Quantos meses e a gestação de uma cadela Vira-lata?

Perguntado por: imonteiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

9 meses

Enquanto a gestação humana dura longos 9 meses, a gestação de uma cadela é bem mais rápida: em média, dura 63 dias (podendo variar de 58 a 68 dias), independentemente da raça ou do porte do cão.

Alteração no volume abdominal da pet
O crescimento da barriga da cadela, embora demore um pouco para se mostrar, é outro sinal bem evidente de que uma fêmea pode estar prenha.

De maneira geral, a cadela precisa cruzar apenas uma vez para ficar prenha. Só que isto não pode ser considerado como uma regra geral, pois muitas cadelas não ficam prenhes com apenas um cruzamento.

A confirmação da gravidez, no entanto, só pode ser feita por volta do 21º dia depois do cruzamento, quando um veterinário poderá realizar uma ultrassonografia - ou mesmo uma outra avaliação como a palpação abdominal, que é mais econômica mas menos certeira que o ultrassom.

Os testes custam entre R$ 50 e R$ 100 cada, segundo Tiago Papa, diretor associado da unidade de negócios animais de companhia da Zoetis. A princípio, a técnica será de uso exclusivo dos veterinários. Mas espera-se que os próprios donos possam manipular os exames futuramente, desde que haja indicação.

Ao contrário do que muitos pensam, o período marcado por secreções sanguinolentas pela vulva, o proestro, não é o momento certo para acasalar. A fase do sangramento é aquela na qual diversos estímulos hormonais começam a preparar o organismo da pet para a fecundação.

Um dos primeiros sinais de que a cachorra está prenha que pode ser identificado é pelo olfato: algumas cadelas, após terem cruzado com um macho, podem exalar um odor muito específico na parte posterior do corpo. Este cheiro fica mais forte que outros odores comuns durante o período de cio.

O tempo para o nascimento de todos os filhotes pode variar de poucas horas chegando a 24h ou 36 horas. O intervalo entre o início das contrações e o nascimento de cada filhote pode variar entre 10 a 30 minutos.

Outra forma de saber se ainda há filhotes na barriga da cadela, é observar os movimentos dela após o nascimento dos cães. Se você notar que a cadela ainda está tendo contrações e ficar deitada por mais de 30 minutos a uma hora após o nascimento do último filhote, pode ser que ainda há um na barriga.

Eles estão dentro de sacos amnióticos, uma espécie de bolsa cheia de líquido ao seu redor. Seu veterinário também pode fazer um ultrassom para verificar a gestação de cachorro. Isso também é legal para saber quantos filhotes estão lá, pois é possível escutar seus corações.

O corpo da fêmea também passa por mudanças e, isso tende a ser ainda mais intenso se ela ficar prenhe. Com isso, é bem comum que a cadela choramingue um pouco, sinalizando que ela se sente desconfortável. Em geral essa vocalização tem como intuito aliviar o desconforto.

Quanto mais os cachorros cruzam, mais filhotes podem ter e ninhadas com muitos filhotes podem prejudicar a saúde da cachorra. Quando ela não aceitar mais o macho para o cruzamento, quer dizer que seu período fértil chegou ao fim.

Este processo de involução dura cerca de 4 a 6 semanas, por isso, é normal que a cadela continue a sangrar após um mês de nascimento.

Afinal, a cadela fica prenha na primeira cruza? E a resposta é: Depende. A cadela pode ficar prenha na primeira vez, mas nem sempre isso ocorre até porque pode ser que a cruza em si nem aconteça.