Quantos lux tem um dia nublado?

Perguntado por: acrespo . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 6 votos

Um dia nublado também tem cerca de 10.000 lux. O problema é que ambientes fechados com iluminação artificial fornecem apenas 500 lux.

Expressa em lux (lx), indica o fluxo luminoso de uma fonte de luz que incide sobre uma superfície situada à uma certa distância desta fonte. Na prática, é a quantidade de luz dentro de um ambiente, e pode ser medida com o auxílio de um luxímetro.

Normas Brasileiras NBR 5413 e NBR 8995-1
Já na seção referente à indústria elétrica, fica estabelecido que o ambiente deve manter 1500 lux de iluminação. Em linhas gerais, em galpões que não demandam trabalho visual criterioso, um bom número de referência é 750 lux.

Lâmpada Led H7 6000K 7800 Lumens Super LED.

Esse valor indica quantos lúmens uma lâmpada produz a cada watt de energia que ela consome. O ideal é sempre identificar esse número e optar pela lâmpada ou LED que emitir maior quantidade de lúmens, consumindo a menor quantidade de energia.

O refletor LED 30W é intermediário e tem fluxo luminoso de 2000 lumens, iluminando cerca de 3 metros.

A iluminação de uma lua cheia elevada, quando então observamos sua máxima iluminação, no céu limpo é aproximadamente 0,3 lux enquanto que o Sol nas mesmas condições produz uma iluminação de 130.000 lux (vide mais sobre tema em stjarnhimlen).

A quantidade de luz visível que chega à superfície da Terra à noite pode variar muito de acordo com o ciclo lunar ou com as condições climáticas. Uma noite de lua cheia e de céu aberto tem entre 0,1 e 0,3 lux, enquanto noites nubladas podem ter entre 0,00003 e 0,0001 lux.

Devemos considerar que na cozinha e banheiro por exemplo, precisa-se de uma luz muito mais clara que a do quarto, nesse caso a quantidade de luz varia de ambiente para ambiente. Pode considerar 300 lux em cozinha residencial, 200 lux em banheiro residencial, 150 lux em quarto e sal, e 100 lux em áreas de circulação.

Por exemplo: considerando uma cozinha de 5 metros quadrados e que a quantidade mínima recomendada é de 300 lux, quer dizer que é necessário encontrar uma lâmpada com pelo menos 1.500 lúmens ou distribuir duas lâmpadas de 750 lúmens.

A fórmula para calcular o lúmen necessário, ou seja, qual lâmpada comprar: lux médio x área do ambiente. Exemplo 1: suponha que a área geral da sala tenha 8m², então, precisaremos calcular: 8×150 = 1200 lumen.

Quartos (geral): entre 50 e 300 lux. Quartos, sobre a cama (para exame ou leitura): entre 350 e 750 lux. Iluminação noturna: entre 10 e 50 lux.

A iluminância não pode ser vista, mas pode ser medida. Pois ao acendermos uma lâmpada o que vemos na verdade não é a iluminância e sim a diferença na reflexão da luz. Para calcular a iluminância é utilizado um aparelho chamado luxímetro.

Outra alternativa é escolher um painel que possua menor fluxo luminoso, o que nos leva ao Painel de LED de 18W , que nos fornecerá 1200lm cada.

A cada estado e cor do material, Kelvin observava a temperatura e, com isso, montou a escala de temperatura de cor, relacionando as temperaturas iniciais: por volta de 3000K, a cor amarela, depois pelo tom esbranquiçado/neutro, em torno de 5000K; e, finalmente, a cor azul, por volta de 6500K.

Isso porque, um lux é igual a um lúmen por metro quadrado (lux = lúmens/m2). Em essência, à medida em que a luz parte do emissor, ela se dispersa por uma área e dessa forma, a quantidade de lux em um ambiente pode se alterar conforme a distância que a luz viaja e do ângulo em que é dispersa.

O lúmen (lm) é uma unidade da óptica do ramo da física que determina a quantidade de fluxo luminoso emitido por uma fonte de luz. Em termos práticos, uma vela libera 14 lúmens, enquanto o sol cerca de 100.000 (lm).

lâmpadas LED

As lâmpadas LED são muito mais eficientes, chegando a ter um desempenho 80% maior do que a incandescente. Consomem uma quantidade menor de energia. Não ficam quentes quando são utilizadas. Possuem maior tempo de duração, chegando a até 45 mil horas de uso.