Quantos litros de água a Amazônia produz por dia?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

"No caso da Amazônia, o número é de cerca de 4 milímetros por dia. Isso significa que, em um metro quadrado haveria quatro litros de água.

Resumo sobre o rio Amazonas
É o maior e mais caudaloso rio do mundo. Possui 6992 metros de extensão e uma vazão média de 210 mil m³/s. Possui cerca de 1100 afluentes.

A região Amazônica possui uma precipitação média de aproximadamente 2300 mm. ano-1, embora tenham regiões (na fronteira entre Brasil e Colômbia e Venezuela) em que o total anual atinge 3500 mm.

Os principais produtos do extrativismo vegetal do estado do Amazonas são: banana, madeira, melancia, guaraná, borracha, castanha-da-amazônia (maior produtor do país), tucumã, cacau, graviola, pupunha, cupuaçu, essências, óleos de copaíba, andiroba, piaçava, coco, açaí e bacuri.

A partir do desempenho ao longo dos anos, os principais produtos produzidos, atualmente, no bioma Amazônia são: soja, e milho.

As estimativas situam a região como a maior reserva de madeira tropical do mundo. Seus recursos naturais – que, além da madeira, incluem enormes estoques de borracha, castanha, peixe e minérios, por exemplo – representam uma abundante fonte de riqueza natural.

Compromisso com o futuro
A floresta garante as chuvas para boa parte da América do Sul e tem papel central no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas. Abriga imensa biodiversidade, com milhares de espécies de plantas e animais, algumas ainda desconhecidas ou pouco estudadas.

50 metros

Em média, a profundidade do rio Amazonas é de cerca de 50 metros, mas, em seus pontos mais profundos, no oeste paraense, chega a 120 metros.

Rio Amazonas

Rio Amazonas (Brasil): possui 6 868 km de extensão, além disso, detém um grande volume de água, o que o torna o maior rio do mundo.

Amazonas

Maior rio do mundo em volume de água, o Amazonas agora pode ser considerado também o maior em extensão, com 140 quilômetros a mais que o rio Nilo, na África.

A água é salobra ao longo de toda a costa do Estado do Amapá, apresentando frequentemente uma camada de água doce na superfície. A grande descarga do rio Amazonas impede a intrusão de água salgada na sua foz ao norte da Ilha do Marajó.

A área para a medição é sempre um quadrado de um metro. Neste quadrado, cada um milímetro de chuva corresponde a um litro.

A área abrange seis países: Brasil, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia Venezuela. No Brasil, o conceito de Amazônia Legal foi criado em 1966. Atualmente inclui: Amazonas, Acre, Pará, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Goiás e Tocantins.

Localizado ao norte do Brasil, o estado do Amazonas é cortado pela linha do Equador, apresentando o Clima Equatorial quente e úmido, pois sofre influência da grande bacia hidrográfica, da evapotranspiração da floresta e da zona de Convergência Intertropical, que satura de umidade no ar, causando muitas chuvas.

As cheias do Rio Negro estão superando as cotas recordes com uma frequência maior do que o esperado. Em 2021, o rio atingiu a marca de 30,02 metros, no dia 16 de junho, o maior registro já feito desde o início da medição, em 1902.

Mas, afinal, o que o estado do Amazonas exporta para esses países? Basicamente, produtos da indústria de transformação, como motocicletas, bicicletas motorizadas, ouro, ferro-gusa, preparações e cereais, máquinas e talheres.

O Estado do Amazonas apresentou Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 116 bilhões e sua participação na economia nacional foi de 1,52% em 2020, no primeiro ano da pandemia.

Economia da Floresta - Floresta Ativa
As bases históricas da economia das comunidades tradicionais amazônicas são a caça, a pesca, o extrativismo e a agricultura de subsistência, geralmente com pouca circulação de dinheiro.

Mel, óleo de pequi, copaíba, borracha, castanha —são inúmeros os produtos de uso alimentar, farmacêutico e cosmético que a ciência, aliada aos povos da floresta, pode revelar e ajudar a explorar de maneira sustentável.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Amazonas apresentou crescimento de 2,3% e valor nominal de R$ 108,18 bilhões em 2019, o que contribuiu para o aumento na participação na economia nacional, saindo de 1,4% para 1,5%, na comparação com o ano anterior.

Mata Atlântica

Mata Atlântica: o bioma mais rico em biodiversidade do planeta.