Quantos livros e capítulos tem o Velho Testamento?

Perguntado por: efreitas6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

O Antigo Testamento tem 929 capítulos e 39 livros; o Novo Testamento tem 260 capítulos e 27 livros. O capítulo mais longo da Bíblia é o Salmo 119, com 176 versículos, e o capítulo mais curto é o Salmo 117, com apenas dois versículos.

O antigo testamento, também chamado de escrituras hebraicas, é a primeira parte da Bíblia, da qual é constituída por 39 livros.

O Antigo Testamento, é a compilação composta pelas Escrituras Hebraicas, contendo 46 livros. Ele é considerado a primeira grande parte da Bíblia Cristã, sendo que a segunda grande parte é chamada de Novo Testamento.

1.189

A Bíblia tem 1.189 capítulos e mais de 31.100 versículos. Mas dizer exatamente quantos capítulos e quantos versículos tem a Bíblia Sagrada não é uma tarefa tão simples.

Em síntese, nos 74 livros da Bíblia católica contamos com 1.328 capítulos e 35.453 versículos. Tirando os 7 livros que os Protestantes não incluem em sua versão da Bíblia, teríamos na Bíblia Protestante 1.189 capítulos e 31.170 versículos.

a divisão em capítulos foi feita por Stephen Langton, em Paris, em 1204-1205. Em 1226 a divisão foi usada em um texto da Vulgata. . a divisão em versículos foi feita por Robert Estienne (citado, em latim, como Robert Stephanus) a partir de 1551, em Paris e Genebra.

Malaquias: Aparece como o último livro do Antigo Testamento nas edições cristãs.

O Antigo Testamento enfatiza a aliança da Lei dada a Moisés. O Novo Testamento é o estabelecimento de uma nova lei em que Jesus é o cumprimento da mesma. A salvação não é mais condicionada aos cumprimentos ritualísticos da Lei, mas a salvação pela fé em Cristo.

27

Levítico é o terceiro livro da Bíblia. Faz parte do Pentateuco, os cinco primeiros livros bíblicos, cuja autoria é, tradicionalmente, atribuída a Moisés. É um dos livros do Antigo Testamento da Bíblia e possui 27 capítulos.

No Antigo Testamento estão os livros de: Pentateuco (5 livros); Históricos (12 livros); Poéticos (5 livros) Proféticos – sub divididos em Profetas Maiores (5 livros) e Profetas Menores (12 livros).

Grande parte do documento, foi escrita por Paulo, autor de pelo menos 13 cartas, no chamado 'Novo Testamento'. Já no 'Antigo Testamento', Moisés, foi quem escreveu os cinco primeiros livros da Bíblia, que também são sagrados para outras religiões, além do cristianismo, como o judaísmo, com os escritos na Torá.

Os profetas maiores são Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Considera-se o Livro das Lamentações como um prolongamento do livro de Jeremias, assim como o livro profético de Baruc. Os profetas menores são Oseias, Amós, Miqueias, Ageu, Zacarias, Joel, Abdias, Naum, Habacuc, Sofonias e Malaquias.

Os 27 livros do Novo Testamento foram originalmente escritos em grego, embora os judeus falassem principalmente o aramaico.

Pentateuco é uma expressão grega que significa "cinco rolos" ou livros. Compreende, na Bíblia sagrada, os cinco primeiros livros do Antigo Testamento: Génesis (origens), Êxodo (do Egito), Levítico (dos levitas, sacerdotes), Números (recenseamentos dos hebreus) e Deuteronómio ("segunda lei").

A Bíblia possui 76 livros divididos entre Antigo Testamento e Novo Testamento.

O Livro de Obadias, também chamado de Livro de Abdias na Bíblia católica, faz parte da Bíblia hebraica, da qual é o menor livro, com apenas um capítulo, vem depois do Livro de Amós e antes do Livro de Jonas.

São eles: Êxodo 20:13; Jó 3:2; Isaías 37:15 e João 11:35. De todos esses versículos, na maioria das traduções Jó 3:2 é o menor versículo da Bíblia.

Repetindo, o Livro dos Salmos não é um texto só. Cada salmo é um texto em separado. Textos que foram juntados e colocados numa coleção que veio a ser considerada como livro. Logo, o Livro dos Salmos não tem capítulos.

O Antigo Testamento tem 929 capítulos e 39 livros; o Novo Testamento tem 260 capítulos e 27 livros. O capítulo mais longo da Bíblia é o Salmo 119, com 176 versículos, e o capítulo mais curto é o Salmo 117, com apenas dois versículos.

livro de Salmos

Trata-se do livro de Salmos, com 150 capítulos, o maior da Bíblia toda.