Quantos livros devemos ler por semana?

Perguntado por: ebittencourt9 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Adapte o que você achar necessário e tente manter a leitura diária por 20 a 30 dias (no mínimo), o que possibilitará que você desenvolva o hábito da leitura (no caso de você não estar habituado a ler todos os dias).

Classe social, nível educacional e gênero não influenciavam no resultado final. Portanto, pelas contas avaliadas pelos estudiosos, ler um livro por apenas meia hora por dia já é capaz de aumentar a longevidade.

Basta estar atento à própria intenção, à necessidade de ler algo por alguma demanda e ao tempo disponível. Com pouco tempo, não adianta ter tantas leituras que não seja possível prestar atenção em nenhuma. Por isso, não há uma recomendação fixa de quantos livros é recomendado ler por vez.

Benefícios da leitura: 5 razões para ler diariamente
Ajuda a exercitar a imaginação e criatividade. Amplia o vocabulário e melhora a escrita. Contribui para a redução da ansiedade e do estresse.

3 – O hábito de ler todos os dias melhora a sua capacidade criativa. O mercado de trabalho é extremamente competitivo, isto é fato. As pessoas mais criativas têm um diferencial a seu favor, dessa forma elas tem muito mais chances de conquistar uma vaga de emprego.

Ler as críticas e resenhas antes de pegar uma obra também pode ser uma boa. Para não perder muito tempo, procure ter sempre uma lista dos próximos livros. O planejamento é importante para não deixar que as leituras fiquem paradas. Mas Tim Ferriss sugere que alguns livros merecem ser lidos mais de uma vez.

Não é novidade que uma das principais características de CEOs e Executivos de sucesso é aprender sempre e ler muito. De acordo com a Inc.com, a maioria dos executivos lê cerca de 5 livros mês ou 60 livros por ano, Nessa lista recomendo os melhores livros para CEOs e Executivos em 2020.

A leitura silenciosa é muito mais efetiva do que ler o texto em voz baixa. Isso se deve ao fato de que, quando você está lendo em voz alta, faz com que o seu cérebro gaste um tempo maior para assimilar a informação.

Considerando a velocidade média com a qual alguém diz 300 palavras por minuto, um leitor leva cerca de um minuto para terminar uma página. Portanto, para ler um livro de 300 páginas por dia, o leitor médio deveria reservar 35 horas semanais.

Considerada por muitos, como sendo um método eficaz para atingir o sucesso, uma hora por dia dedicada à leitura e à aprendizagem, cinco horas por semana é a “arma secreta” que pode fazer a diferença num percurso profissional mais ou menos promissor.

A segunda dica para ler 2 livros ao mesmo tempo é ler cada um deles em um momento diferente do dia. Por exemplo, você pode ler um deles sempre pela manhã, antes de ir trabalhar. E o outro à noite, antes de dormir. Esse distanciamento facilita a absorção do conteúdo e ajuda a não misturar as coisas.

Porém, aqui apresentaremos aos apreciadores algumas vantagens de ler mais de um livro ao mesmo tempo. O primeiro ponto é que lendo dois ou mais livros você está treinando o seu cérebro a absorver mais informações, novas palavras e tudo isso com uma carga mais intensa de novidades chegando ao mesmo tempo.

Pesquisas científicas provam que pessoas que leem mais possuem um vocabulário maior e mais rico, além de terem melhores habilidades verbais, como fala e escrita. O fato de você ler mais faz com que você tenha um maior vocabulário e saiba como utilizar melhor as palavras.

Reduz o estresse
Se aconchegar com um bom livro pode transportá-lo para a magia de outros mundos, longe das preocupações imediatas, reduzindo assim o estresse. Um estudo de 2009 da Universidade de Sussex descobriu que ler apenas seis minutos pode reduzir os níveis de estresse em até 68%.

Antes de dormir, a leitura prepara o organismo para dormir, por meio da diminuição dos batimentos cardíacos e dos níveis de atividade cerebral. O resultado dessa combinação é uma sensação de bem-estar e relaxamento.

OS PROBLEMAS QUE A LEITURA PROLONGADA PODE ACARRETAR A VISÃO
Segundo um estudo feito pela American Academy of Ophthalmology, as pesquisas realizadas revelam que a leitura prolongada pode não apenas acarretar, mais também intensificar os sintomas da “síndrome do olho seco”.

Quem consegue cultivar o hábito de ler todos os dias, pode facilmente observar que ocorrem melhoras na concentração, aumento da criatividade, ampliação do vocabulário, melhor desenvolvimento da escrita, memória ativa, e muito mais.

Amplia o repertório de vocabulário
Além de todos os benefícios para o cérebro, a leitura ajuda a desenvolver as capacidades ligadas ao aprendizado, pois amplia nosso vocabulário, nos faz relembrar regras de ortografia e gramaticais, favorece a melhora da escrita e auxilia no desenvolvimento do nosso senso crítico.