Quantos meses tinha o calendário antes de Cristo?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Por volta de 2700 a.C., os povos mesopotâmicos elaboraram um calendário com 12 meses lunares, de 29 ou 30 dias.

Numa Pompílio, que por tradição foi o segundo Rei de Roma (715-673 a.C.), discípulo de Pitágoras, instituiu um calendário com base astronômica solar, composto de 355 dias distribuídos por 12 meses. Supersticioso, considerava os dias pares "azarados". Por isso, diminuiu um dia a cada um dos seis meses de 30 dias.

As pesquisas indicam que o primeiro calendário surgiu na Mesopotâmia, por volta de 2700 a.C., provavelmente entre os sumérios, e foi aprimorado pelos caldeus.

Os gregos foram os primeiros a tentar datar o Ano Um. Eles pesquisaram em seus arquivos e decidiram que o Ano Um deveria estar ligado a um evento de importância cultural. Portanto o Ano Um se estabeleceu no primeiro ano que os Jogos Olímpicos foram realizados. Para nós, isso é 776 a.C., mas para os gregos é o Ano Um.

O calendário Juliano foi desenvolvido pelo astrônomo Sosígenes de Alexandria que impôs um ano de 365 dias dividido em 12 meses de duração desigual.

Janeiro

Janeiro é o primeiro mês do ano nos calendário juliano e gregoriano.

A forma mais comum de contar o tempo, não só no Ocidente como na China e no Japão, era apontar os anos desde o começo do mandato dos líderes – faraós, no caso dos egípcios, cônsules e depois césares, para os romanos, magistrados atenienses, reis espartanos, e imperadores chineses e japoneses.

Ali eles desenvolveram o calendário de 12 meses – que às vezes ganha um mês extra para o ajuste com o calendário tradicional. Um dos símbolos mais importantes do Rosh Hashaná é o shofar, instrumento feito de chifre de carneiro que é tocado na data e remonta à época em que os judeus eram nômades.

Sendo além de principal o primeiro mês do ano, o mês de Abib, que surge com a primeira lua nova.

Meses do ano

Português
janeiro fevereiro março abril maio junho julho agosto setembro outubro novembro dezembrojan. fev. mar. abr. maio jun. jul. ago. set. out. nov. dez.Jan. Feb. Mar. Apr. May June July Aug. Sept. Oct. Nov. Dec.

Calendário Chinês

Calendário Chinês
De todos os calendários, o chinês é o mais antigo que se tem notícia. Ele surgiu entre 2697 e 2597 antes de Cristo! Uau! O Calendário Chinês é lunissolar, ou seja, considera tanto os ciclos do Sol como os da Lua.

1 a.C.

SÉCULOS:Século II a.C. — Século I a.C. — Século I
DÉCADAS:50 a.C. • 40 a.C. • 30 a.C. • 20 a.C. • 10 a.C. 0 a.C. • 0 • 10 • 20 • 30 • 40
ANOS:6 a.C. • 5 a.C. • 4 a.C. • 3 a.C. • 2 a.C. 1 a.C. • 1 • 2 • 3 • 4 • 5

O primeiro milénio antes de Cristo começou a 1 de janeiro de 1000 a.C., e terminou a 31 de dezembro do ano 1 a.C.. É o auge das civilizações clássicas da Grécia Antiga e Roma Antiga, sendo uma época de grandes invenções. A população mundial chega a cerca de 300 milhões de habitantes até o fim deste milênio.

O calendário anterior tinha 365,25 dias; o novo calendário passou a ter 365,2425 dias.

O primeiro calendário solar surgiu com os egípcios por volta de 3000 a.C., com uma medição de 365 dias. Atualmente seguimos o chamado calendário gregoriano, que foi criado em 1582 pelo Papa Gregório XIII (1502 – 1585) — daí o nome “gregoriano”.

Como surgiram os meses do ano
Vários povos adotaram o calendário lunissolar, em que cada mês é baseado nas fases da lua (mês lunar) e o ano é baseado nas estações (ano trópico). Este calendário foi usado pelos gregos, romanos, chineses, tártaros, japoneses e judeus.

A necessidade de contar o tempo surgiu ainda na pré-história para o atendimento às questões mais básicas de sobrevivência e, pode-se dizer, tal necessidade continua atual. Nossos afazeres, lazer, trabalho e até mesmo o sono estão atrelados à contagem de tempo para cada atividade.

O calendário juliano foi oficialmente reformado em 1582, pelo papa Gregório XIII, dando origem ao calendário gregoriano que foi adotado progressivamente por diversos países, e hoje é utilizado pela maioria dos países ocidentais.

O sistema foi originalmente baseado nas fases da Lua. Após as reformas de Numa Pompílio, eles passaram a ocorrer em dias fixos. São os dias do mês: Calendas (Kalendae) - primeiro dia do mês, de onde a palavra calendário derivou.

Foi adotado a 15 de outubro de 1582 em todos os países católicos. Os protestantes demoraram um pouco mais a aderir, uma vez que não aceitavam a interferência do papa. A Inglaterra, por exemplo, só passou a segui-lo a partir de 1752.