Quantos meses equivale a 20 semanas?

Perguntado por: rhernandes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 9 votos

17 a 20 semanas de gestação: 5 meses. 21 a 24 semanas de gestação: 6 meses.

Com 21 semanas a gestante está entrando no 5o mês. Estamos praticamente no meio do tempo gestacional.

A 19ª semana de gestação acontece lá pela metade do 5º mês de gravidez, a barriguinha já começou a crescer há algum tempo e você começa a perceber o ganho de peso de maneira mais acentuada.

Isso significa que a mulher deve engordar em torno de 2 kg nos primeiros três meses de gravidez. Já a partir do 4º mês de gravidez, a mulher deve engordar, em média, 0,5 kg por semana, para uma gravidez saudável.

Ele também já será capaz de ouvir sons e perceber a luz; e seus outros três sentidos também se desenvolverão bastante. Além disso, o bebê tem o hábito de bocejar, chupar os dedos e de brincar com seu cordão umbilical; e é capaz de adotar padrões de dormir bem parecidos com os de recém-nascidos.

Sintomas nas 20 semanas de gravidez
Com o bebê cada vez maior, você pode sentir alterações na área digestiva. Desconfortos e azia, principalmente após as refeições, começam a ser mais presentes.

Ultrassom morfológico do 2o trimestre:
A idade gestacional sugerida para realização deste exame é entre 20 e 24 semanas de gestação. Neste exame podem ser detalhados achados do Sistema Nervoso Central, extremidades esqueléticas, face, coração, rins e outros órgãos internos do feto.

Em casa, pode sempre fazer umas cócegas na barriga ou dar leves pancadinhas com a mão. Entre as semanas 22 e 26, o bebé consegue distinguir a luz da escuridão. Por isso, experimente apontar a luz de uma lanterna à barriga. O bebé provavelmente vai mexer-se para fugir à luz!

Aliás, 22 semanas de gestação são 6 meses, e a famosa barriga de grávida já aparece nesta fase e o bebê vai ganhando forma; mas ainda são muitas as dúvidas sobre essas modificações corporais, principalmente se elas, de fato, são normais ou incomuns.

25 semanas equivalem a 6 meses de gravidez.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

Os primeiros movimentos que se notam na primeira gravidez acontecem cerca do quinto mês. Não é nada estranho se durante este mês o notar pouco. Caso seja a segunda gravidez é normal notar os movimentos um pouco mais cedo, aos quatro meses e meio.

As 18 semanas marcam, exatamente, o meio do segundo trimestre da gravidez. Neste momento, o sistema auditivo do bebê já está quase completo. Isso faz com que ele consiga escutar, por exemplo, os batimentos cardíacos da mãe. Os pais, familiares e amigos também podem “conversar com a barriga” da mamãe.

As 18 semanas de gestação são marcadas pelo aparecimento de manchas e espinhas, principalmente no rosto. O ganho de peso normalmente é acelerado nesta etapa. Por isso, tome cuidado com a alimentação, excessos e tudo que possa aumentar ainda mais, tornar-se exagerado e prejudicar sua saúde durante a gravidez.

Portanto, dê preferência para as carnes magras, aveias, castanhas, frutas, legumes, leite desnatado e feijão!

Durante o primeiro trimestre da gestação, pode haver casos em que as gestantes percam peso, pois é uma fase em que estão com frequentes náuseas e vômitos, características relacionadas aos elevados níveis hormonais próprios da gravidez.

Os alimentos corretos em cada fase são essenciais para o desenvolvimento do bebê

  • Onde encontrar:
  • Ferro: em carnes, fígado, ovos, feijão, lentilha e em algumas hortaliças como espinafre, couve e beterraba. ...
  • Ácido fólico: encontrado em vegetais verdes escuros (espinafre, alface, couve, brócolis), cereais e frutas cítricas.

“O bebê sente a presença do pai através destes momentos do dia a dia: do toque de sua mão na barriga da mãe; do amor que é passado neste momento; da voz pronunciada bem próximo do ventre e acima de tudo da presença emocional do pai, através dos sentimentos positivos que a mãe transmite ao bebê provindos do contato com ...

As mamães que já passaram por uma gravidez geralmente percebem os movimentos mais cedo. É comum que por volta da 16ª semana a maioria já sinta o bebê. Vale lembrar, porém, que a sensação varia de mulher para mulher. Especialmente quem tem mais gordura abdominal pode demorar mais tempo para sentir o feto mexer.