Quantos metros do mar pertence à Marinha?

Perguntado por: doliveira6 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

33 metros

Toda obra situada na Costa Marítima Brasileira e na margem dos rios e lagos até onde sofre influência das marés, localizada na faixa de 33 metros, são considerados Terreno de Marinha.

Cobranças. Por se tratar de bem da União, as pessoas que ocupam áreas classificadas como “terreno de marinha” devem pagar taxas. As taxas mais comuns, são conhecidas como laudêmio e foro. Laudêmio, é uma taxa de 5% do valor do imóvel e é cobrada quando ele é comercializado.

O laudêmio é um valor pago sobre a transmissão de imóveis em áreas pertencentes à União, ou seja, à Nação Brasileira. Essa taxa é cobrada principalmente sobre propriedades situadas em áreas da marinha - áreas litorâneas dentro de 33 metros da linha da maré alta.

33 metros

Toda obra situada na Costa Marítima Brasileira e na margem dos rios e lagos até onde sofre influência das marés, localizada na faixa de 33 metros, são considerados Terreno de Marinha.

Os terrenos de marinha são as áreas que contornam as ilhas, as margens dos rios e das lagoas, em uma faixa de 33 metros, contados a partir da posição da linha de preamar-média de 1831, desde que nas águas adjacentes se faça sentir a influência de marés com oscilação mínima de cinco centímetros.

Quando se fala em populações ribeirinhas, pensa-se logo em pessoas que vivem na beira do rio, com uma economia fraca advindas da pesca rudimentar, criação de animais para completar a escassa alimentação (principalmente porcos, galinhas e patos) e uma pequena agricultura familiar de subsistência.

Margem: é o local onde a água se encontra com a terra. Costuma-se utilizar esse termo em referência à beira da água de um rio ou de um lago quando se encontra com a terra; Afluente: é o curso d'água que deságua em um rio principal ou em um lago.

Povos ribeirinhos ou ribeirinhas são aqueles que residem nas proximidades dos rios e têm a pesca artesanal como principal atividade de sobrevivência. Cultivam pequenos roçados para consumo próprio e também podem praticar atividades extrativistas e de subsistência.

Mas como identificar se um imóvel está localizado em terreno de marinha? Segundo o artigo 2º do referido decreto: “São terrenos de marinha, em uma profundidade de 33 metros, medidos horizontalmente, para a parte da terra, da posição da linha do preamar-médio de 1831: 1.

Art. 64. Os bens imóveis da União não utilizados em serviço público poderão, qualquer que seja a sua natureza, ser alugados, aforados ou cedidos. Logo, é possível construir em terreno de marinha.

Os terrenos de marinha, reconhecidos constitucionalmente como bens públicos (CF/88, art. 20, inciso VII), não podem ser adquiridos por usucapião, conforme preceitua o art. 183 da Constituição Federal.

Onde é cobrada
A taxa é também cobrada em outras regiões do Brasil. Os imóveis do litoral, chamados de terrenos de marinha, embora não pertençam à Marinha e sim à União, também estão sujeitos ao laudêmio. Eles estão localizados em uma extensão de mais de sete mil quilômetros do litoral do país.

Em 2021, segundo dados oficiais, a União arrecadou mais de R$ 513 milhões só com laudêmios e taxas de ocupação, que é paga por quem mora em terrenos de marinha. O dinheiro vai para o Tesouro Nacional, não tendo destinação específica.

O parlamentar também reforça que pertence ao ramo de Vassouras (RJ) e, portanto, não recebe a "taxa do príncipe". Mas isso é relativamente recente: o laudêmio passou a ser exclusivo do ramo de Petrópolis apenas na década de 1940, quando Pedro Henrique de Orleans e Bragança, bisneto de D.

almirante

Na Marinha, por exemplo, o posto de almirante, considerado o mais alto, só existe quando há guerras. Além disso, os capitães da marinha são definidos de acordo com o número de conveses de canhão que existem nos navios.

O Arsenal de Guerra General Câmara é uma Organização Militar do Exército Brasileiro, fundada no ano de 1773 na cidade de Porto Alegre, e transferido para a Margem do Taquari, atual cidade de General Câmara-RS.