Quantos meses os pés das grávidas começam a inchar?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

Normalmente as pernas e os pés começam a ficar mais inchados a partir do 5º mês, sendo cada vez mais frequente no final da gravidez. Se além dos pés e pernas inchados a grávida sentir dor de cabeça intensa, enjoos e visão turva ou embaçada deve informar ao obstetra porque estes sintomas podem indicar pressão alta.

Sentir-se inchada é uma reação causada por todo líquido extra que se carrega. A maioria das mulheres grávidas percebe isso nos tornozelos e pés, principalmente depois de ficar em pé por um longo tempo. Você também pode achar que seus anéis estão mais apertados ou que o seu rosto está inchado.

Por fim, é sempre importante analisar o tipo de inchaço: se ele ocorre de forma muito desigual entre as duas pernas, a gestante deve procurar o médico imediatamente, pois isso pode ser um sinal de trombose.

Inchaço na gravidez – Dicas para melhorar

  1. Reduza o consumo de sal. ...
  2. Considere as meias de compressão para gestante. ...
  3. Submeta-se à drenagem linfática. ...
  4. Beba muita água. ...
  5. Evite ficar muito tempo sentada ou em ...
  6. Repouse com as pernas elevadas. ...
  7. Pratique exercícios físicos regularmente.

O sinal que melhor indica o momento do parto é o começo das contrações. No entanto, existem alguns outros sintomas que podem alertar sua aproximação. Sensação de que o bebê está mais para baixo: ao preparar-se para o canal do parto, o bebê desce e pressiona o púbis. Isto pode ocorrer semanas ou momentos antes do parto.

O inchaço ou edema é causado pela pressão que o útero exerce nas veias pélvicas e cava (aquela que recebe sangue dos membros inferiores). Isso traz uma desaceleração da circulação.

Normalmente, o inchaço surge nos pés, tornozelos, mãos e dedos. Por isso, anéis apertados e sandálias que não fecham direito pedem uma conversa com o obstetra. Em alguns casos, ele pode recorrer a exames, como de sangue, testes físicos, aferição da pressão e até ultrassonografia.

O que dá esta impressão é a diminuição do volume de líquido amniótico na bolsa. A compressão final que a gestante sente por causa do crescimento do bebê faz com que os vasos sanguíneos sejam comprimidos e a circulação prejudicada, o que tende a aumentar os inchaços nas extremidades do corpo.

2A barriga da gestante é durinha, afinal o bebê está crescendo e vai ocupando cada vez mais espaço e fica mesmo apertadinho. 3As contrações de Braxton-Hicks, conhecidas como contração de treinamento, acontecem por volta do 3º trimestre da gestação.

Consumir alimentos que diminuem a retenção de líquidos
Os alimentos ricos em água também são uma ótima opção, visto que eles aumentam a ingestão diária de líquidos. Exemplos desse tipo de alimento são as frutas, principalmente a melancia, o abacaxi, a pera, a maçã e o melão. Inclua esses alimentos na sua dieta.

Após a 20ª semana de gestação, é comum que a barriga da mulher fique momentaneamente dura. Isso acontece por conta das contrações de treinamento, chamadas de contrações de Braxton Hicks1. Elas são nada mais nada menos do que contrações que o corpo faz para se preparar para o trabalho de parto.

A síndrome dos pés inchados pode ter diversas causas, dentre elas o sedentarismo, má postura, má alimentação ou indicar problemas mais sérios como a insuficiência vascular ou cardíaca.

Fatores que podem aumentar o risco de pré-eclampsia: Ter diabetes tipo 1 ou tipo 2, pressão arterial elevada ou doença renal antes da gravidez. Ter uma doença autoimune, como lúpus. Numa gravidez anterior, ter tido pressão arterial elevada ou pré-eclampsia.

Os inchaços nos pés costumam incomodar bastante e geralmente estão relacionados à retenção de líquidos, à falta de circulação ou ao sedentarismo. Para aliviar o incômodo e, assim, desinchar, uma das alternativas mais pensadas pelas pessoas é mergulhar os pés em água quente misturada com sal.

Os pés inchados nem sempre indicam algum problema de saúde mais sério. No entanto, se o problema persistir, o ideal será procurar um médico vascular. Muitas vezes, o inchaço nos pés e tornozelo é causado pelo acúmulo de líquidos que pode ocorrer após ficarmos muito tempo em pé, sentados, ou fazermos longas caminhadas.

Com 36 semanas de gestação, está entrando no 9º mês e o bebê já mede cerca de 47,4 cm e pesa cerca de 2,6 kg. Sim, ele já está muito grande e a mamãe sente todo esse vigor em seus movimentos. Agora já um bebê a termo, ele não é mais considerado prematuro.

A data provável do parto é aquela em que a maioria dos bebês nasce: 40 semanas. Mas está tudo bem nascer um pouco antes ou um pouco depois, pois o bebê ainda estará com 9 meses. Depois de 40 semanas, chamamos de “pós datismo”. A literatura mostra que alguns bebês podem chegar até no máximo 42 semanas.

37 semanas: tudo normal
Se a bolsa estourou e a mulher está com idade gestacional igual ou superior a 37 semanas, o feto está maduro e o nascimento se encaminha normalmente.

Saiba se a gestante pode escolher o parto
Como mencionamos, a vontade da gestante deve ouvida pelo médico. De acordo com a resolução Nº 2.144/2016 do Conselho Federal de Medicina (CFM), a mãe pode escolher o tipo de parto, durante as consultas pré-natal.

Os edemas são comuns durante a gravidez e não costumam representar prejuízos à saúde da mãe ou do feto. Porém, existem sinais de alerta que podem indicar um problema mais grave, como quando ocorre logo no início da gestação ou o inchaço é assimétrico (apenas em um lado do corpo).