Quantos litros de água ressaca?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

“É importante beber água entre as doses de bebida alcoólicas que for consumir e, sempre que possível, consumir pelo menos 500 mL de água antes de dormir para diminuir a ressaca”, ressalta Ceni.

A falta de água só piora a ressaca. Desidratado, seu cérebro vai começar a reclamar e, advinha, dor de cabeça! Seu corpo, sem água, também se ajusta e acaba diminuindo a agilidade em várias funcões. Ou seja, a desculpa de que não precisamos beber água antes, durante e depois de beber cerveja é furada.

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.

Os alcoólatras graves podem ter delirium tremens quando param de beber. Delirium tremens é um conjunto de sintomas graves de abstinência de álcool que geralmente afetam pessoas com alcoolismo em estágio avançado. Esses sintomas podem incluir confusão, alucinações e tremores.

Beber tudo de uma só vez
Pode parecer estranho, mas ingerir a quantidade de líquido necessária no dia de uma só vez é um erro e pode trazer sérias consequências à saúde. Ao bebermos muita água num curto espaço de tempo, podemos levar nosso corpo à hiponatremia.

Como os rins só conseguem produzir um máximo de 600 ml de urina por hora, caso o indivíduo por algum motivo resolva consumir 5 litros de líquidos de uma só vez, a quantidade de água excessiva irá se distribuir nas células, provocando inchaço das mesmas em uma quadro potencialmente fatal chamado intoxicação por água.

Beber água para reidratar, tomar um analgésico para a dor de cabeça e fazer refeições ligeiras para o estômago recuperar pode ajudar. Para as náuseas e vómitos há que prevenir a desidratação e acalmar a irritação do estômago.

Banho frio cura a ressaca? Tomar banho frio deve aliviar a sensação de mal-estar, mas não faz o fígado trabalhar melhor, não ajuda na hidratação, não melhora o nível de açúcar no sangue. Então, não pode ajudar em nenhum sintoma da ressaca.

A água de coco é a mais hidratante, pois é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros nutrientes. O potássio encontrado na água de coco é um nutriente importante para manter em equilíbrio a quantidade de sal e água que os rins excretam.

Embora a sensação de mal estar diminua, o corpo continua a sofrer com os efeitos da intoxicação pelo álcool caso você não dê a devida atenção à alimentação no dia seguinte. “Os refrigerantes fazem com que o álcool em excesso se dissipe e isso alivia a sensação ruim.

Beba água.
Se você estiver muito embriagado e precisar ficar sóbrio rapidamente, apenas pare de beber ou usar drogas imediatamente e tente hidratar-se. A água ajudará a remover as substâncias tóxicas de seu organismo. Jogue um pouco de água fria no rosto, principalmente se você tiver usado algo além de álcool.

O álcool exige do nosso corpo um tempo para fazer a metabolização (que ocorre no fígado) e o doce ou o café não irão interferir nesse processo. A cafeína pode deixar a pessoa um pouco mais “ligada” e o açúcar oferece mais caloria, já que quem bebe, normalmente, acaba não comendo nada.

“O ideal é seguir uma alimentação mais natural possível, fracionada em seis refeições, com pequenas porções leves (cozido, assado ou grelhados) e evitar consumir mais gordura. Além disso, se hidratar muito e consumir legumes, verduras e frutas”, explica.

Os sintomas mais comuns da ressaca são dor de cabeça, náuseas, problemas de concentração, boca seca, tontura, desconforto gastrintestinal, cansaço, tremores, falta de apetite, sudorese, sonolência, ansiedade e irritabilidade.

Para quem vivencia a ressaca ela é difícil de lidar e pode durar por até 24 horas. Seus primeiros sintomas aparecem de seis a oito horas após o consumo excessivo, isso se você não continuar o consumo de bebidas nesse meio tempo!