Quantos litros de água vai no sistema de arrefecimento do Palio?

Perguntado por: sbarreto4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Informações do produto

MarcaParaflu
Número de peça3001
CorRosa
Volume da unidade1 L
ModeloKit Aditivo + Agua Desmineralizada 5 Litros.

Assim sendo, utilizar de 4 a 6 litros para cada 10 litros de capacidade do sistema.

Sim, é normal, pois mesmo que essa “água do radiador” não chegue a ferver, o motor trabalha com temperaturas mais elevadas e, por isso, ela se aquece e tem uma evaporação normal.

Exemplo: para um sistema de 6 litros, utiliza-se 4 litros de água para 2 litros do aditivo.

O radiador deve ter pelo menos 1 litro de aditivo e o restante deve ser completada com água pura, dessa forma o aditivo deve ser misturada a água do radiador, os fabricantes devem indicar o melhor para o seu veículo. Evite marcas desconhecidas, já que as porcentagens das substâncias podem ser diferentes.

Informações do produto

MarcaParaflu
Número de peça10-3004 Pronto para Uso
CorRosa
Volume da unidade1 L

Para preparar a mistura de água e fluido aditivo de radiador, é preciso seguir a proporção recomendada pela empresa fabricante do veículo — em média, essa medida é de 60% de água e 40% de fluido. Nunca preencha o reservatório apenas com água, pois isso pode causar diversos problemas ao sistema de arrefecimento!

O ideal é usar água desmineralizada ou tratada e seguir a diluição recomendada pelo fabricante do veículo, que na maioria dos casos é de 40% de aditivo para 60% de água. Além disso, é importante ficar atento ao nível de água no reservatório.

Ex.: para um sistema com capacidade total de 5 litros, utilize 2 litros do Protetor R1923 e 3 litros de água (recomendamos a diluição com Água Desmineralizada Radiex A902).

Olá, a capacidade desse reservatório é 2 litros.

Caso haja um volume excessivo, o líquido se torna corrosivo. “Nas revisões periódicas a limpeza do sistema de arrefecimento é realizada. Torna-se necessário ler o manual do veículo para saber o momento certo de fazer a manutenção”, diz Edson Maia.

Responsável pelo resfriamento do líquido de arrefecimento, o radiador também pode ser a causa da vazão de água no veículo, isso graças a diversos fatores. Entre eles, podemos destacar um furo na estrutura do equipamento, um defeito na tampa ou até mesmo algum vazamento nas próprias colmeias.

“O normal seria não baixar nunca. Mas há sistemas que tem pequena perda por evaporação, o que podemos considerar comum completar o líquido entre as marcas mínimo e máximo em até 200 ml em uma semana”, diz.

1- Água da torneira, não!!!
Não se deve utilizar água de torneira para se misturar ao aditivo, pois contém cloro e sais minerais que podem provocar danos ao sistema de arrefecimento, como incrustações e corrosões.