Quantos meses são 5 semanas de gravidez?

Perguntado por: rrezende . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Ao completar 5 semanas de gravidez, a mulher já está entrando no segundo mês da gestação, ainda não é possível notar a barriga crescendo, mas existem diversos sintomas os quais podem ser tanto sentidos pela maioria das mulheres quanto passar despercebidos, já que existe a parcela que ainda nem descobriu que está ...

É possível sentir o bebe mexendo com 5 semanas? Não, com 5 semanas nem os batimentos cardíacos durante o exame de ultrassom são detectados. É muito cedo para perceber mexidas e pontapés.

As seis semanas de gravidez estão dentro do segundo mês de gestação e trazem mudanças significativas tanto para a mulher quanto para o desenvolvimento fetal.

O final do primeiro trimestre de gravidez (12ª semana), já traz certo alívio em relação aos riscos existentes. Esse é o período mais crítico.

É normal sentir cólica na gravidez? A cólica na gravidez é normal e pode ocorrer durante todo o período gestacional. É mais comum nas primeiras semanas devido ao crescimento do bebê e adaptação do útero a este desenvolvimento. Está presente também no final da gestação, dando indícios do início do trabalho de parto.

O que esperar do primeiro ultrassom
Ele forma-se por volta de 6 a 7 semanas de gestação. Por isso, para que seja mais proveitoso para a mamãe e familiares, a indicação comum é que o primeiro ultrassom seja realizado após este período.

Pode haver sangramento durante a relação sexual em qualquer estágio da gravidez e se acontecer é importante ir à emergência ou falar com o obstetra responsável para afastar maiores preocupações. Esses sangramentos podem ter origem na ruptura de algum vasinho na vagina ou devido ao encostar do pênis no colo do útero.

Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação à placenta sendo que, para ser menina, o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Agora, para ser considerado do sexo masculino, o embrião deve estar do lado direito do local onde se formará a placenta. Confuso?

A barriga ainda não aparece, mas seu bebê se desenvolve muito rápido aí dentro. Ele tem cerca de 6 mm, mais ou menos o tamanho de um grão de ervilha. A coluna vertebral está se desenvolvendo. Além disso, a área que será o rosto está formando protuberâncias.

No início desta fase o embrião tem a forma de um “disco” e mede cerca de 0,4 mm; no final da mesma ele tem a forma de uma “sola de sapato” (a região da cabeça é mais larga e maior que a região da cauda) e mede em torno de 2,5 mm.

Como explicado, pode-se escutar o coração do bebê no ultrassom realizado após a sexta semana de gestação. Assim os batimentos cardíacos são ouvidos, pela primeira vez, no ultrassom obstétrico do primeiro trimestre, o qual faz parte dos exames de rotina do acompanhamento pré-natal.

Muitos deixam de ter as relações sexuais por medo de machucar o bebê, acelerar o parto, prejudicar a gestação e por aí vai. Mas, a verdade é que se a gravidez não for de risco, o sexo está liberado do primeiro ao último trimestre.

No primeiro trimestre, o médico recomenda o repouso relativo e alguns cuidados específicos para evitar quadros de hemorragia e o risco de aborto, segundo o Manual de Acompanhamento Pré-natal da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).

O que as grávidas devem evitar no primeiro trimestre?

  • Não utilizar qualquer medicamento sem orientação médica;
  • Não consumir bebidas alcoólicas ou cigarro;
  • Evitar o consumo excessivo de chás e cafeína;
  • Atividades físicas devem ser orientadas por um profissional;
  • Evitar comer alimentos crus, como carne, peixe e ovos;

Normalmente, os enjoos podem começar em torno da 5ª ou 6ª semana de gestação, mas nada impede que eles ocorram antes ou depois desse período. Há ainda aquelas mulheres que não apresentarão nenhum desses sintomas, como náuseas ou tonturas.

O abdome está bastante dilatado- e isso ainda não é o seu bebê crescendo. Nessa fase, há um aumento da produção de gases no intestino e eles provocam esse inchaço. As freqüentes idas ao banheiro continuam e, muitas vezes, a prisão de ventre se acentua nesse período.

Dor de barriga na primeira metade da gravidez
Na primeira metade da gravidez é muito comum que a futura mamãe sinta dor no pé da barriga. Estas dores são comuns pois é necessário que o útero cresce para acomodar o bebê, a bolsa de líquido amniótico e a placenta.

"Na sexta semana, já é possível realizar um ultrassom por via transvaginal que é quando conseguimos ver o saco gestacional e avaliar as estruturas que indicam se a gestação está evoluindo bem", diz Ellen Freire, ginecologista e obstetra do Fleury Medicina e Saúde.

Entre as semanas 6 e 8 da gravidez: A placenta começa a se formar; O cérebro e a medula espinhal começam a se formar; Os tecidos que formarão o coração começam a bater.

Para fazer um bom pré-natal, é de suma importância iniciá-lo tão logo ocorre a descoberta da gestação. Assim, as consultas podem ser realizadas, inicialmente, uma vez por mês (até a 28ª semana de gravidez). Depois desse período, de quinze em quinze dias (entre a 28ª e a 36ª semana).