Quantos leite fermentado posso tomar por dia?

Perguntado por: emelo7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Qual a quantidade máxima que posso tomar por dia? Tanto os adultos como as crianças podem consumir mais de um frasco por dia, entretanto, o hábito de consumir no mínimo um frasco de 80g por dia é suficiente para atingir o objetivo de contribuir para o equilíbrio da microbiota intestinal com o probiótico da Yakult.

Por conter lactobacilos vivos, o leite fermentado ajuda a equilibrar a flora intestinal, combatendo possíveis doenças intestinais, pois eliminam bactérias maléficas do intestino. Também ajudam a combater a prisão de ventre, regularizando o intestino.

Devem ser ingeridos antes ou logo após uma refeição, para que os alimentos ajudem as bactérias a sobreviverem ao ácido gástrico e a chegarem até o intestino, onde podem se multiplicar mais facilmente.

Tanto os adultos como as crianças podem consumir mais de um frasco por dia, entretanto, o hábito de consumir no mínimo um frasco de 80g por dia é suficiente para atingir o objetivo de contribuir para o equilíbrio da microbiota intestinal com o probiótico da Yakult.

Em adultos, a dose recomendada é de 5 bilhões de unidades formadoras de colônias (UFC)/dia/g ou ml de produto (ou seja, 5×109 UFC/dia/g ou ml), durante pelo menos cinco dias, para que o probiótico exerça algum benefício.

O consumo de probióticos ao longo de um mês pode ajudar a diminuir a acumulação de gordura no fígado. O estudo publicado na revista ”PLOS ONE” é assim um grande passo na batalha contra a estetatose hepática não alcoólica.

O leite fermentado é considerado um alimento funcional por conter esses probióticos. E para que seja reconhecido como um alimento probiótico é necessário que haja lactobacilos vivos que cheguem ao intestino e possam se reproduzir e colonizá-lo. São bactérias que fazem muito bem para a saúde intestinal.

A Dra. Caroline, odontopediatra formada pela USP, alerta que o consumo excessivo de leite fermentado industrializado, aliado a uma higiene bucal deficiente é a principal causa de cárie agressiva e generalizada em pacientes entre 4 e 8 anos, na clínica.

Indo direto ao X da questão: sim, tomar Yakult antes de dormir faz bem à saúde. Até podemos dizer que seus probióticos podem nos ajudar a dormir melhor.

O ideal é tomar os probióticos antes ou depois de uma refeição. É que os alimentos ajudam as bactérias a sobreviverem e passarem pelo conteúdo ácido estomacal. Sendo assim, evite fazer a ingestão muito antes ou após as demais refeições.

Quanto tempo demora para recuperar a flora intestinal? Com um tratamento eficiente, a flora intestinal pode ser recuperada dentro de alguns dias. Entretanto, vários fatores podem atrasar esse tempo, como o estado de saúde da pessoa e da própria microbiota, a alimentação e a resposta do organismo.

Quando os suplementos probióticos são prescritos para o alívio de sintomas agudos, como casos de diarreia aguda, os efeitos podem ser percebidos em apenas alguns dias. Já quando a finalidade é a melhora de condições crônicas, como síndrome do intestino irritável, geralmente é necessário o uso prolongado do probiótico.

Dessa forma, o nosso organismo não produz probióticos, por isso o seu consumo diário é muito recomendado. E, também por esse motivo, não é possível que o corpo se “vicie” e passe a funcionar melhor apenas após o consumo, como pode acontecer com soluções laxativas.

É por isso que tomar Yakult todos os dias faz tão bem! Yakult tem o exclusivo Lactobacillus casei Shirota, que ajuda a aumentar o número de microrganismos “do bem” dentro do seu corpo e manter sua microbiota equilibrada.

Embora existam resultados promissores do consumo de probióticos, seja através de alimentos ou suplementos, algumas pessoas podem apresentar sintomas temporários como gases, inchaço e sensação de estufamento. Esses efeitos são comuns e provocados pela fermentação que as bactérias realizam no intestino.

Apesar de não haver necessariamente um melhor horário para tomar probiótico, tomá-lo em jejum nunca será o ideal. Por isso, independentemente do probiótico que você escolher suplementar, certamente a indicação para a ingestão será próximo a uma das principais refeições do dia (café da manhã, almoço ou jantar).

Esse intervalo favorece a redução da acidez do pH encontrado no estômago, tornando o ambiente mais propício aos benefícios do probiótico.