Quantos lux para leitura?

Perguntado por: arosa5 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Quartos (geral): entre 50 e 300 lux. Quartos, sobre a cama (para exame ou leitura): entre 350 e 750 lux. Iluminação noturna: entre 10 e 50 lux.

Falando em cores, outro ponto bastante discutido é a temperatura de cor ideal para um ambiente de leitura.
...
Temperatura de cor: fazendo a escolha certa

  • 6.000 a 6.500K – Luz Branca (fria)
  • 4.000K – Luz neutra (branco suave)
  • 3.000 a 3.500K – Luz amarela.

A "cor” da luz também é importante: lâmpadas que emitem luz branco azulada (frias) estimulam o trabalho; já as que emitem luz branco amarelada (quentes) são mais relaxantes.

Temperatura de cor
Se você gosta de ler antes de dormir, por exemplo, como falamos anteriormente, uma luz muito branca ou azul pode ocasionar um estado de alerta, sendo bastante prejudicial ao sono. Se a sua usabilidade é focada em estudo ou trabalho, de fato a luz branca é a ideal, como a Bulbo 6500K.

O “light panel” ou painel de luz é um tipo de aparelho para quem quer ler livros no escuro, principalmente à noite, sem ter que ligar nenhuma luz externa. Ele tem uma lente acrílica transparente para colocar em cima do livro, encaixada onde as luzes internas na lateral irão iluminar as páginas.

Pode considerar 300 lux em cozinha residencial, 200 lux em banheiro residencial, 150 lux em quarto e sal, e 100 lux em áreas de circulação. Utilizamos 300 Lux em ambientes que necessitam de um pouco mais iluminação, consideramos 1,42m de espaçamento entre uma lâmpada e outra.

Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.

Verde e azul
O verde tem um efeito que melhora as habilidades de leitura, sendo indicado para locais de estudos ou biblioteca. Se o objetivo é incentivar a imaginação, o efeito calmante do azul pode ser a escolha ideal.

Então, os melhores lugares para se utilizar luzes neutras são em ambientes criativos como: cozinhas, áreas de lazer e escritórios ou outros ambientes corporativos. O seu fluxo de temperatura é de 4000K.

Inclusive quando o local estiver fechado. Além disso, pensando na conservação dos livros, é aconselhado que a temperatura do local fique entre os 20ºC e 23 graus. E se possível, com a umidade relativamente controlada entre 50 e 60%.

Lâmpada LED:
O ideal é que uma lâmpada para ambiente de estudo além de possuir luz uniforme, não aqueça quando estiver em funcionamento. As lâmpadas de LED possuem essas e muito mais vantagens.

a luz da luminária deve estar voltada o livro ou caderno, ou seja, para o material que você está utilizando para estudar. Não coloque a luminária posicionada em direção aos seus olhos, Lembre-se de usar também a iluminação central do ambiente, geralmente, a iluminação de teto, sempre que possível.

Para isso, uma boa dica é utilizar lâmpadas de LEDs. Podem ser lâmpadas frias, e por isso resultam em uma iluminação mais aberta e homogênea. No mercado, você encontra modelos diversificados. São lâmpadas com temperatura baixa, boa intensidade e extremamente econômicas.

“A luz vermelha ajuda a manter ou aumentar o nível de atividade mental sem suprimir a produção de melatonina, hormônio que regula o sono, diferentemente da azul”, diz Mariana.

Melhor luz para dormir: luz vermelha ou âmbar
Esse tipo de luz nos ajuda a nos sentir mais calmos à noite, pois acredita-se que as cores próximas ao vermelho no espectro de luz podem estimular a produção de melatonina, além de também ajudarem a melhorar nosso humor e saúde mental.

Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite. “A luz vermelha tem menos poder de mudar o ritmo circadiano e suprimir a melatonina. Além disso, ela não afeta a visão noturna”, finaliza Dr. Richard.

Para uma leitura mais confortável em ambientes escuros, use uma fonte de luz direcional. Isso aumenta o contraste do material a ser lido e evita o cansaço dos olhos.

A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.

Sala de estar: Iluminação geral 100 lux, para ver a televisão 50-70 e para ler 500. Escadas: Iluminação geral minimo 100 lux.

Um dia nublado também tem cerca de 10.000 lux.

Usar uma luz muito branca, ou seja, uma luz mais fria (acima de 6.000K), pode despertar em vez de ajudar a dormir, por isso geralmente são usadas em locais de trabalho.

Continuar lendo O que é 300 lux?