Quantos linhas para introdução?

Perguntado por: tjesus . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Introdução. A introdução é aquele parágrafo inicial da sua redação e deve conter cerca de 5 linhas. Essa parte tem o objetivo de contextualizar o leitor sobre o assunto que você vai discutir ao longo do seu texto.

um parágrafo

Tanto a introdução quanto a conclusão necessitam sempre de apenas um parágrafo. Enquanto isso, o desenvolvimento tem um número variável de parágrafos.

Logo, a estrutura da introdução perfeita deve apresentar: Contextualização + problematização + apresentação da tese + citação breve dos dois argumentos.

Para a ABNT uma introdução correta deve ter:

  1. Em torno de 10 parágrafos;
  2. Deve apresentar o tema do trabalho;
  3. Conter o “problema de pesquisa”;
  4. O objetivo final da pesquisa;
  5. Explicar a metodologia utilizada em toda a pesquisa.

Outra pergunta comum é: “quantas linhas deve ter uma introdução ABNT?”. Precisamos ser claros com você: essa resposta, de forma exata, não existe. Primeiro porque a ABNT não tem nenhuma recomendação sobre tamanho de introdução.

Desenvolvimento (2 a 3 parágrafos de 5 a 7 linhas)
Ou seja, é nos parágrafos de desenvolvimento que a ideia de solução é explicada de fato. Por isso, esse passo merece uma atenção maior do candidato, já que é aqui que vai conseguir mostrar seus conhecimentos de maneira mais abrangente.

Como fazer o Desenvolvimento 2

  1. Operador argumentativo iniciando parágrafo;
  2. Tópico frasal (frase em que você anuncia o que será desenvolvido);
  3. Repertório para legitimar o que você está defendendo;
  4. Análise autoral e aprofundada, bem como articulada à análise do repertório;
  5. Fechamento crítico.

Cada parágrafo tem de três a sete linhas. O ideal é que as frases não sejam muito longas. É mais fácil cometer erros quando escrevemos períodos muito extensos. É bastante comum que autores consagrados da literatura utilizem períodos longos em cada parágrafo.

Tese. É a “conclusão” da sua introdução. Você deve citar o título e reiterar para o leitor a importância em prosseguir com a leitura.

As partes da redação

  • Introdução.
  • Desenvolvimento.
  • Conclusão. Mas como se dá cada uma delas? ...
  • Introdução. O que é introdução, senão o ato de introduzir? ...
  • Desenvolvimento. É o chamado “corpo do texto”, onde o tema escolhido é abordado e, como o próprio nome diz, desenvolvido. ...
  • Conclusão. Concluir é acabar, finalizar.

Conclusão (4 a 6 linhas).
Claro, há que se levar em consideração o número de linhas pedido pela prova para escrever a sua redação neste modelo, verdade. Entretanto, ele pode ser utilizado para qualquer dissertação: garante a organização e a coerência da estrutura da redação.

Uma boa introdução de redação possui três elementos: 1 - O Contexto; 2 - A Compreensão do Tema; 3 - A sua Tese.

Para começar bem seu trabalho, esse parágrafo deve conter uma frase inicial que envolva o leitor no texto. Ela deve despertar a curiosidade dos outros de forma criativa e diferenciada. Pense nessa frase como um gancho, que irá “fisgar” seus leitores e avaliadores. Conheça o seu público.

Sua introdução não pode ter o tamanho de um texto. Ela precisa ser curta e objetiva, ainda que instigante e envolvente. No caso de redações dissertativo-argumentativas, que é o tipo mais comum de redação cobrado em vestibulares, concursos públicos e processos seletivos, o tamanho ideal da introdução é de um parágrafo.

Tente escrever em torno de 10 parágrafos
Ainda, lembre-se de ser breve e direto. Certamente o tamanho da introdução vai depender do tamanho do seu TCC, mas o ideal é que 10 parágrafos, ou de 1 a 3 páginas, sejam suficientes para uma introdução direta e objetiva.

A seção Introdução deve ser breve e conter, no máximo, 1000 (um mil) palavras. Justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura.

Você não deve perder de vista a principal função da introdução. Que é apresentar a pesquisa aos leitores. Então, a introdução do TCC deve conter os principais elementos que compõem a sua pesquisa: delimitação do tema, problema de pesquisa, objetivo geral, objetivos específicos e metodologia.