Quantos meses o bebê já está formado?

Perguntado por: eduarte . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

Com quantos meses o bebê já está completamente formado? Toda a formação do bebê acontece nas 12 primeiras semanas de gestação. O primeiro trimestre é um período muito importante. Depois os órgãos crescem e amadurecem.

O paladar se desenvolve no terceiro trimestre da gravidez, quando o bebê começa a sentir “sabores” por meio do líquido amniótico. Ao nascer, já é capaz de distinguir o doce, acredita? Mas é por volta dos 6 meses que esse sentido fica mais refinado, devido as papinhas doces e salgadas.

Nono mês de gestação
Todos os sistemas e órgãos do seu bebê já estão desenvolvidos e formados para sua vida aqui fora, e o pequeno já está preparado para chegar a qualquer momento.

Dormir de barriga para cima ou do lado direito não é MITO , pelo peso do bebê e tamanho da barriga , essa posição comprime a VEIA CAVA , dificultando assim o retorno venoso e oxigenação , prejudicando assim a irrigação da Placenta .

O bebê bem estimulado conhece a voz do pai e reconhece essa voz ao nascimento, associando-a ao rosto, o cheiro, o tato. Este vínculo estabelecido durante a gestação é fundamental para o elo psicoafetivo que será amadurecido durante o desenvolvimento.

Tombos e pancadas são as situações mais comuns que colocam em risco a vida do bebê. No entanto, alguns fatores externos como ondas de radiação e roupas apertadas também podem interferir na saúde e desenvolvimento do bebê durante a gestação.

A grávida, geralmente, sente o bebê mexendo pela primeira vez na barriga entre a 16ª e a 20ª semana de gestação, ou seja, no final do 4º mês ou durante o 5º mês de gravidez. Porém, na segunda gravidez, é normal a mãe sentir o bebê mexer mais cedo, entre o final do 3º mês e o início do 4º mês de gestação.

Como é de conhecimento geral, o 1º trimestre é o de maior risco para um aborto espontâneo. Assim, qualquer sintoma que achemos pouco normal, pode deixar-nos imediatamente em “estado de sítio”, com medo de perda.

A gente sabe que a vida do bebê dentro da barriga da mãe é a maior mordomia. O neném não sente frio, nem fome, não precisa tomar banho, não tem que trocar fralda e nada de trabalho. No entanto, se engana quem acredita que ele está ali de férias, só aproveitando a folga. Nada disso.

Dormir de barriga para cima não é recomendado porque o útero acaba causando uma compressão do sobre os vasos sanguíneos do abdome, especialmente sobre a veia cava (que traz o sangue de volta dos membros inferiores para o coração). No entanto, não é nada "grave" ou que possa fazer mal para o bebê.

Alguns médicos recomendam evitar se deitar sobre o lado direito durante a gravidez, já que nesse lado do corpo há uma veia muito importante chamada veia cava, responsável por regressar o sangue ao coração, e a pressão sobre esta pode reduzir o fluxo e causar tonturas.

A gravidez de uma menina dá mais enjoo que a de um menino
Segundo pesquisa realizada pela revista New Science, mulheres grávidas de meninas tendem a ter maior probabilidade de sofrer enjoos fortes ou com maior frequência no começo da gravidez.

As mamães que já passaram por uma gravidez geralmente percebem os movimentos mais cedo. É comum que por volta da 16ª semana a maioria já sinta o bebê. Vale lembrar, porém, que a sensação varia de mulher para mulher. Especialmente quem tem mais gordura abdominal pode demorar mais tempo para sentir o feto mexer.

O feto ganha um enorme número de neurônios, a cada minuto; e a cada dia apura mais seus cinco sentidos. O coração está todo formado. Além disso, ele já se move, mas sutilmente; e seus rins já funcionam. Quanto à mãe, suas mamas crescem consideravelmente, e se apresentam mais sensíveis.

Em tese, as grávidas podem comer todas as frutas que desejarem, inclusive é indicado que elas façam parte da sua dieta para gestante, pois são fontes de importantes nutrientes. A indicação, no entanto, é para não comer frutas e vegetais mal lavados.

Atividade de alto risco de queda, como andar a cavalo, escalar, esquiar ou saltar de paraquedas devem ser evitados durante toda a gestação, pois são exercícios que podem causar traumas na barriga e afetar o bebê, causando complicações na gravides ou até mesmo aborto.

A barriga baixa na gravidez é mais comum durante o terceiro trimestre, como consequência do aumento do tamanho do bebê, mas também pode estar relacionada com fatores como enfraquecimento dos músculos e ligamentos pélvicos, gravidezes anteriores, peso da grávida ou aproximação do momento do parto, por exemplo.