Quantos lados de um quadrilátero tem?

Perguntado por: omorais6 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

J.2 Polígonos

Nome do polígonoN º de VérticesN º de Lados
Triângulo33
Quadrilátero44
Pentágono55
Hexágono66

Como o quadrilátero ABCD é a soma dos triângulos ABD e BCD, temos que: 180º+180º = 360º. Logo, a soma dos ângulos internos de um quadrilátero é 360º.

Os principais quadriláteros são os trapézios e os paralelogramos, que se diferenciam pelo número de lados paralelos. Os trapézios possuem um par de lados paralelos e são classificados em trapézio retângulo, trapézio isósceles e trapézio escaleno. Os paralelogramos possuem dois pares de lados paralelos.

Aprenda a identificar quadriláteros, como deltoides, trapézios, paralelogramos, losangos, retângulos e quadrados, pelo tipo de reta e ângulo.

O Pentágono possui, desta forma, 5 lados iguais, 5 vértices (um vértice corresponde ao ponto de interseção de dois lados de uma figura geométrica) e 5 ângulos internos iguais a 108º.

Losangos

Losangos: paralelogramos que possuem todos os lados iguais. A consequência dessa definição é que as diagonais dos losangos são perpendiculares; Retângulos: paralelogramos que possuem os quatro ângulos internos iguais a 90°.

O quadrado é um polígono convexo que possui quatro lados. Em outras palavras, é uma figura geométrica plana que possui quatro lados congruentes e quatro ângulos retos.

Quadrilátero é um polígono com quatro lados. Os principais quadriláteros são: quadrado, retângulo, losango, trapézio e trapezóide.

Quadriláteros são polígonos que possuem quatro lados. Podem ser classificados, de acordo com a quantidade de lados paralelos que possuem, em paralelogramos ou trapézios. Quadrados, retângulos e losangos são exemplos de quadriláteros.

Os quadriláteros classificam-se em em paralelogramos, trapézios e quadriláteros quaisquer , também chamado de trapezóides.

O perímetro é a soma dos lados de um polígono, logo ele é o comprimento que encontramos quando somamos a medida desses lados. O perímetro é calculado somando a medida de todos os lados de um polígono.

São eles:

  • Paralelogramo: quadrilátero com lados opostos paralelos.
  • Quadrado: quadrilátero com lados congruentes e ângulos congruentes.
  • Retângulo: quadrilátero com ângulos congruentes.
  • Losango: quadrilátero com todos os lados congruentes.
  • Trapézio: quadrilátero com dois lados paralelos e dois lados não paralelos.

Os lados são as linhas poligonais que se encontram dois a dois em cada vértice. Os ângulos internos e externos são formados pelo encontro de dois lados consecutivos. As diagonais são segmentos de reta que unem dois vértices não consecutivos. Lembre-se, que o triângulo não possui diagonal.

Trapézio - quadrilátero que tem, pelo menos, dois lados paralelos.

1 – Triângulo escaleno: triângulo que possui todos os lados com medidas diferentes. 2 – Triângulos isósceles: triângulo que possui dois lados com medidas iguais. 3 – Triângulo equilátero: triângulo que possui todos os lados com medidas iguais. 4 – Triângulo acutângulo: possui todos os ângulos internos menores que 90°.