Quantos litros cabem em um barril de petróleo?

Perguntado por: aqueiroz2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Barril : Unidade de medida de volume, equivalente a 158,98 litros, ou 0,15898 metro cúbico (m3).

R$ 363,26

O valor do barril de petróleo está cotado hoje em R$ 363,26.

O petróleo produzido no país é um tipo que não se pode refinar e por isso não vira gasolina. Então vende-se esse petróleo, que lá fora ele serve para produzir outras coisas e acabamos tendo de comprar a gasolina”, finalizou o economista.

Aquisição de gasolina venezuelana constitui crime de contrabando. Em seu voto, a relatora, juíza federal convocada Rogéria Castro Debelli, afirma que a importação de gasolina da Venezuela é crime de contrabando, sendo proibida por constituir monopólio da União, nos termos...

O diesel pela primeira vez na história do Brasil, está mais caro que a gasolina.

O custo médio de extração de petróleo e produção de derivado da Petrobras, em 2021, foi de R$ 114,89 por barril, mas a estatal vendeu produto no mercado interno por um valor três vezes e meia maior, R$ 416,40 o barril.

O Brasil ocupa a nona posição, com uma produção diária média de 2,98 milhões de barris, sendo 3% do mercado global. Em janeiro de 2023, a produção de petróleo no país teve um resultado mensal recorde: 3,27 milhões de barris por dia.

A Petrobras manteve uma sólida performance operacional no 3º trimestre de 2022, com uma produção média de óleo, LGN e gás natural da Petrobras de 2,64 milhões de barris de óleo equivalente por dia (MMboed), em linha com o 2T22.

Ao todo, as vendas de diesel da Petrobras no primeiro trimestre de 2022 ficaram em 716 mil barris/dia, queda de 2,1% na comparação anual. O volume teve uma retração de 9,3% na comparação com o quarto trimestre de 2021. Já as vendas de gasolina ficaram em 402 mil barris/dia, crescimento de 17,3% na comparação anual.

Rio de Janeiro – Em maio, a produção de petróleo no País atingiu cerca de 2,879 milhões de barris por dia (MMbbl/d) e 132 milhões de metros cúbicos por dia (MMm3/d) de gás natural, totalizando 3,707 milhões de barris de óleo equivalente por dia (MMboe/d).

Todos os carros nacionais podem se abastecer com qualquer tipo de gasolina ou etanol disponível nos postos. No combustível derivado do petróleo, recomenda-se usar a aditivada. Ou a comum, acrescentando-se o frasco de aditivo de acordo com as instruções do fabricante.

A diferença na política de preços praticados em cada país do mundo se deve aos vários tipos de impostos e subsídios adotados sobre a gasolina. Grande parte dos países compra o barril de petróleo no mercado internacional, mas possui uma ou mais fórmulas distintas de taxação para o produto.

Das quatro unidades que a Petrobras programou construir nos governos petistas, apenas uma está em operação.

No mundo, a Venezuela é o país com a gasolina mais barata. No país chavista o litro do combustível sai por apenas US$ 0,02, ou R$ 0,12. Isso mesmo, 12 centavos de real. O país tem uma enorme reserva de petróleo, e passa por uma inflação que desvaloriza muito sua moeda frente ao dólar.

A Venezuela é dona da maior reserva de petróleo do mundo, com 300 bilhões de barris.

Os países que possuem as maiores reservas petrolíferas são Venezuela, Arábia Saudita e Canadá. O Brasil é um importante produtor de petróleo em nível mundial, ocupando a nona posição entre os maiores produtores mundiais.

Mas como são formados esses preços? Como a Petrobras é dominante no mercado, a influência do preço da gasolina e do diesel começa com a empresa, mas também há a venda de empresas privadas. O diesel sofre ainda mais influência, por conta do peso do petróleo na composição.

O que não mudou nos carros a diesel foi a durabilidade dos motores. “Hoje, um motor a combustão bem cuidado chega a 250 mil km e o diesel passa dos 400 mil km facilmente, se for bem cuidado”, afirma Anderson.

Diesel: Menos rotativo, chega a +- 5.000 rotações. Isso significa que ele é mais forte que um motor a gasolina, pois produz mais força aplicada.

A Petrobras responde pela primeira variável, definindo o preço nas refinarias. O mercado é livre e todos os agentes dessa cadeia têm liberdade para definir seus preços, sem tabelamento por parte do governo.