Quantos litros tem que ter uma mala de mão?

Perguntado por: lbarros . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

A quantidade máxima de líquidos não pode ser superior a 1 litro e cada passageiro pode levar somente uma bolsa.

O peso máximo é de 10 kg independente da classe de voo. As dimensões máximas permitidas são de 55 cm x 35 cm x 25 cm (altura, largura e comprimento), incluindo bolsos, rodas e alça. A sua bagagem não pode ultrapassar os 158 cm lineares, que é a soma de comprimento, largura e altura da sua mala.

Um tempo atrás um fabricante de mochila "lançou" a seguinte "fórmula", para cada 5l , 1kg...ou seja, uma mochila de 35l aguenta 7kgs, de 50l aguenta 10kg e de 75l-15kgs.

É possível levar bagagem de mão e mochila? Sim, qualquer voo permite que o passageiro leve uma bagagem de mão e uma mochila como item pessoal. No entanto, as mochilas não devem ser as de carga e sim simples, de poucos litros.

Para embarque nacional, as malas devem ter as seguintes medidas: 55 cm de altura x 35 cm de largura x 25 cm de profundidade, seguindo os limites da IATA, sigla em inglês da Associação Internacional de Transporte Aéreo.

Ou seja, se você não quer ter que se preocupar se sua mala vai caber ou se vai extrapolar o limite de peso para bagagens de mão, ela deve medir no máximo 45 cm de altura por 35 cm de largura e ter 20 cm de espessura. E deve pesar, no máximo, 8 kg.

Segundo a ANAC, os líquidos devem ser armazenados em embalagens de até 100 ml. O limite máximo permitido é de 1 L ou 10 frascos de 100 ml. Os produtos devem ser armazenados em uma embalagem plástica transparente para facilitar a inspeção dos agentes nos aeroportos antes do embarque.

É possível levar um par de sapatos, cinco camisas, três calças, um blazer, além de roupas íntimas e itens de higiene.

A bolsa pessoal não deve ultrapassar as seguintes dimensões: 35 cm x 20 cm x 55 cm. Já para a mala de mão de até 10 kg, é preciso ter cuidado com as seguintes proporções: 35 cm x 25 cm x 55 cm. Para evitar problemas, o ideal é pesar a bagagem antes de ir ao aeroporto.

A bagagem de mão deve ter as seguintes dimensões máximas, tanto em voos nacionais quanto internacionais: 55 cm X 35 cm x 25 cm (incluindo alças, rodinhas e bolsos externos). É preciso respeitar também o peso limite: 10 kg para voos dentro do Brasil ou que tenham o país como origem ou destino.

Simples de usar, basta pendurar a bagagem de mão no gancho, levantá-la e, assim, identificar o peso correspondente. Se passar de 10 kg, já sabe: alguns itens vão precisar ser retirados ou a mala será despachada.

Roupas: leve apenas o necessário na bagagem de mão
Por isso, utilize o bom senso e não tenha dó de deixar algumas peças de fora. Coloque na mala somente o necessário e uma pequena sobra para emergências.

A resposta é sim, é-lhe permitido levar perfumes para a cabine do avião e levá-los consigo na sua bagagem de mão.

Você pode levar na bagagem de mão líquidos em geral (perfume, pasta de dente, gel, creme, esmalte, desodorante antitranspirante…), porém se atente a quantidade permitida. Em voos domésticos não há restrição, pode levar como e quanto desejar, desde que dentro do peso e volume definidos.

Quem preferir levar uma mochila no avião deve estar atento às dimensões máximas permitidas. Se essa mochila for a bagagem de mão, ela deve ter as medidas limites de 35 cm de largura por 25 cm de comprimento e 55 cm de altura e por lei cada passageiro pode levar até 10 kg sem custo extra.

Itens de higiene em aerossol podem ser levados, mas tem regras, que são: só pode até 4 frascos de no máximo 300 ml ou 300 gramas cada. No caso de voos internacionais, como o limite de líquidos é de 100 ml, só é permitido um frasco de desodorante aerossol que tenha 100 ml ou menos na embalagem.

O peso da bagagem em voos internacionais é de 64 kg (duas malas de 32 kg cada) para países que tenham franquia por peça ou 20 kg no caso da franquia por peso. Nos voos nacionais (domésticos), o passageiro pode levar até 23 kg de bagagem no porão, fora a bagagem de mão, que vai junto com ele na cabine.

Levar uma nécessaire com itens básicos de higiene, como escova de dentes, pasta e fio dental, pode ser uma boa ideia, principalmente se o voo for longo. Além desses, acrescente outros produtos que você considera essenciais.

A Resolução Número 207, de 2011, da ANAC, diz que não há nenhuma restrição quanto ao transporte de frascos vazios. Isso significa que você pode levar, por exemplo, uma garrafa de água vazia e, depois de passar pelo raio-x, enchê-la com água do bebedor da sala de embarque do aeroporto.