Quantos litros de água um pé de coqueiro precisa por dia?

Perguntado por: asales . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 16 votos

Estudos em andamento em Paraipaba - CE indicaram, em plantas jovens de coqueiro-anão irrigados por microaspersão, um consumo de água variando de 8 a 12 litros/planta/dia nos primeiros seis meses após o plantio, de 12 a 28 litros/planta/dia dos 7 aos 12 meses, e de 30 a 55 litros/planta/dia dos 13 aos 18 meses de idade ...

Regue a planta a cada dois dias
Aqui, a principal indicação é prezar pelas regas, já que essas plantas precisam de água constante para continuarem vivas e saudáveis. No caso dessas espécies, o indicado é realizar a rega a cada dois dias — com exceção dos períodos que o sol estiver muito intenso.

O ideal é regar as plantas a cada três ou cinco dias. Mas é importante entender que a quantidade de água está relacionada ao seu desenvolvimento. Quanto maior a árvore for, maior é a rega. A planta grande pode pedir até 20 litros de água durante a rega semanal.

O consenso geral entre os especialistas é que o melhor é regá-las pela manhã, se possível. À medida que a temperatura sobe e o sol sai, as plantas começam a transpirar e a perder água por evaporação.

É muito importante que você realize regas a cada quinze dias, pelo menos. Sendo plantas tropicais, elas precisam de um solo apenas umedecido. Então, tente não encharcar demais a terra onde vai plantar a palmeira. Se notar que as folhas estão ficando amareladas, diminua a quantidade de água.

É RECOMENDADO USAR SAL DE COZINHA NO OLHO DO COQUEIRO? Não. Ele contém apenas um elemento necessário para o coqueiro desenvolver e produzir satisfatoriamente, que é o cloro. Os elementos mais exigidos pelo coqueiro são: potássio, seguido de nitrogênio e em terceiro lugar o cloro.

Para alcançar uma boa produção, o coqueiro necessita de condições adequadas de solo, com boa disponibilidade de água, nutrição equilibrada, temperatura e umidade relativa do ar elevadas, além de boa luminosidade.

Cuidados com a rega do coqueiro em vaso
O solo precisa estar sempre úmido para favorecer a absorção dos nutrientes pela planta. Entretanto, é preciso atenção para não deixá-lo encharcado, pois há risco de apodrecer as raízes. Regar a terra de duas a três vezes por semana é o suficiente.

O Amarelecimento Letal é uma praga quarentenária ausente no Brasil. É uma doença causada por fitoplasmas transmitidos por insetos e ataca coqueiros e outras palmáceas. Ela já atingiu coqueirais da África, Costa Atlântica, América do Norte e várias ilhas da América central e Caribe.

A adubação deve ser feita com base na análise de solo, e recomenda-se utilizar até 800 g de superfosfato simples, acrescido de 100 g de óxido de magnésio (30 % de Mg) e 20 g de bórax (10 % de B), devem ser misturados com a terra da superfície.

Em sequeiro, o sistema radicular do coqueiro-anão verde, em fase de produção, concentra-se principalmente entre as profundidades de 0,2 a 0,6 m e cerca de 90% das raízes encontram-se até uma distância de 1,5 m do tronco.

100 anos

O Coqueiro é uma planta de longa duração que podem viver tanto quanto 100 anos.

Podem ser utilizadas águas de alta salinidade no cultivo de coqueiro Anão, em condições de textura arenosa do solo e de altas precipitações pluviométricas resultando em níveis salinos do solo inferiores aos das águas de irrigação.

Também é importante fazer adubação orgânica anual com esterco, ou outra fonte, na quantidade de 10 a 20 quilos por coqueiro adulto.

A cobertura morta com folhas secas de coqueiro é uma das muitas variações dessa prática e pode ter importante papel na gestão dos sistemas de produção de coco, pois, além de promover a reciclagem de nutrientes de folhas secas que seriam descartadas, ajuda na economia de água e de insumos químicos (nutrientes e ...

Já o excesso de água pode ser percebido se as pontas das folhas e brotações estiverem queimadas, se os talos ficarem enrugados e sem brilho, com a superfície da terra nos vasos brilhando e queda de folhas verdes. Se as paredes dos vasos estiverem com excessiva formação de limo, também fique atento.

Não existe recomendação sobre a frequência da rega, mas dependendo das mudanças climáticas há mais ou menos perda de água. Confira suas plantas a cada dois dias. Se você colocar os dedos na terra e ela estiver seca, molhe novamente. Não é necessário molhar as folhas, pois a umidade pode ocasionar doenças.

O recomendado é que a quantidade de água seja algo em torno de 500ml por planta a cada rega, e mesmo assim essa quantidade pode variar bastante de acordo com o tamanho do vaso e das condições climáticas na estufa (temperatura e umidade).

Uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia.

Uma árvore adulta, explicou ela, pode absorver do solo até 250 litros de água por dia.

Existe ainda uma indicação de aplicar sal no olho do coqueiro (inserção de folhas novas) exercendo algum efeito de repelente às pragas do coqueiro.