Quantos livros Sócrates deixou escrito?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Sócrates não deixou obra escrita. Achava mais eficiente o intercâmbio direto das ideias, mediante perguntas e respostas entre duas pessoas. Tudo que chegou até nós sobre Sócrates veio através do filósofo Platão, seu discípulo, em cujos Diálogos o mestre figura sempre como personagem central.

Ibn Sina o Avicena, médico, filósofo, cientista e polímata persa, morre em Hamadã em 18 de junho de 1037. Escreveu cerca de 300 livros sobre diferentes temas, predominantemente de medicina e filosofia.

O filósofo Sócrates não deixou nada escrito porque ele acreditava que escrever ideias levaria à perda do significado original e que a única maneira de guardar a verdade de seus pensamentos era expressá-las oralmente. Ele argumentava que discutir com outros permitiria uma melhor compreensão e uma apreciação da verdade.

Livro Apologia de Sócrates, de Platão. Apologia de Sócrates é uma obra de Platão, filósofo da Grécia Antiga, sendo uma versão dos discursos proferidos por Sócrates em 399 a.C., durante o julgamento de que foi alvo.

Ele não era ateu mas afirmava que acreditava em uma divindade particular, filha dos deuses tradicionais que ele chamava daimonion que era um ser inferior aos deuses mas superior aos homens.

Conhece-te a ti mesmo

Conhece-te a ti mesmo e a filosofia
A extensão da frase atribuída a Sócrates é conhecida como: Conhece-te a ti mesmo e conhecerá o universo e os deuses. Sendo assim, o motor da filosofia é o “conhece-te a ti mesmo” do próprio conhecimento, é o pensamento voltado para si.

Sócrates não deixou nada escrito, apenas conhecemos seus ensinamentos através de seus discípulos, especialmente por Platão, que transcreveu os pensamentos do mestre em seus célebres diálogos, mesclando-lhes às suas concepções pessoais.

Hoje, não temos escritos deixados diretamente por Sócrates. O que é conhecido do filósofo são relatos de seus discípulos, principalmente Platão e também Xenofonte. Também existem relatos de seus detratores, como Aristófanes, um comediógrafo grego que satirizou a imagem de Sócrates em várias de suas peças.

  • A República
  • Alegoria da Caverna
  • O Banquete
  • Apologia de Sócrates
  • Fédon
  • Timeu

Antoine de Saint-Exupéry

A famosa história escrita por Antoine de Saint-Exupéry é contada em 128 páginas gigantes, que totalizam 250 quilos e consomem 450 m2 de papel. O recorde, registrado no Guinness, foi estabelecido na Bienal do Livro do Rio de Janeiro de 2007. Trata-se do maior livro já publicado no mundo.

Ryoki Inoue

Autor de 1.100 títulos e reconhecido em 1993 pelo Guinness como o homem que mais escreveu e publicou livros em todo o planeta, Ryoki Inoue já viu seu nome em obras lançadas pelos maiores grupos editoriais do país, mas se sentiu desvalorizado, desistiu e resolveu publicar ele mesmo suas próximas obras, criando uma ...

Sócrates

Em 399 a.C., Atenas presenciou o julgamento e a execução de Sócrates, que, apesar de ser o nome mais conhecido da história da filosofia, nunca escreveu um só livro.

Sócrates é uma espécie de mito pois não se conhece nada escrito por ele nem se sabe direito onde e quando viveu boa parte da vida. Provavelmente, nasceu, viveu e morreu em Atenas, entre 469 e 399 A.C.

A grande semelhança existente entre estes famosos personagens da história reside no fato de ambos serem mestres na retórica. Assim como Sócrates, Jesus instigava seus discípulos a desenvolver a arte de pensar e, para isso, usava a arte da dúvida.

Segundo Sócrates, “ninguém sabe o que é a morte, nem se, por- ventura, será para o homem o maior dos bens; todos a temem, como se soubessem ser ela o maior dos males.

Relação entre Platão, Sócrates e Aristóteles
Platão foi discípulo de Sócrates. As ideias socráticas marcaram a trajetória intelectual de Platão, que, por sua vez, foi mestre de Aristóteles.

Tales de Mileto

Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo, o pai da filosofia. É dele a organização do primeiro movimento filosófico, a Escola de Mileto ou Escola Jônica.

Para ele o conhecimento é limitado pela ignorância. Acusaram no de corromper a mocidade, de desrespeitar os deuses e da prática de inovações religiosas. Ele foi preso e conduzido a julgamento. Obrigado a ingerir um veneno de uma planta conhecida como cicuta, que contem um alcalóide a coniína.

Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira nasceu em 19 de fevereiro de 1954 em Belém, Pará, Brasil. Foi criado em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, Brasil. E lá começou a jogar futebol de salão como frentista (no futsal, o jogador que ajeita a bola para que outros finalizem a jogada de ataque).