Quantos litros de água para 20 kg de argamassa?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

Para cada saco de 20kg, misture 4,2 litros de água potável.

O rendimento desse produto pode variar de acordo com o fabricante, mas em média, um saco de 20 quilos de argamassa é suficiente para fazer o acabamento de até 4 metros quadrados.

Argamassa de alvenaria: deve ser feita a proporção 1:3, ou seja, 1 porção de cimento e 3 porções iguais de areia mais aditivo impermeabilizante.

Para a formação de concretos, por exemplo, é necessário pedra brita e areia também. Já a argamassa necessita normalmente de quatro ingredientes: cimento, areia, cal e água. O ingrediente que vai dar corpo à massa é a areia, enquanto o cimento é o que vai endurecer a mistura.

A água é um importante componente do concreto e tem basicamente duas funções: provocar a reação de hidratação dos compostos do cimento, com seu consequente endurecimento, e aumentar a trabalhabilidade para que possa preencher adequadamente as fôrmas, sem causar vazios ou nichos.

Misturar areia e cimento
Primeiramente, coloque a areia e, em seguida, o cimento; misture com a ajuda de uma enxada ou pá até ficar uma massa uniforme. Se a argamassa necessitar do uso de cal, siga esse mesmo procedimento e jogue a cal quando a mistura estiver pronta.

Sikanol® Alvenaria é um aditivo de base sintética concentrado que proporciona às argamassas frescas ótima liga e efeitos altamente plastificantes e estabilizadores, tornando-as com consistência mais plástica e com constante lubrificação.

Quantidade de argamassa para pisos e revestimentos
Mas, de maneira geral, são necessários 5kg de argamassa para revestir 1m2 de área. Caso a colagem seja dupla – ou seja, quando a argamassa é aplicada tanto na base quanto no verso do revestimento – deve-se considerar o dobro, logo, a quantidade aumenta para 10kg/m2.

AC-1: Utilizada em projetos de interiores, com exceção das aplicações em saunas, estufas e superfícies com acabamento diferenciado. AC-2: Usadas em projetos externos, com características de aderência resistentes a chuva, vento e cargas. AC-3: A mais resistente de todas.

argamassa porcelanato

A argamassa porcelanato é a opção mais indicada, já que se trata de um produtos específico para esse piso ou revestimento.

Vantagens. Por ser uma massa de cimento, areia e cal, a argamassa é bastante resistente e oferece mais durabilidade para a construção. Essa massa tem a capacidade de formar uma camada uniforme e sólida que suporta a ação da água e protege contra infiltrações.

De modo geral, as argamassas devem ser dosadas na proporção volumétrica de 1:3 a 1:4, sendo aglomerante (cimento+cal) e agregado respectivamente.

Cada saco da argamassa Argamais, rende 15 litros de massa fresca (já misturada à água e pronta para a aplicação), necessitando assim de 66,66 sacos para compor 1 metro cúbico (1.000 litros) de material pronto.

Resíduos de argamassa podem aderir rapidamente a qualquer superfície e, depois que isso acontece, é difícil removê-los sem danificá-la. Coloque num borrifador uma solução de uma parte de água para uma de vinagre. Borrife-a nos azulejos, deixe a solução agir por alguns minutos e, por fim, esfregue-os com um pano limpo.

14 DIAS

APÓS A APLICAÇÃO, O AMBIENTE NÃO DEVERÁ TER TRÁFEGO E CONTATO COM ÁGUA POR 24 HORAS, SENDO RECOMENDADO TEMPO DE ESPERA DE 48 A 72 HORAS PARA INICIAR A LIMPEZA DO SUBSTRATO, E A SUA CURA TOTAL DA MASSA LEVA EM TORNO DE 14 DIAS, ESSE TEMPO É ESSENCIAL PARA GARANTIR A SECAGEM COMPLETA DO PRODUTO, ASSEGURANDO ASSIM A ...

O modelo de cola branca para o uso na construção civil é a uma das melhores alternativas para atuar como aditivo ao cimento e argamassas, durante as atividades de chapisco de paredes e reparo de pequenas trincas não estruturais, também misturado ao cimento e água, em quantidades proporcionais a cada procedimento.

"A adição de uma pequena quantidade de açúcar à massa impedirá a total hidratação ou formação de cristais de cimento. A argamassa resultante terá melhor módulo de deformação e maior capacidade de absorver deformações de origens térmicas, como no caso das churrasqueiras, lareiras e fornos", diz.

Com a adição de ligante hidráulico à mistura inicial, aumenta-se a tensão capilar e, consequentemente, a retracção (deformação). O aumento da resistência tende a diminuir a retracção, embora aumente as tensões provocadas por retracção provocando a fissuração macroscópica.

Ao entrar em contato com a água, a argamassa a absorve, e reage endurecendo. Por conseguinte, o armazenamento dos sacos de argamassa deve ser feito em tablados ou plataformas afastados, aproximadamente, 30cm da parede e 15cm do chão, para que não entre em contato com a umidade.

Geralmente, o fator água/cimento está em torno de 0,4 – 0,7. Por exemplo, se uso 100kg de cimento e 50kg de água, tenho uma relação água/cimento de 0.5. Se o concreto estiver 0,3 ficará muito difícil de trabalhar, se estiver 0,8 ficará muito fraco.