Quantos km tem que andar para perder 1kg?

Perguntado por: rmaciel . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Você precisará caminhar 140.000 passos para perder um quilo por semana. Por quê? Você precisa queimar 3.500 calorias para perder 1 kg. Em média, uma pessoa queima 100 calorias a cada 2.000 passos.

Em geral, estima-se que uma pessoa de estatura média, com cerca de 70 kg queimará, pelo menos, 300 calorias após 1 hora de caminhada a 6 km/h. São desenvolvidos assim, os músculos, sobretudo, os das coxas e dos glúteos, onde serão consumidas mais calorias, mesmo em repouso.

Dar ao menos 8.200 passos por dia, o equivalente a 6,8 quilômetros, está associado a menor risco de obesidade, apneia do sono, refluxo e transtorno de depressão. Quem nunca pensou quando está fazendo uma caminhada ou correndo na esteira, quantos passos são necessários para ajudar a emagrecer.

"É claro que caminhar emagrece. Se você está acostumado a gastar uma determinada quantidade de energia e começa a caminhar, o seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima de gorduras localizadas", afirma Paulo Correia. E o papel da caminhada na perda de peso não para por aí.

Como um exercício aeróbico que promove queima calórica, a caminhada permite perder a barriga e é eficiente para a perda de peso. Essa atividade faz parte das indicações da Organização Mundial da Saúde, que sugere que as pessoas pratiquem atividades leves e moderadas por pelo menos 150 minutos por semana.

40 minutos

Após caminhar por aproximadamente 40 minutos, a tendência é que a sua pressão arterial reduza nas próximas 24 horas. Isso corre graças ao aumento do fluxo de sangue durante a atividade, que faz com que os vasos sanguíneos se expandam e, consequentemente, diminuam a pressão.

A caminhada, assim como qualquer atividade física, ajuda a reduzir uma série de doenças do coração e de outros órgãos vitais, reduz o peso, controla níveis de colesterol e contribui para o alívio do estresse. Pessoas que andam mais de sete mil passos diariamente reduzem as taxas de mortalidade de 50% a 70%.

Desde então, pesquisadores investigam a meta de 10 mil passos por dia. O fato de alguns estudos terem mostrado que essa quantidade de passos faz bem para o coração, melhora a saúde mental e até reduz o risco de diabetes, explica, até certo ponto, por que continuamos com esse número arbitrário.

Conclusão, a caminhada não é treino para emagrecer. A caminha é um método jurássico e ultrapassado de emagrecimento, pois além de não ajudar a emagrecer ela ainda aumenta a fome favorecendo o efeito sanfona. Depois dos 40 anos o seu corpo muda, o seu metabolismo se torna mais lento com o passar dos anos.

7.700 calorias

De acordo com a nutricionista Thaiz Brito, 1 kg de gordura tem 7.700 calorias, ou seja, seria necessário ingerir 7.700 calorias a mais – além da sua necessidade energética básica, a taxa metabólica basal – para resultar em um quilo extra de gordura.

Corrida. Seja na rua ou na esteira, a corrida é uma das melhores atividades físicas para queimar calorias. Na prática, é possível relaxar a mente e aproveitar a natureza (caso seja feita na rua).

Um regime de caminhada pode ajudá-lo a perder peso; abaixar sua pressão arterial e colesterol; e reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes e câncer; entre outros benefícios.

Como um exercício aeróbico, a caminhada promove queima calórica, que poderá sim ser eficiente para a perda de peso. Essa atividade faz parte das indicações da Organização Mundial da Saúde, que sugere que as pessoas pratiquem atividades leves e moderadas por pelo menos 150 minutos por semana.

Da mesma maneira, o número de calorias que você queima durante a caminhada depende da sua velocidade. Ou seja, uma pessoa de 80 kg que caminha a 3 quilômetros por hora queima 204 calorias por hora.

Segundo o médico, iniciantes devem andar de 30 minutos a 1 hora em pelo menos três dias da semana. Para quem quer perder peso e gordura corporal, o ideal é se exercitar por no mínimo 1 hora.

O movimento do pé! Qual é a diferença entre a forma de andar no nosso dia a dia e a forma de andar quando se pratica caminhada? O movimento do pé! No primeiro caso, a caminhada é inconsciente, enquanto que no segundo caso ela é praticada de forma totalmente controlada.

Um estudo realizado pela Escola de Economia de Londres, Reino Unido, descobriu que, quando realizada dessa maneira, a caminhada emagrece mais do que outras modalidades de atividade física.

Para emagrecer com a caminhada, é importante caminhar rápido para que, dessa forma, se consiga atingir a zona de resistência, que corresponde de 60% a 70% da frequência cardíaca máxima.