Quantos meses são 18 semanas de gravidez?

Perguntado por: ioliveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

13 a 16 semanas de gestação: 4 meses. 17 a 20 semanas de gestação: 5 meses. 21 a 24 semanas de gestação: 6 meses.

Em uma gravidez normal, as mexidas do bebê costumam iniciar entre a 16ª e a 20ª semana de gestação, por volta do 4º ou 5º mês. Porém, na segunda gravidez, é normal a mãe sentir o bebê se mexer mais cedo – entre o final do 3º mês e o início do 4º mês de gestação, por exemplo.

As 18 semanas de gestação são marcadas pelas mulheres pelo aparecimento de manchas e espinhas, principalmente no rosto. Claro que nem todas as mulheres possuem os mesmos sintomas sempre, mas é nesta etapa que é comum começar. Tudo ocorre devido aos níveis hormonais, que estão como uma montanha russa.

Patricia esclarece ser muito comum a barriga de grávida ficar mole devido à retenção de líquido que ocorre no início da gravidez. “Essa retenção de líquido acontece para que a grávida possa aumentar o seu volume sanguíneo e se adaptar à gravidez”, completa.

Durante a gestação, muitas mulheres ficam enjoadas, vomitam muito e não conseguem comer direito. Por este motivo muitas não ganham peso e consequentemente a barriga não cresce. É importante, no entanto, ressaltar que se a grávida não ganhou ao menos 3 kg até o último mês é importante consultar o médico.

Já no segundo trimestre, é realizada a ultrassonografia morfológica. Para a sua realização, o transdutor é deslizado sobre a barriga da gestante com a ajuda de um gel. Realizado entre a 18ª e 24ª semana de gestação, esse exame é o que permite o diagnóstico de malformação do feto com maior precisão.

As mamães que já passaram por uma gravidez geralmente percebem os movimentos mais cedo. É comum que por volta da 16ª semana a maioria já sinta o bebê. Vale lembrar, porém, que a sensação varia de mulher para mulher. Especialmente quem tem mais gordura abdominal pode demorar mais tempo para sentir o feto mexer.

Os estudos mostram que, em média, os bebês podem reconhecer a voz do pai com cerca de 8 meses de idade.

Por volta da 20ª semana, ou 5º mês, é quando o bebê começa a ouvir. Apesar disso, ele só é capaz de processar sons de baixa frequência, e essa função vai se aperfeiçoando conforme a gestação avança. No sexto mês os olhos estão formados e capacitados a olhar em todas as direções.

Recomenda-se inspirar pelo nariz e soltar pela boca para uma respiração diafragmática correta. Após isso apertar delicadamente a barriga (abaixo do umbigo) e sentir onde está o maior volume. Ali naquele local é possível sentir o bebê se movimentar, não por cima da barriga, mas por dentro!

É verdade que a barriga cresce mais (ou mais rápido) na segunda gestação? Essa é uma crença comum entre as tantas que estão envolvidas quando o tema é gestação. Mas a verdade é que a barriga da segunda gravidez não cresce mais, nem em uma velocidade maior do que a da primeira.

Nesse período, o bebê tem suas pernas aumentadas, e passa a desenvolver tecido gorduroso embaixo da pele. É no quinto mês que, provavelmente, os pais saberão o sexo do bebê, já que nesse período a genitália se desenvolve bastante. No quinto mês o bebê tem o hábito de chupar o dedo.

A barriga já começa a ficar dura logo no início da gravidez, entre a 7ª e 8ª semana de gestação. Nesta fase, apesar de não se notar ainda um crescimento, a mulher pode começar a perceber que o “pé da barriga” está mais inchado e mais duro do que antes de engravidar.

Então, se você notar alguma anormalidade, a dica é deitar-se de barriga para cima, marcando o tempo e contando os movimentos. Caso note que ele está se mexendo menos que 10 vezes, num intervalo de duas horas, procure seu médico. Normalmente, quando está tudo bem, é possível contar 10 estímulos em 30 minutos.

O quinto mês da gravidez compreende a semana 20 até a semana 24. No final desse período, o feto estará com 30 cm de comprimento — pesando cerca de 700 gramas. Continue a leitura e veja algumas das transformações que acontecem — com a mãe e com a criança — nesse estágio da gestação.

Na primeira metade da gravidez é muito comum que a futura mamãe sinta dor no pé da barriga. Estas dores são comuns pois é necessário que o útero cresce para acomodar o bebê, a bolsa de líquido amniótico e a placenta.