Quantos litros de gasolina tem quando começa a piscar?

Perguntado por: esales . Última atualização: 4 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Quando a luz da reserva começa a piscar? Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a reserva não é um pequeno tanque dentro do veículo: ela é a quantidade mínima de combustível estipulada pelo fabricante, podendo variar de acordo com o modelo do carro. No geral, a reserva tem entre 3 a 10 litros de combustível.

A luz acende pelo veículo não reconhecer o combustível, tanto por estar fora dos padrões e de má qualidade, como também até mesmo em situação normal, depois de uma mudança brusca do álcool para gasolina no abastecimento. Mesmo que o carro ainda rode, o indicado é ir diretamente sanar o problema.

3 dicas de como ler o marcador de combustível

  1. Não considere a leitura quando estiver em ladeiras ou inclinações. Como explicado, a boia dentro do tanque se movimenta de acordo com a quantidade de combustível. ...
  2. Faça o cálculo de acordo com autonomia indicada pelo fabricante. ...
  3. Evite rodar constantemente com o tanque baixo.

Reserva do tanque: não há um padrão
Na verdade, não existe um padrão, nem mesmo por fabricante, sobre qual a porcentagem de litros que os carros precisam ter na reserva do tanque. O que há, por outro lado, é uma média, que varia de acordo com o tamanho do carro.

O mais provável é que seu carro esteja com um problema no sistema de medição do nível de gasolina. Uma das possibilidades é a boia, responsável por informar o sensor do nível de combustível quantos litros há no compartimento, estar com defeito.

Consumo na cidade: 7,3 km/l (etanol) e 10,4 km/l (gasolina). Consumo na estrada: 7,7 km/l (etanol) e 10,9 km/l (gasolina).

Para saber o valor do combustível por quilômetro é simples, basta dividir o valor médio do litro da gasolina pelo consumo médio do carro. Exemplo: Se a gasolina custa R$ 6,50 e o seu carro roda 12 km com um litro, a conta fica assim: 6,50/12 = 0,54 — esse é o valor gasto por quilômetro.

Neste caso, é preciso apenas dividir a distância pelos litros gastos, veja o exemplo: um carro que informa consumo de 8,2 l/100 km, basta dividir 100 por 8,2 que se chega a média de 12,2 km/l (arredondado).

Contudo, todas as luzes do painel piscando ao mesmo tempo não é nada normal e pode indicar falhas de sensores elétricos ou ainda mais graves. Por isso, é muito importante procurar ajuda especializada o quanto antes, uma vez que ignorar o problema pode comprometer de vez o funcionamento do carro e encarecer a solução.

É perigoso andar com a luz da injeção acesa? Sim. Quando a luz da injeção eletrônica não apaga significa que há um problema no componente da injeção eletrônica. Portanto, você deve levar o automóvel à uma oficina mecânica mais próxima, porque o carro pode correr o risco de uma pane elétrica.

Não há um padrão. A quantidade da reserva depende do modelo do carro, mas geralmente fica entre 5 e 8 litros. Na maior parte dos carros 1.0 é de 5 litros. Ao contrário do que alguns pensam, não trata-se de um tanque extra.

Luz do painel acesa
Todos os veículos contém um painel com a presença de um indicativo do combustível. Quando o combustível está acabando, ou seja, chegando na reserva, a luz de advertência se acende no painel e indica ao condutor de que é preciso abastecer.

Como o frentista sabe que o tanque está cheio
Essa medição é possível graças ao cânister, peça obrigatória que fica entre o tanque de combustível e a admissão do motor em todos os carros produzidos a partir de 1989 em diante.

Para chegar ao resultado, basta dividir quantos quilômetros você deseja rodar pela eficiência energética do carro. Com isso, temos 50 km ÷ 10 km/l = 5 litros. Assim, o carro com uma eficiência energética de 10 km/l precisa de 5 litros para percorrer uma distância de 50 quilômetros.

A luz do painel referente ao combustível estará acesa caso seu carro atinja o nível da reserva. Para isso não acontecer, lembre de ficar atento a quantidade de combustível marcada no painel.

O levantamento feito pela Webmotors apontou que o tanque médio de um carro de passeio com motor à combustão no Brasil (etanol, diesel ou gasolina) é de 55 litros.

Em alguns carros, primeiro a luz acende e depois de algum tempo ela começa a piscar, indicando que a reserva está em nível crítico. Nesse momento, é melhor não usar a regra de só abastecer no posto de determinada bandeira. O melhor posto será aquele que estiver mais perto.

Dessa maneira, o tanque da partida a frio deve sempre estar abastecido com gasolina, que tem o ponto de fulgor (menor temperatura em que um combustível libera vapor) muito menor do que o álcool.