Quantos metros de profundidade é considerado espaço confinado?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

Alguns exemplos de espaço confinado são: tanques, vasos, esferas, torres, silos, caldeiras, tubulações, túneis galerias, e caixa subterrânea, poços escavação (a partir de 1,5 m de profundidade) porões de subestação, porões de navios, etc.

Espaço confinado são ambientes que não foram projetados para a ocupação de pessoas, por que: O local de entrada e saída é limitado; Tem pouca ou nenhuma ventilação, essencial para remover contaminantes; Deficiência ou excesso de oxigênio.

NBR 16577

A ABNT publicou a norma ABNT NBR 16577:2017 – Espaço confinado – Prevenção de acidentes, procedimentos e medidas de proteção, elaborada pela Comissão de Estudo Especial de Espaço Confinado (ABNT/CEE-225).

De acordo com a NR-33, é considerado um espaço confinado, é um ambiente ou uma área que não são projetados para ocupação humana de forma contínua. Além disso, são áreas ou espaços com entrada e saída limitadas e cuja ventilação existente não é suficiente para a remoção de agentes contaminantes.

Detector 4 gases: essencial para espaços confinados!

  • gases asfixiantes, através da ausência de oxigênio,
  • monóxido de carbono,
  • sulfeto de hidrogênio,
  • metano.

Essa classificação dos espaços confinados em classe A, B ou C, de acordo com a NIOSH (1979), baseia- se nas características do espaço, nível de oxigênio, a inflamabilidade e a toxicidade conforme se visualiza na tabela 02.

Estabelece os requisitos mínimos para proteção os trabalhadores e do local de trabalho contra os riscos de entrada em espaço confinados.

Podemos simplificar essa definição como o trabalho realizado em espaços tão enclausurados que não é capaz de manter uma pessoa em sua plena saúde por grande espaço de tempo, seja pela ausência de espaço ou pela falta de circulação de ar.

De acordo com a NR-33, não é permitido trabalhar sozinho em espaços confinados. A norma aponta que esse tipo de trabalho só pode ser realizado por trabalhadores devidamente capacitados e treinados, que devem trabalhar em equipes compostas por pelo menos duas pessoas.

33.2.1. Esta Norma Regulamentadora se aplica às organizações que possuem espaços confinados, nas operações de entrada e trabalho nestes locais.

Principais mudanças da NR 33 para espaços confinados
Além disso, a partir de agora o supervisor de entrada será responsável também pela implementação dos procedimentos contidos na Permissão de Entrada e Trabalho (PET), assegurando que o vigia esteja operante durante a realização dos trabalhos em espaço confinado.

Norma Brasileira 14606
Criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a NBR 14606 tem como finalidade detalhar medidas de segurança para um espaço confinado específico: tanques subterrâneos.

A NBR 16489 estabelece recomendações e orientações sobre a seleção, uso e manutenção de sistemas de proteção individual contra quedas para utilizar no local de trabalho e prevenir ou reter acidentes.

Os 3 principais tipos de resgates em espaços confinados

  • Qualquer lugar não seja projetado para a ocupação humana contínua;
  • Espaços com meios limitados de entrada e saída;
  • Locais com deficiência do volume oxigênio abaixo de 20,9% do valor em condições atmosféricas normais.

Equipamentos de Proteção Individual
Para um colaborador que atua em um espaço confinado, os seguintes EPIs são essenciais: cinturão de segurança; tripé, guincho resgatador e manual; equipamentos auxiliares para resgate (polia, ascensor, descensor e mosquetão);

Conforme dispõe a NR 35, para que a atividade executada seja considerada trabalho em altura, é necessário estar acima de 2 metros do nível inferior onde há risco de queda.

A Permissão de Entrada e Trabalho é desenvolvida de acordo com o anexo II da NR 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaço Confinado. Pensando na agilidade dos processos dos nossos clientes, desenvolvemos o documento Permissão de Entrada e Trabalho – PET para você baixar gratuitamente e utilizar na sua empresa.

QUANDO VOCÊ PODE ENTRAR EM UM ESPAÇO CONFINADO? Somente quando a empresa fornecer a Autorização na folha de permissão de entrada. Obs.: Esta folha de permissão de entrada é exigida por lei e é executada pelo supervisor. O serviço a ser executado deve sempre ser acompanhado por um vigia.

Segundo a NR-33, no item – 33.3.4.6 o supervisor de entrada pode desempenhar a função de vigia. Mas não o contrário, somente o profissional capacitado para ser supervisor de espaço confinado pode elaborar a PET.

A 80.000 ppm, o CO2 pode ser fatal. Como referência, a OSHA (Administração de Segurança e Saúde Ocupacional) definiu um limite permissível de exposição (PEL) ao CO2 de 5.000 ppm em um período de oito horas e 30.000 ppm em um período de 10 minutos.

O gás sulfídrico é tóxico, altamente denso e, em 8 ppm (parte por milhão), já chega a ser prejudicial à saúde humana. Em 10.000 ppm, é letal, ou seja, os riscos químicos levam à morte.