Quantos meses o bebê começa a sentar sozinho?

Perguntado por: bleiria . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Quando os bebês começam a se sentar? Seu filho provavelmente começará a se sentar com ajuda de seis a oito meses. Aos oito ou nove meses, ele aprenderá a sentar sozinho. Lembre-se de que cada bebê é diferente, então o seu pode desenvolver essas habilidades um pouco mais cedo ou mais tarde.

Aos 4 meses, é possível que seu bebê:
Segura a cabeça firmemente enquanto está sendo mantido em uma posição sentada - bem melhor para ter uma conversa com você.

Geralmente, por volta dos quatro meses o bebê senta com apoio. Aos cinco, é comum ver as mãozinhas na frente do corpo ajudando no suporte. Assim, a partir dessa idade até os 10 meses, eles costumam sentar sem apoio.

Se você sentar seu bebê no chão, ele pode tentar "tripé", que é quando ele se inclina para a frente enquanto estende os braços para equilibrar a parte superior do corpo. Este é um dos primeiros sinais de que ele está pronto para sentar. Enquanto estiver nessa posição, seu bebê melhora o equilíbrio.

Geralmente o bebê começa a tentar sentar por volta dos 4 meses, mas só consegue ficar sentado sem apoio por volta dos 6 meses, enquanto alguns bebês conseguem sentar sozinhos por volta de 1 ano de idade.

Movimentos como rotações bruscas do pescoço – que podem acontecer se o bebê for sacudido ou chacoalhado – podem causar sérias lesões na coluna ainda em formação. Os pais e cuidadores devem ficar atentos a sintoma de algum incômodo ao virar, sentar-se ou se deitar.

Seu bebê começa a balbuciar e imitar alguns sons, usa algumas consoantes de forma bem sutil. Ele descobriu que tem controle sobre sua voz e adora testá-la, começa a tão gostosa fase dos gritinhos. Mas não é só isso, ele começa fazer algumas expressões faciais, como franzir a testa e já atende quando chamado pelo nome.

Prefeitura Municipal de Campinas
A pediatra responsável pela Saúde da Criança e Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, Tânia Marcucci de Oliveira, orienta: bebês que tomam exclusivamente o leite materno até os 6 meses de idade não precisam de água.

Normalmente, a maioria dos bebês começam a firmar as perninhas e ficar em pé quando apoiados pelos pais por volta dos 4 meses, mas alguns bebês podem ficar mais firmes antes dessa idade.

SEIS MESES

A orientação geral, defendida tanto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é que os BEBÊS SÓ TOMEM ÁGUA A PARTIR DOS SEIS MESES DE VIDA. Essa recomendação é a mesma para QUEM ESTÁ AMAMENTANDO EXCLUSIVAMENTE, PARA QUEM SEGUE A AMAMENTAÇÃO MISTA OU SÓ COM FÓRMULA.

Habilidades motoras
Quando deitado de bruços, consegue rolar para ficar de barriga para cima. Note que após fazer isso, ele irá mexer e balançar as perninhas. Nesta fase é preciso prestar bastante atenção na segurança do bebê. Afinal, ele está se preparando para, no futuro próximo, sair engatinhando por aí.

Aos seis meses, um bebê pode começar a rir e sorrir com mais frequência, demonstrando uma conexão emocional mais forte com os pais e cuidadores. Além disso, eles podem começar a exibir sinais de timidez ou ansiedade social quando encontram pessoas desconhecidas.

Normalmente, colocar o bebê sentado no carrinho é seguro a partir do momento em que ele aprende a sustentar e controlar a cabeça. Isso geralmente acontece por volta dos 4 meses de idade, embora possa acontecer um pouco mais cedo ou mais tarde.

O bebê de cinco meses e seu desenvolvimento

  • Firmeza no movimento. Aos cinco meses, o bebê, quando estiver de bruços, geralmente já tem a capacidade de levantar braços e pernas. ...
  • Os primeiros sons. ...
  • Demonstrando sentimentos. ...
  • Reconhecendo nomes. ...
  • Visão cada vez melhor. ...
  • Alimentação.

Aos 3 meses, os bebês podem ficar nas cadeirinhas que têm todo o apoio para as costas e também para a cabeça. Entre 5 e 7 meses, podem se sentar com apoio correto para a coluna. Depois dessa idade, já não precisam de suporte para permanecer nessa posição.

7° mês. Nessa fase, o bebê consegue movimentar com facilidade as pernas e os braços, graças aos seus avanços na postura e na coordenação motora. Além de começar a sentar sem apoio, ele começa a iniciar a habilidade de engatinhar.

“É considerado normal sentar antes ou depois disso, até os 10 meses", afirma Saul Cypel, neuropediatra do Hospital Albert Einstein (SP). Os pais só devem se preocupar se, após os 10 meses, o bebê tiver a musculatura do corpo flácida e ainda não ficar sentado sem encosto.

Na sua parte motora já tem controle sobre braços e pernas, consegue pegar objetos usando as mãos e dedos e passa os objetos de uma mão para outra. Aprimorando sua coordenação motora fina. Também tenta se levantar segurando no berço ou sofá, sustenta bem seu tronco e senta-se sozinho e sem apoio.

Esses sons emitidos são ouvidos pelo próprio bebê. Assim, começa o desenvolvimento da fala. Com 6 meses, a criança estará balbuciando. Já aos 9 meses, começará a formular palavras bilabiais como “dada” e, a partir de 1 ano, poderá estar falando palavras como mamãe e vovô.

Os alimentos devem ser oferecidos amassados, raspados, desfiados, triturados e, gradativamente, em pequenos pedaços, até que comece a receber a mesma refeição da família. Coloque tudo separado no prato da criança. Importante nessa fase onde a criança está aprendendo a distinguir texturas, sabores e cores dos alimentos.

Pode deixar, desde que com todo o apoio necessário e por apenas alguns minutos, como se fosse uma brincadeira. Não faz mal para os ossos nem para o desenvolvimento.