Quantos lúmens é melhor?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Quanto maior o número de lúmens, maior é a emissão de luz de uma lâmpada. Devemos ter em mente, porém, que nem sempre o maior valor é o melhor. Os projetos apresentam demandas diferentes, diversas alturas e ambientes.

Quanto maior a capacidade luminosa, mais forte é a lâmpada
Para saber o nível de intensidade do fluxo luminoso de uma lâmpada, é preciso procurar em suas especificações quantos lúmens (lm) ela é capaz de reproduzir. Quanto maior for essa quantidade, maior será a quantidade de luz emitida.

O refletor LED 30W é intermediário e tem fluxo luminoso de 2000 lumens, iluminando cerca de 3 metros.

Quanto mais alto for o valor em lúmens, mais intensa é a luz que ela emitirá. O termo tem origem no latim, significando literalmente “luz”. Os lúmens pertencem ao Sistema Internacional de Unidades (SI), atualmente o padrão mais utilizado em todo o mundo. A unidade lúmen é expressa pela sigla Lm.

Basicamente, quanto maior for a quantidade de lumens, mais intensa será a iluminação. Ou seja, em outras palavras, o lúmen diz respeito à capacidade de iluminação de uma lâmpada. A falta de conhecimento desse conceito faz com que o consumidor acabe comprando lâmpadas analisando fatores não tão importantes.

600 lm = lâmpada LED de 6 W = incandescente de 40 W = fluorescente de 12 W; 1010 lm = lâmpada LED de 10 W = incandescente de 68 W = fluorescente de 20 W; 1311 lm = lâmpada LED de 12 W = incandescente de 87 W = fluorescente de 26 W.

A unidade que expressa a eficiência energética é chamada de lumens por watt. Esse valor indica quantos lúmens uma lâmpada ou luminária produz a cada watt de energia que ela consome.

1700 lúmens

Quanto ilumina um plafon de 25W? O plafon LED 25w ilumina em média 1700 lúmens (lm). Se você quer ter uma noção em m² da iluminação da peça, aqui está: é um modelo adequado para locais de 17 m². Já o plafon LED de 24W, por exemplo, é adequado para locais de até 16m².

O lúmen (lm) é uma unidade da óptica do ramo da física que determina a quantidade de fluxo luminoso emitido por uma fonte de luz. Em termos práticos, uma vela libera 14 lúmens, enquanto o sol cerca de 100.000 (lm). Portanto, quanto mais alto for o seu valor, maior será intensidade luminosa.

Os lúmens (lm) são a quantidade de luz emitida por uma fonte luminosa. Essa característica é chamado também de fluxo luminoso. Quanto maior o número de lúmens, maior é a emissão de luz de uma lâmpada. Devemos ter em mente, porém, que nem sempre o maior valor é o melhor.

Por exemplo: um kit xenon 8000K (2550 lumens) iluminará menos que um de 6000K (2800 lumens). A diferença não é tão visível a olho nu, porém, em qualquer tonalidade, o kit xenon iluminará cerca de 3 vezes mais que uma lâmpada halógena comum.

Lúmens (Lm) é a unidade de medida para o fluxo luminoso que uma lâmpada emite. Isso define a capacidade de iluminação de uma lâmpada no ambiente, ou seja, quanto maior a quantidade de lúmens, mais luz terá no ambiente.

Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.

Então uma lâmpada LED de 10 watts vai iluminar pelo menos 1000 lúmens. Pode ser que a lâmpada seja mais eficiente, então é só olhar na embalagem o quanto de lúmens ela diz que tem.

SUPER LED ALTA PONTÊNCIA 50W 6500K 4200 LUMENS CERTIFICADA.

Ela ilumina 1680 lumens com apenas 24W de consumo, sendo ideal para locais de até 16m² .

O Lúmen é a quantidade de luz emitida por uma lâmpada em todas as direções, também chamada de fluxo luminoso, ou seja, o quanto uma lâmpada ilumina um ambiente. Quanto maior esse número, mais luz a lâmpada emite.

"As lâmpadas halógenas são de 20% a 60 % mais eficientes que as incandescentes, com uma vida útil por volta de 5.000 horas", diz o engenheiro eletricista. Fluorescente: Com uma eficiência 80% maior que a da lâmpada incandescente, essa opção é uma escolha certa para quem quer economizar.

Todos os projetores utilizam uma medida de luminosidade padronizada pela American National Standards Institute (ANSI) chamada ANSI Lúmens. O termo "Lúmen" é uma unidade de medida que indica a quantidade de brilho que sai de uma fonte de luz.