Quantos litros de água para regar um pé de laranja?

Perguntado por: eilha . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Cada pé consome 50 litros de água.

Sobre a irrigação, a laranjeira gosta de um solo úmido, mas não encharcado. Por isso, regue-a conforme necessidade. A adubação também é importante para o desenvolvimento da árvore e deve ser feita a cada dois meses. Não se esqueça da poda para as partes mais saudáveis da planta se desenvolverem melhor.

Uma árvore adulta, explicou ela, pode absorver do solo até 250 litros de água por dia.

As laranjeiras possuem certas necessidades de nitrogênio, fósforo, potássio e cálcio. Alguns microelementos também são necessários (ferro, boro, magnésio, alumínio, manganês, zinco e cobre).

Como a laranjeira leva um tempo considerável para dar os frutos. A média é de 24 meses após o plantio.

Leve em consideração que algumas plantas demandam menos água, para saber isso, verifique quais as características das plantas: geralmente as que tem folhas mais suculentas não requerem água todos os dias (um exemplo disso seria o Kalanchoe). As plantas de folhas largas e finas, regue sempre!

Cálculo do tempo de irrigação
Nesse caso, a fórmula utilizada nada mais é do que o TI (tempo de irrigação) igual ao valor do ETCa (acumulado) dividido pela intensidade de aplicação dos emissores.

A melhor época para podar laranjeiras costuma ser o início da primavera, entre setembro e outubro. Elas não precisam de tanta manutenção em outros momentos do ano. Comece a poda removendo os galhos que estão mortos ou morrendo. Depois, tire os que estão em excesso — mas sem passar de 20% do total.

Doenças fúngicas, pragas, estresse hídrico, alcalinidade do solo e baixos níveis de ferro, nitrogênio ou magnésio no solo são as causas mais comuns. Cada um dos mencionados fatores sozinhos (ou em combinação com outros) pode fazer as folhas da sua laranjeira ficarem amarelas.

Quando cultivadas em vasos, as frutíferas pedem mais regas do que quando plantadas diretamente na terra. É importante garantir umidade suficiente para o desenvolvimento delas, mas sem encharcar o solo pois isso pode comprometer as raízes. Ao regar, direcione a água sempre na terra, e não sobre as folhas.

7 a 6.0 0 l árvore- , sendo o consumo médio de plantas adultas e sadias de 50 a 90 l planta- dia- , no inverno, e de 90 a 50 l planta- dia- , no verão.

O eucalipto como qualquer outra árvore consome mais água na fase inicial de crescimento.

"Uma árvore de 30m com diâmetro do tronco de meio metro na base, produz uns 2721 kg de oxigênio, suficientes para que duas pessoas respirem por um ano". Environment Canada: "Em média, uma árvore gera 117 kg de oxigênio anualmente. Duas árvores maduras geram oxigênio para uma família de 4 membros por 1 ano".

Fertilize as laranjeiras com fertilizante específico de fruta ou fósforo e potássio no início do período de frutificação para encorajar uma melhor frutificação e amadurecimento. Os pés de laranja precisam de recursos adicionais para dar frutas, e dará laranjas maiores e mais doces se receber uma nutrição correta.

Dilua 100 ml de leite em 1 L de água. "Borrifando nas folhas, essa água com leite atuará como fungicida. O líquido possui vários sais e aminoácidos e seu uso torna as plantas mais resistentes e evita o aparecimento de bichos causadores de doenças. Se aplicada no substrato, servirá como fertilizante", explica Gabriela.

9 árvores frutíferas que crescem rápido

  • Jabuticabeira. Que tal uma árvore de origem brasileira? ...
  • Limoeiro. Os frutos da árvore de limão começam a aparecer em cerca de 3 anos após o plantio. ...
  • Laranjeira. ...
  • Ameixeira. ...
  • Aceroleira. ...
  • Mangueira. ...
  • Goiabeira. ...
  • Pitangueira.

Uma laranjeira madura e saudável produz 200-350 laranjas. Entretanto, produtores experientes de laranja, após anos de prática, conseguem colher entre 400 a 600 laranjas por árvore.