, devido ao pico de tensão na partida. Eu aconselho a utilizar o condutor de 4 mm² de seção ou no mínimo o de 2,5 mm².

40 da Resolução ANEEL nº 414/2010 que estabelece a obrigação de a concessionária realizar gratuitamente as obras de extensão de rede para fornecimento de energia elétrica em propriedade ainda não atendida – Art.

Distância entre os postes
De modo geral, o vão médio entre os postes deve ser entre 35 metros e 40 metros nas vias públicas.

Princípio de transmissão de alta tensão
Na transmissão de longa distância, perdas de energia são significativas. Para reduzir as perdas de energia, a resistência DC do cabo de transmissão deve ser a mais baixa possível.

O fio 2 5mm 50 metros é fornecido pela KR Materiais Elétricos em práticos rolos ou bobinas com comprimento de 50 metros. Apresenta via condutora única, com bitola ou área de secção nominal de 2,5mm2, fabricada com fios de cobre nu ou eletrolítico encordoados.

O fio 10,0 é mais utilizado para redes de forma geral. O fio 6,0 é utilizado para redes, sub-redes, chuveiro elétrico etc. O fio 4,0 é utilizado para sub-redes de pequeno porte, e distribuição em circuitos ramificados a partir de um condutor maior.

Por padrões, em uma rede com tensão 220 volts, pode ser utilizado cabo 2,5mm e, para rede 127 volts a partir de 4mm, dependendo para qual finalidade será utilizada esta tomada.

40.000,00

– A multa é de 40.000,00. Mas, não há provas de que o “gato” foi feito por membros da diretoria ou qualquer associado. O padrão de luz não está devidamente construído em local que o resguarde da ação de terceiros.

Isso quer dizer que há três fios que “saem do poste” em direção aos imóveis. Dois deles são chamados de fases e possuem tensão elétrica; já o terceiro é conhecido como neutro e não tem tensão. Dependendo de como esses fios são combinados, podemos ter tomadas 127v ou 220v.

O valor irá depender dos requisitos escolhidos acima, sendo assim, podendo encontrar preços de poste padrão de R$640,00 em um modelo econômico, R$2.800,00 em modelos de mais caixas e maior tensão, entre outros preços a serem consultados junto ao fornecedor.

O cabo flex 6 mm suporta corrente de 36,0 ampères sem aquecer. Então, é indicada a utilização de um disjuntor de 40A. O cabo flex 6 mm é altamente indicado para aplicações onde se exigem cabos com maior flexibilidade e bom deslizamento durante a instalação.

Em todas as categorias, a distância máxima permitida é de 100 metros (com exceção das redes 10G com cabos categoria 6, onde a distância máxima cai para apenas 55 metros).

Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².

Nas casas com instalação elétrica 220V, o fio mestre quase sempre é com cabo de 4,0mm². A derivação acontece nas caixas de teto, onde os cabos são derivados para as tomadas e para a iluminação. Os cabos usados para derivação geralmente são de 2,5mm², tanto nas instalações elétricas 127V quanto nas 220V.