Quantos meses o bebê pode usar hidratante?

Perguntado por: lbarbosas . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

No entanto, é interessante que a hidratação seja feita desde o início, pois quanto mais cedo a pele for nutrida, mais ela estará protegida. Já o protetor solar, só deve ser aplicado após os seis meses de idade.

Pensando na estrutura, a pele do bebê é igual à do adulto, mas tem menos estrato córneo, que é a camada superficial. Na teoria, não precisa de hidratação, mesmo quando o bebê não nasce prematuro, pois já é uma pele hidratada. Mas, se os pais ou cuidadores quiserem hidratar, isso não vai fazer mal nenhum.

O ideal é usar o creme hidratante a partir dos 6 meses, mas, se a pele for muito seca, vale consultar o pediatra para que ele analise a necessidade de usar antes”, ressalta a pediatra Alessandra Cavalcante Fernandes, do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco (SP).

O tratamento (e medida preventiva) mais importante para pele ressecada e eczema é manter a pele bem hidratada. Lave o bebê todos os dias com água morna, por não mais de 10 minutos, e aplique um hidratante espesso na pele molhada.

Há pediatras que indicam o uso do creme hidratante nos bebês a partir dos primeiros meses. Outros orientam os pais a somente usar o produto quando perceberem que a criança apresenta sinais de ressecamento da pele ou de dermatite atópica, por exemplo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam que até o sexto mês de vida do bebê seja oferecido somente leite materno. Mesmo nos meses mais quentes, de verão, não é indicado dar água, chá, suco ou qualquer outro líquido.

Porém, o recém-nascido ainda é frágil e os produtos devem ser inseridos aos poucos, portanto, o ideal é que ele passe a usar shampoo entre os 4 e 6 meses de vida.

Por que é muito importante hidratar a pele do bebê? Mesmo que a pele do bebê tenha uma certa maciez por natureza e seja lisinha, vários fatores podem agredir sua camada de proteção. Dois dos fatores que podem causar esse tipo de reação são o sabonete e a água quente, por exemplo.

A resposta é não! Os bebês só podem usar produtos que sejam desenvolvidos especialmente para eles. Os hidratantes direcionados para o público adulto são extremamente diferentes daqueles que são desenvolvidos para bebês.

lavar o rosto do bebê uma ou duas vezes ao dia. usar sabonete hidratante específico para os bebês. secar o rosto cuidadosamente. não cutucar ou espremer as áreas machucadas.

Qual idade o bebê pode usar perfume? Como já adiantamos, a idade em que o uso de perfumes para o bebê é liberada é a partir dos dois anos de idade.

Já utilizar talco é totalmente desaconselhável em qualquer situação. “A criança pode acabar inalando o pó, que tem componentes tóxicos capazes de prejudicar o aparelho respiratório da criança”, alerta a pediatra.

Seguro para usar desde o primeiro dia de vida do bebê.

Os produtos para o banho tem fórmula desenvolvida especialmente para os pequenos e contam com ingredientes seguros e que deixam a pele e cabelinhos do bebê super macios. Boti Baby limpa suavemente, tem fragrância leve e pode ser usado desde os primeiros dias de vida do bebê.

Posso usar hidratante na pele do rosto do bebê? O hidratante corporal pode ser utilizado no rosto das crianças desde que ele seja um produto infantil.