Quantos livros é possível ler em uma vida?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Uma média de um livro por semana durante 70 anos (é preciso ser um grande leitor para conseguir isto). Dá 3640 livros numa vida.

Para ler 100 livros são necessárias 208 horas.
Um ano comum (365 dias) tem 8760 horas. Independentemente da sua velocidade de leitura, 100 livros é uma média razoável.

Não tente ler vários livros, um atrás do outro, sem nem dar uma pausa entre uma história e outra. É claro que você pode ler 3 livros antes de dormir, mas antes de recomeçar uma história, dê um tempo, nem que seja de 5 minutos! Caso contrário, você poderá confundir uma coisa com a outra, facilmente.

Ler protege a mente hoje e no futuro
Segundo a professora Aline, quando lemos melhoramos o funcionamento cerebral, o que ajuda a “atrasar” sintomas de doenças como demência e Alzheimer. Ela destaca que inúmeras pesquisas comprovam o aumento das as conexões neurais durante a leitura.

Não é novidade que uma das principais características de CEOs e Executivos de sucesso é aprender sempre e ler muito. De acordo com a Inc.com, a maioria dos executivos lê cerca de 5 livros mês ou 60 livros por ano, Nessa lista recomendo os melhores livros para CEOs e Executivos em 2020.

1 – A leitura diária potencializa a sua saúde
A leitura tem a capacidade de reduzir os níveis de estresse, de tal forma que relaxa os músculos melhorando o seu estado de espírito. A leitura frequente pode colaborar para que se tenha uma saúde melhor, facilitando a realização de atividades cotidianas.

Considerando a velocidade média com a qual alguém diz 300 palavras por minuto, um leitor leva cerca de um minuto para terminar uma página. Portanto, para ler um livro de 300 páginas por dia, o leitor médio deveria reservar 35 horas semanais.

A média de livros que Bill Gates lê por ano é de 50. Isso seria o equivalente a um livro por semana, mais ou menos. Se você acha uma meta alta demais, pode adotar uma frequência quinzenal no lugar.

Mudar os hábitos
Estamos falando de realmente querer mudar e colocar isso em prática. O primeiro passo é parar de procrastinar e começar. Todos os dias adiamos algo para amanhã e o dia de começar nunca chega. Para quem deseja ler até 50 livros em um ano esse dia deve começar hoje mesmo.

Quem consegue cultivar o hábito de ler todos os dias, pode facilmente observar que ocorrem melhoras na concentração, aumento da criatividade, ampliação do vocabulário, melhor desenvolvimento da escrita, memória ativa, e muito mais.

A segunda dica para ler 2 livros ao mesmo tempo é ler cada um deles em um momento diferente do dia. Por exemplo, você pode ler um deles sempre pela manhã, antes de ir trabalhar. E o outro à noite, antes de dormir. Esse distanciamento facilita a absorção do conteúdo e ajuda a não misturar as coisas.

Classe social, nível educacional e gênero não influenciavam no resultado final. Portanto, pelas contas avaliadas pelos estudiosos, ler um livro por apenas meia hora por dia já é capaz de aumentar a longevidade.

Ler, pesquisar e aprender obsessivamente pode fornecer uma falsa sensação de realização, sem que o conhecimento seja realmente incorporado e resulte em mais produtividade. Além disso, também pode causar estresse, ansiedade, nervosismo, tristeza, insônia, enxaqueca, insegurança e até depressão.

Pesquisas científicas provam que pessoas que leem mais possuem um vocabulário maior e mais rico, além de terem melhores habilidades verbais, como fala e escrita. O fato de você ler mais faz com que você tenha um maior vocabulário e saiba como utilizar melhor as palavras.

A leitura silenciosa é muito mais efetiva do que ler o texto em voz baixa. Isso se deve ao fato de que, quando você está lendo em voz alta, faz com que o seu cérebro gaste um tempo maior para assimilar a informação.