Quantos mendigos tem no Brasil hoje?

Perguntado por: lmuniz . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.3 / 5 15 votos

Ipea: população em situação de rua no Brasil supera 281 mil.

Os números consolidados de 2022 apontam pelo menos 281.472 pessoas vivendo nas ruas pelo país, o que representa uma alta de 38% em relação a 2019, período pré-pandemia. O salto foi de 211% em uma década – em 2012, eram 90.480 pessoas sem um teto no Brasil.

A Califórnia, estado mais rico dos Estados Unidos, continua na liderança do vergonhoso ranking de pessoas desabrigadas — são mais de 160 mil indivíduos sem ter onde morar e, infelizmente, essa conta está piorando.

Ainda de acordo com a pesquisa, 70% dessa população é negra ou parda.

A pandemia de Covid-19, a crise econômica e as operações policiais realizadas no centro de São Paulo colaboraram para um aumento expressivo no número de pessoas em situação de rua nas periferias da cidade. Em alguns lugares, como em Perus, essa população cresceu até 555% entre 2019 e 2021.

Hoje, 65,22% da população da China vive nas cidades, mas apenas 45,4% têm hukou urbano.

O termo apropriado para se referir às pessoas nesta condição é “pessoas em situação de rua”. A expressão “morador de rua” remete a uma característica definitiva.

São estimados 5,8 milhões de domicílios em favelas com 17,9 milhões de moradores. A pesquisa quantitativa foi realizada entre 6 e 13 de março de 2023 e entrevistou 2.434 moradores de favela distribuídos em todas as regiões do país.

Ruas sem saída sempre são bem vistas por moradores pelas seguintes características: tem menos fluxo, então há um sentimento maior de segurança, maior tranquilidade, e ao mesmo tempo estão próximas de avenidas de grande movimento.

Segundo dados da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) 2022, o número de mulheres no Brasil é superior ao de homens. A população brasileira é composta por 48,9% de homens e 51,1% de mulheres.

A maior causa do déficit habitacional é a falta de políticas públicas e transformações sociais. As mudanças familiares e o êxodo rural são alguns dos motivos do aumento desse índice.

Finlândia

A Finlândia é o único País que não tem moradores de rua.

Atualmente, não há números precisos sobre o total de pessoas em situação de rua nos EUA. A cifra vinha crescendo ano a ano desde 2017, segundo dados da USICH, órgão que faz levantamentos sobre esse tema para o governo americano. Em janeiro de 2020, havia 580 mil pessoas.

Para quem chega do exterior pela primeira vez, a Coréia do Norte parece ser uma sociedade perfeita: não há mendigos, ninguém joga lixo na rua, o trânsito é civilizado e a população educada e com saúde.

cidade de São Paulo

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2014, realizada pelo IBGE, numericamente a cidade de São Paulo é a mais negra do Brasil, com quase 3 milhões. Salvador é a terceira, com quase 1,8 milhão de negros(as)!

Morador de rua” implica que a pessoa dorme, todas as noites, nas vias públicas. Porém, isso exclui pessoas que pernoitam em unidades de acolhimento ou estruturas públicas. Assim, “população em situação de rua” é um termo mais abrangente.